As imagens desta criança abandonada e seu cachorro emocionaram pessoas do mundo inteiro.
As imagens de uma criança que aparenta ter nove ou dez anos de idade dormindo nas ruas ao lado de um fiel escudeiro – o seu cachorro – estão conquistando corações no mundo inteiro. Um repórter fotográfico local capturou a cena, que se tornou viral.
A cena emocionante foi obtida em Muzzaffarnagar, uma cidade de Utar Pradesh, na Índia. Trata-se de uma região próspera, em função das plantações de cana-de-açúcar. É também um local muito desigual, que gera crianças e pets dormindo nas ruas.
Mais um sem teto
Infelizmente, o mundo está repleto de pessoas que, alijadas no desenvolvimento socioeconômico, são empurradas para as periferias, as habitações sem estrutura e, por fim, para as ruas. A Índia, assim como o Brasil, conta milhões de miseráveis na sua população.

O que haveria de tão diferente, então, na foto de um sem teto dormindo na rua, à frente de uma loja fechada? O que está atraindo a atenção dos internautas é primeiramente o fato de se tratar de uma criança. Em segundo lugar, ela está acompanhada por seu cachorro.
Depois que a foto foi visualizada e compartilhada por milhares de pessoas, o mistério deste menino abandonado começou a ser desvendado. Ele foi identificado apenas como Ankit, palavra que, ironicamente, significa “conquistador”.
O pai de Ankit está preso e a mãe o abandonou, provavelmente por não ter recursos nem condições emocionais para cuidar dele e educá-lo. Uma história triste e dolorosamente comum em países “em desenvolvimento”.

Quando foi perguntado sobre a família, Ankit disse não conhecer ninguém. Ele também não sabe se nasceu na região ou se foi transferido para Muzzafarnagar. O menino sobrevive vendendo chá, uma bebida muito comum no país.
Quando consegue juntar algum dinheiro, Ankit compra balões de gás hélio e os revende na estação ferroviária da cidade, onde sempre há muito movimento de pessoas e cargas com destino a Nova Déli, a capital da Índia.
Ankit não tem um lar. Ele dorme nas calçadas da cidade na companhia do único amigo, Danny, o cachorro que foi flagrado aquecendo o pequeno tutor durante a noite. Danny está sempre com o menino – nos últimos anos, a dupla tem sido inseparável.
Na verdade, as recordações mais antigas de Ankit não envolvem o pai nem a mãe – nem outras figuras parentais que possam eventualmente ter composto o núcleo familiar desfeito e perdido. As lembranças do menino se resumem a vender o que for possível para alimentar o cachorro e a si próprio.

Não só internautas estavam curiosos sobre o menino. As autoridades municipais de Muzzafarnagar também se interessaram por Ankit e seu cachorro. Atualmente, ele está sob a custódia do Distrito Policial.
O dono da barraca de chá onde Ankit trabalha eventualmente ajudou a encaminhar o menino e deu mais informações às autoridades e à imprensa. De acordo com Abhishek Yadav, o cachorro nunca se afasta muito da criança.
“Ele se acomoda a alguns metros da barraca e fica esperando o menino. Não importa quantas horas Ankit trabalhe aqui, o cachorro não arreda pé. O menino é muito altivo, não aceita nada de graça, nem mesmo para Danny. Ele quer trocar as moedas e o alimento por algum tipo de trabalho”, disse o vendedor.
Ankit foi levado para um abrigo de menores e está sob a custódia do Departamento das Crianças e Mulheres do município. As autoridades estão tentando identificar eventuais parentes que se interessem por ele. Fotos do menino foram distribuídas para os distritos policiais no entorno de Muzzafarnagar.

Tudo isso aconteceu depois que as imagens do menino dormindo com o seu cachorro viralizaram nas redes sociais. Muitos moradores de Utar Pradesh se mobilizaram para retirar Ankit das ruas.
Houve pressão popular sobre as autoridades e muita gente ofereceu ajuda direta para acolher o menino, enquanto a família não é localizada. O jornalista que fez as fotos também foi bastante criticado por não oferecer nenhum apoio ao garoto.
Ankit continua abrigado e as buscas continuam. Por enquanto, a única coisa que se sabe ao certo é que o menino não irá a lugar nenhum sem a companhia do melhor amigo que já teve na vida.
A melhor perspectiva, no momento, é que Ankit seja recebido como tutelado por uma moradora local, identificada como Sheela Devi, a quem o menino chama de “Bi”. Ele ficará na casa da benfeitora até que a família seja localizada. Uma escola particular da cidade ofereceu uma bolsa de estudos para o menino.