Homem encontrou dois cães em um acidente e cuidou deles enquanto seus pais estavam hospitalizados

Por: em

Depois de testemunhar acidente, homem passou a cuidar dos cachorros. 

Matthew van de Riet é um morador da Nova Escócia, no leste do Canadá. Ele presenciou um grave acidente de carro próximo a Halifax, a capital da província, em que o motorista teve de ser levado para o hospital. Mas havia outros passageiros – e o canadense decidiu cuidar dos cachorros da vítima. 

No final de junho de 2021, Matthew cruzou o caminho de um basset hound. Ele estava sozinho e exibia os olhos muito tristes, mas não parecia estar machucado. Um pouco à frente, o canadense deparou-se com um grave acidente de carro – tão grave que os ocupantes do veículo tiveram de ser levados de helicóptero para o hospital. 

O acidente e o resgate 

Havia outro cachorro envolvido no acidente, um mestiço de pastor alemão e rough collie. Mais tarde, Matthew ficou sabendo que os dois animais haviam sido arremessados do carro, quando este se chocou na estrada. Os tutores, evidentemente, não tiveram condições de providenciar socorro para os peludos. 

Homem encontrou dois cães em um acidente e cuidou deles enquanto seus pais estavam hospitalizados
FACEBOOK/AL EASTMAN

Os dois cães acidentados se chamam Merlin e Kipper. Agora, eles estão na companhia dos dois pinschers miniatura de Matthew, enquanto aguardam boas notícias dos familiares internados no hospital. O homem se recusa a ser tratado como herói: diz apenas que esse é o jeito dos cidadãos da Nova Escócia. 

Inicialmente, Matthew viu o basset hound. Ele acredita que o animal tenha ficado aliviado com a ajuda, porque praticamente pulou nos seus braços. O canadense colocou o animal em seu caminhão e começou a procurar pistas na região. 

Matthew disse à CBC News:

“Eu vi o basset hound… Quero dizer, ele deve ter olhado para mim e dito: ‘Graças a Deus’, porque ele praticamente pulou nos meus braços.”

Foi então que Matthew viu, um pouco à frente, um carro esportivo branco, em meio a muita poeira e fumaça. O carro havia capotado e o teto estava totalmente destruído. 

Homem encontrou dois cães em um acidente e cuidou deles enquanto seus pais estavam hospitalizados
FACEBOOK/AL EASTMAN

O acidente havia ocorrido pouco antes das 11h da manhã, na Rodovia 104, entre Bible Hill e New Glasgow, duas pequenas localidades da Nova Escócia, de menos de dez mil habitantes. 

Matthew localizou um jovem casal preso aos destroços do carro. Rapidamente, pediu para outro motorista acionar o serviço de resgate, voltou para o caminhão e pegou o kit de primeiros socorros. Ele não sabia muito bem o que fazer, mas sabia que tinha de estancar um ferimento da passageira, que sangrava muito. 

Em poucos minutos, uma ambulância chegou ao local do acidente e uma paramédica assumiu o socorro ao casal. Um helicóptero foi acionado para levar os acidentados para o hospital. Enquanto isso, Matthew pensava no que aconteceria com os dois cães. 

O casal não tem família na Nova Escócia. O jovem está servindo em Greenwood, uma base aérea das forças militares do Canadá. Matthew concluiu que o mínimo que poderia fazer seria acolher os dois cachorros e cuidar deles enquanto os tutores se recuperavam.

Homem encontrou dois cães em um acidente e cuidou deles enquanto seus pais estavam hospitalizados
FACEBOOK/AL EASTMAN

Kipper é um basset hound de dez anos e Merlin é o cão mestiço, de dois anos. Enquanto o casal era socorrido para o Hospital Halifax, Matthew recolheu os animais e alguns objetos das vítimas, que aparentemente estavam seguindo para um acampamento: o herói do dia encontrou barraca, colchonetes e brinquedos de pets. 

Apesar dos sangramentos, o casal não se feriu tão gravemente como se poderia supor ao vê-los presos ao carro acidentado. O hospital emitiu uma nota informando que os dois jovens devem se recuperar totalmente. 

Os cachorros também foram avaliados. Matthew levou-os ao Hospital Veterinário Elmsdale, onde os dois peludos receberam medicação para dor. Kipper mostrou sinais de dores nas costas, enquanto Merlin aparentava rigidez nas pernas. 

Os dois animais foram levados em seguida para a casa de Matthew, onde rapidamente fizeram amizade com os pinschers miniatura. Depois da medicação, eles brincaram e dormiram tranquilamente – o basset hound instalou-se comodamente a cama do salvador. 

Matthew afirmou para a imprensa:

“Os cachorros confiaram totalmente em mim, eles sabiam que eu não estava lá para machucá-los. O mínimo que eu pude fazer foi acolhê-los enquanto os tutores estão no hospital. Qualquer um na Nova Escócia faria o mesmo; por acaso, eu fui o primeiro a aparecer no local”.

O salvador não quer ser tratado como herói e nem mesmo se vê como alguém que teve um gesto especial com os dois cachorros acidentados.