Criança abandonada sobrevive nas ruas com seu cachorro

As imagens desta criança abandonada e seu cachorro emocionaram pessoas do mundo inteiro.

As imagens de uma criança que aparenta ter nove ou dez anos de idade dormindo nas ruas ao lado de um fiel escudeiro – o seu cachorro – estão conquistando corações no mundo inteiro. Um repórter fotográfico local capturou a cena, que se tornou viral.

A cena emocionante foi obtida em Muzzaffarnagar, uma cidade de Utar Pradesh, na Índia. Trata-se de uma região próspera, em função das plantações de cana-de-açúcar. É também um local muito desigual, que gera crianças e pets dormindo nas ruas.

Mais um sem teto

Infelizmente, o mundo está repleto de pessoas que, alijadas no desenvolvimento socioeconômico, são empurradas para as periferias, as habitações sem estrutura e, por fim, para as ruas. A Índia, assim como o Brasil, conta milhões de miseráveis na sua população.

crianca-abandonada-sobrevive-nas-ruas-com-seu-cachorro

O que haveria de tão diferente, então, na foto de um sem teto dormindo na rua, à frente de uma loja fechada? O que está atraindo a atenção dos internautas é primeiramente o fato de se tratar de uma criança. Em segundo lugar, ela está acompanhada por seu cachorro.

Depois que a foto foi visualizada e compartilhada por milhares de pessoas, o mistério deste menino abandonado começou a ser desvendado. Ele foi identificado apenas como Ankit, palavra que, ironicamente, significa “conquistador”.

O pai de Ankit está preso e a mãe o abandonou, provavelmente por não ter recursos nem  condições emocionais para cuidar dele e educá-lo. Uma história triste e dolorosamente comum em países “em desenvolvimento”.

crianca-abandonada-sobrevive-nas-ruas-com-seu-cachorro

Quando foi perguntado sobre a família, Ankit disse não conhecer ninguém. Ele também não sabe se nasceu na região ou se foi transferido para Muzzafarnagar. O menino sobrevive vendendo chá, uma bebida muito comum no país.

Quando consegue juntar algum dinheiro, Ankit compra balões de gás hélio e os revende na estação ferroviária da cidade, onde sempre há muito movimento de pessoas e cargas com destino a Nova Déli, a capital da Índia.

Ankit não tem um lar. Ele dorme nas calçadas da cidade na companhia do único amigo, Danny, o cachorro que foi flagrado aquecendo o pequeno tutor durante a noite. Danny está sempre com o menino – nos últimos anos, a dupla tem sido inseparável.

Na verdade, as recordações mais antigas de Ankit não envolvem o pai nem a mãe – nem outras figuras parentais que possam eventualmente ter composto o núcleo familiar desfeito e perdido. As lembranças do menino se resumem a vender o que for possível para alimentar o cachorro e a si próprio.

crianca-abandonada-sobrevive-nas-ruas-com-seu-cachorro

Não só internautas estavam curiosos sobre o menino. As autoridades municipais de Muzzafarnagar também se interessaram por Ankit e seu cachorro. Atualmente, ele está sob a custódia do Distrito Policial.

O dono da barraca de chá onde Ankit trabalha eventualmente ajudou a encaminhar o menino e deu mais informações às autoridades e à imprensa. De acordo com Abhishek Yadav, o cachorro nunca se afasta muito da criança.

“Ele se acomoda a alguns metros da barraca e fica esperando o menino. Não importa quantas horas Ankit trabalhe aqui, o cachorro não arreda pé. O menino é muito altivo, não aceita nada de graça, nem mesmo para Danny. Ele quer trocar as moedas e o alimento por algum tipo de trabalho”, disse o vendedor.

Ankit foi levado para um abrigo de menores e está sob a custódia do Departamento das Crianças e Mulheres do município. As autoridades estão tentando identificar eventuais parentes que se interessem por ele. Fotos do menino foram distribuídas para os distritos policiais no entorno de Muzzafarnagar.

crianca-abandonada-sobrevive-nas-ruas-com-seu-cachorro

Tudo isso aconteceu depois que as imagens do menino dormindo com o seu cachorro viralizaram nas redes sociais. Muitos moradores de Utar Pradesh se mobilizaram para retirar Ankit das ruas.

Houve pressão popular sobre as autoridades e muita gente ofereceu ajuda direta para acolher o menino, enquanto a família não é localizada. O jornalista que fez as fotos também foi bastante criticado por não oferecer nenhum apoio ao garoto.

Ankit continua abrigado e as buscas continuam. Por enquanto, a única coisa que se sabe ao certo é que o menino não irá a lugar nenhum sem a companhia do melhor amigo que já teve na vida.

A melhor perspectiva, no momento, é que Ankit seja recebido como tutelado por uma moradora local, identificada como Sheela Devi, a quem o menino chama de “Bi”. Ele ficará na casa da benfeitora até que a família seja localizada. Uma escola particular da cidade ofereceu uma bolsa de estudos para o menino.

Postagens Relacionadas