Emma: uma história de abandono e resgate com final feliz

Por: em

Ela quase morreu de fome, mas hoje vive em uma família muito feliz. Conheça a história de Emma. 

A cachorra era conhecida na região em que vivia, no Texas (EUA). Apesar de perambular livremente e ser vista com facilidade pelas ruas, Emma portava uma coleira – um indicativo de que ela tinha uma família humana. 

Seguir Cães Online no Facebook

Emma estava parecida com um saco de ossos. O esqueleto canino se destacava debaixo da pele quase sem pelos, em função de uma sarna que castigava a cachorra há um bom tempo e também da falta de higiene. 

Apesar dos problemas, Emma parecia de bem com a vida. Ela é uma cachorra amistosa e tranquila. É possível que estivesse esperando “uma nova estação” para a existência. Esta segunda chance surgiu através de voluntários de um abrigo da região. 

Emma: uma história de abandono e resgate com final feliz
Facebook: ThisIsHouston

A renovação de Emma 

Emma foi recolhida por uma equipe de resgate do abrigo de animais BARC. O estado de saúde da cadela, no entanto, parecia inspirar cuidados urgentes, que não poderiam ser oferecidos no local em que ela foi recolhida. 

Emma: uma história de abandono e resgate com final feliz
Facebook: ThisIsHouston

Logo em seguida, a cadela foi levada para a instituição This Is Houston, uma entidade sem fins lucrativos dedicada a promover o bem-estar dos animais. A sede da entidade fica em Houston, a maior cidade do Texas e uma das maiores dos EUA. 

A ONG, criada em 2019, especializou-se em acolher, tratar e encaminhar animais “no final da linha”: ela recebe cães feridos, mutilados ou muito doentes, que, na maioria dos casos, seriam sérios candidatos à eutanásia. 

Emma era um desses cães invisíveis, de que ninguém quer saber. Com sarna e desnutrida em grau extremo, a cadela era a própria imagem da desolação. Apesar de amistosa, ela era muito medrosa e evitava o contato com humanos quando chegou ao abrigo. 

Emma: uma história de abandono e resgate com final feliz
Facebook: ThisIsHouston

Nos dias atuais, a miséria foi “normalizada”. Os habitantes de Houston cruzaram muitas vezes os caminhos de Emma e seguiram adiante, sem perceber nada anormal, como se aquela cadela frágil, que vasculhava as latas de lixo avidamente em busca de comida, fizesse parte da paisagem rotineira. 

A cadela tinha cerca de nove anos quando foi resgatada e estava literalmente morrendo de fome. Ela mal caminhava: até mesmo ficar sobre as quatro patas parecia ser, para Emma, um esforço enorme, quase insuperável. 

As duas orelhas estavam infectadas por fungos. A pele solta e cheia de dobras reveladas pela desnutrição revelava grandes falhas na pelagem. E, onde alguns tufos ainda resistiam, eles estavam cobertos de sujeira. As unhas muito longas mostravam que a cadela se movimentava o mínimo possível, para poupar energia. 

Depois de resgatada, o exame veterinário revelou que Emma apresentava pequenos tumores espalhados por todo o corpo. Uma biópsia revelou serem benignos, resultantes do esgarçamento do tecido adiposo. 

Emma: uma história de abandono e resgate com final feliz
Facebook: ThisIsHouston

Mas Emma, tão maltratada e negligenciada, ainda revelava bom humor. Ela tinha medo de humanos – especialmente da veterinária, que a tocava, puxava e apertava de uma forma incompreensível. Escondida entre os equipamentos médicos, no entanto, a cadela lançava olhares que pareciam ser um convite para a brincadeira. 

Apesar de tudo, Emma queria reaprender a confiar e a ter esperança. No hospital veterinário, os exames de sangue felizmente constataram que tudo estava nos limites normais, mas a cachorra estava anêmica e foi diagnosticada com dirofilariose, a doença causada pelo verme do coração (Dirofilaria spp.). 

Emma: uma história de abandono e resgate com final feliz
Facebook: ThisIsHouston

O relatório do hospital também constatou o temperamento positivo de Emma. Ela foi descrita como “incrivelmente doce e com uma ótima atitude”. É difícil entender como a família humana da cadela permitiu que ela chegasse a esse ponto. 

Emma continua em tratamento. Depois da alta hospitalar, o This Is Houston fez uma campanha para arrecadar fundos para os medicamentos e terapias, além de dar início à propaganda da cadela, para encontrar uma nova família. 

Emma: uma história de abandono e resgate com final feliz
Facebook: ThisIsHouston

Um lar em Houston prontificou-se a receber a cadela. Um casal do Texas encontrou as imagens de Emma na internet e se apaixonou imediatamente por ela. A cachorra ainda está recuperando peso, mas recuperou-se da sarna e está com a dirofilariose controlada. 

Enquanto durar o tratamento, Emma precisa se submeter a uma dieta rígida. Ela se alimenta de três em três horas – mesmo durante a madrugada – e come uma ração especial, suplementada por frango cozido com arroz.  

Bem alimentada, cheia de brinquedos, com caminhadas diárias e uma boa dose de amor e compreensão, Emma teve a vida transformada. De cadela invisível, jogada nas ruas e condenada a encontrar comida no lixo, hoje ela tem uma família dedicada, espaço para brincar e até pijamas para dormir à noite. 

Gostou? Siga o Cães Online no Facebook, Instagram e Google News