Golden retriever fica com medo de subir escada rolante, então seu papai o ajuda

Por: em

Este golden retriever entende que escadas rolantes são perigosas e só sobe no colo do tutor. 

O medo de escadas rolantes é recorrente. Algumas pessoas sentem vertigem por estarem “paradas e em movimento ao mesmo tempo”, enquanto outras não entendem a utilidade delas – e este medo não é exclusivo dos humanos. Google, um simpático golden retriever, se recusa a embarcar nos degraus e, por isso, o tutor precisa carregá-lo no colo. 

Um vídeo publicado no Instagram mostra os momentos divertidos em que Google simplesmente trava ao se aproximar das escadas rolantes de um shopping center. O tutor se vê num dilema, entre voltar para casa ou carregar o golden retriever no colo – e isto pode ser um problema, porque um macho adulto da raça pode pesar até 34 kg. 

golden-retriever-se-recusa-a-subir-escadas-rolantes-1
Instagram/ googlegoldendorado

O vídeo 

Nas imagens, é possível verificar que assim que o golden retriever se depara com as escadas rolantes, ele recua instintivamente. É como se estivesse dizendo para o pai humano: “eu não vou me arriscar ali”. O cachorro puxa a guia com força, tentando fazer o tutor seguir para outro lado. 

golden-retriever-se-recusa-a-subir-escadas-rolantes-2
Instagram/ googlegoldendorado

Finalmente, junto aos primeiros degraus, Google deita-se no chão e imprime toda a força do seu peso: “daqui não saio, daqui ninguém me tira”. O tutor parece levar na brincadeira e simplesmente pega o peludo no colo, para “superar o obstáculo”. 

Google aparenta continuar com medo da façanha de subir as escadas rolantes. Mas ele confia no tutor e parece gostar do incentivo das pessoas à volta, que sorriem e fazem comentários afetuosos para a dupla improvável que “escala” a escadaria em direção ao pavimento superior. 

O vídeo do golden retriever, naturalmente, foi postado na página oficial do peludo no Instagram. A publicação já recebeu centenas de curtidas, comentários e compartilhamentos: mais de 130 mil internautas já interagiram com as imagens do golden retriever, que foram capturadas pela mãe humana do Google. 

O medo 

Não se sabe se Google sofre de alguma fobia – o medo intenso e desmotivado – ou se ele está apenas seguindo os próprios instintos. Os mecanismos das escadas rolantes e muitas pessoas já prenderam a sola dos sapatos ou escorregaram nos degraus: felizmente, a maioria dos acidentes fere apenas o amor próprio. 

golden-retriever-se-recusa-a-subir-escadas-rolantes-1
Instagram/ googlegoldendorado

No caso dos cachorros – especialmente os peludos, como os golden retrievers – não é incomum que as patas e a cauda fiquem presas nas ranhuras dos degraus. Isto pode causar danos sérios e, de qualquer forma, é sempre uma situação dolorosa: é como se alguém estivesse puxando vários pelos simultaneamente. 

Diversos veterinários inclusive orientam os tutores a levar os cachorros no colo ao subirem escadas rolantes – exatamente como fez o pai do Google. Mas, neste caso, considerando animais de grande porte, é preciso estar em boa forma física. 

golden-retriever-se-recusa-a-subir-escadas-rolantes-5
Instagram/ googlegoldendorado

A sensação de estar parado e em movimento ao mesmo tempo também causa desconforto – em nós, nos cachorros e em outros animais. É a mesma situação de andar em carro, quando tudo se movimenta em volta, enquanto o cachorro está parado, observando o mundo pela janela. 

O nome técnico do problema é cinetose, mais conhecido como enjoo de movimento. No carro, é possível esconder o cachorro entre os bancos ou cobrir a cabeça para que ele não perceba o estranho movimento de pessoas, fachadas e postes. Na escada rolante, o ideal é fazer como o pai do Google: pegar o “bichinho” no colo até que o chão pare de “subir e descer”.