O cachorrinho foi encontrado em coma numa noite fria, mas teve recuperação milagrosa

Por: em

Cachorrinho abandonado é encontrado em coma, mas tem recuperação milagrosa graças ao apoio amoroso que recebeu.

Voltando para casa, certa noite, um casal do Mississippi avistou uma caixa de papelão junto a uma lixeira. Eles decidiram parar para verificar e encontraram um cachorrinho dentro da caixa misteriosa. Ele não apresentava sinais vitais, parecia estar morto. 

O cachorro havia sido abandonado. Pelo tamanho, o casal que o socorreu acreditou que se tratava apenas de um recém-nascido, provavelmente fruto de um acasalamento indesejado. Os responsáveis por ele não viram nenhum problema em expor um cãozinho ao frio e à escuridão, sem nenhum apoio. 

cachorro-abandonado-e-encontrado-em-coma

A caixa com o cachorrinho foi deixada no meio-fio. É possível que tenham descartado o animal sem nem ao menos descer do carro. Por sorte, o casal achou que o pacote poderia atrapalhar o trânsito, e até provocar um acidente. Por isso, decidiram verificar. 

Francis, como o cachorro veio a ser batizado posteriormente, estava enregelado e muito quieto. A respiração era quase imperceptível, mas o casal percebeu que o coração ainda estava batendo. Apesar das más condições, o filhote estava vivo. 

cachorro-abandonado-e-encontrado-em-coma

A história de Francis 

O cachorrinho foi levado para a Community Animal Rescue & Adoption (CARA), um centro de resgate sediado em Jackson, capital do Mississippi. O veterinário avaliou o animal e constatou os batimentos cardíacos. Mas Francis estava em estado de coma profundo. 

Francis estava com hipotermia e desidratação. Felizmente, ele deve ter ficado exposto ao frio por pouco tempo, antes que o casal o encontrasse. Sem o calor da mãe e dos irmãos de ninhada, o filhote certamente morreria rapidamente. 

cachorro-abandonado-e-encontrado-em-coma

Apesar de o cãozinho não ter demonstrado reações aos exames clínicos realizados, a equipe da CARA fez de tudo para recuperar a saúde do filhote. Ele foi mantido aquecido e recebeu alimentação com conta-gotas. 

No Valentine’s Day – o Dia dos Namorados dos EUA, comemorado em 14 de fevereiro –, o pessoal do abrigo decidiu fazer uma festa em homenagem a Francis. O cachorrinho recebeu muitas visitas – inclusive se outros peludos – e ganhou presentes e cartões em formato de coração. 

Finalmente, Francis acordou. A equipe do CARA acredita que ele sentiu as vibrações de amor e saúde transmitidas pelas visitas do Dia dos Namorados. Com os olhos abertos e começando a movimentar os membros, o cachorro foi colocado em um lar provisório. 

cachorro-abandonado-e-encontrado-em-coma

Francis precisava receber alimentação e medicação através de uma sonda. Também era necessário, várias vezes por dia, massagear e estimular os músculos, ainda em desenvolvimento. Um trabalho de enfermagem 24 horas. 

Francis continuou recebendo nutrição endovenosa por dois meses. O cachorrinho tinha dificuldade para se manter em pé, mesmo para fazer as necessidades. Mesmo assim, ele recebeu tratamento fisioterápico e, aos poucos, recuperou os movimentos. A frequência cardiorrespiratória também se regularizou. 

cachorro-abandonado-e-encontrado-em-coma

Finalmente, Francis mostrou-se capaz de levantar a cabeça e fixar os olhos nos cuidadores. Pode parecer pouco, mas, para um cachorrinho que foi abandonado em uma noite fria, sofreu hipotermia a ponto de entrar em coma e ter ficado quase três meses em recuperação, erguer a cabeça foi uma vitória indiscutível. 

 A fisioterapia ainda foi necessária para Francis aprender a andar com as próprias forças. Ele permaneceu usando fraldas por vários meses, até que aprendeu a controlar os esfíncteres e a fazer as necessidades “no lugar certo”. Tudo era novidade para o filhote, que se recuperou sem nenhuma sequela. 

cachorro-abandonado-e-encontrado-em-coma

Vieram mais festas, brincadeiras e descobertas. Gradativamente, Francis voltou a se comportar como um filhote saudável, alegre, confiante e curioso. O cachorrinho ficou conhecido na cidade, chegando inclusive a participar de alguns eventos beneficentes. 

Com alta médica e hospitalar, Francis pôde ser finalmente adotado. Ele foi recebido em um lar definitivo pela tutora Harriet Scott, que afirmou, em entrevista ao ReShare Worhty, um site que posta histórias de superação: 

“Tivemos a sorte de ser escolhidos para adotar um cachorro especial, que se tornou uma celebridade. Mas, para nós, ele é apenas o Francis, um animal doce e amoroso, com muita energia, que adora correr e brincar no quintal, tirar uma soneca no sofá e viver a vida que nós gostaríamos que todos os animais sem-teto pudessem encontrar.” 

cachorro-abandonado-e-encontrado-em-coma

E completa: 

“A nossa família não estaria completa sem o Francis. Ele tem muito amor pelas pessoas, porque foi o amor que salvou a vida dele.” 

Hoje em dia, Francis está melhor do que nunca. Os tutores já estão enfrentando dificuldades para carregar o cachorro no colo. Ele recuperou o peso, ganhou uma bela pelagem e caminha sozinho por toda a casa, sempre querendo encontrar alguma coisa nova.