O uivo pode indicar frustração, solidão ou até mesmo alegria. Conheça alguns motivos sobre este hábito tão frequente nos cães!

Você já parou para se perguntar o porquê seu cachorro uiva? Este é um comportamento clássico de muitos cães, porque é um recurso que eles utilizam para se comunicar à distância. Para você ter uma ideia, quando o cachorro uiva a voz consegue atingir um timbre mais alto, e por isso o som se propaga e pode ser ouvido de longe.

O uivo dos cães

O uivo é um mecanismo usado para chamar a atenção e reunir os membros de um determinado grupo. Este recurso é muito utilizado por alguns animais como, por exemplo, os lobos. Há raças que uivam com mais frequência que outras como o Husky Siberiano, samoieda e Malamute do Alaska. Nestas raças, o uivo é usado no lugar do latido.

Além disso, em locais com muitos cães o uivo é usado como um aviso, ou seja, eles comunicam que há algum intruso entre eles para outros cães que não estejam nos arredores. Entre outras coisas que estimulam, é o fato do cachorro escutar outro uivando.

Cadelas que estão no cio, também, podem ser motivos para o cachorro começar a uivar, porque o cheiro se espalha pelo ambiente e atrai a chegada de outros machos para o local. Em uma situação como essa, para evitar o uivo o macho deve ficar em algum ambiente afastado para não sentir o cheiro da fêmea.

Mas, este hábito também pode estar relacionado com o comportamento do seu melhor amigo, por isso prestar atenção e ficar atento é fundamental, porque os cães podem uivar para expressar algum sentimento de tristeza ou frustração. Mas, pode indicar alguma alegria, porque há cães que uivam por escutar determinadas músicas.

Se você tem o habito de deixar o seu amigo sozinho por muitas horas durante o dia, isso pode fazer com que ele uive. Os cães agem assim para tentar chamar os donos, que fazem parte da sua matilha.

O uivo geralmente não representa dor ou sofrimento, na, maioria das vezes, é uma forma que os cães encontram para aliviar o tédio ou o sentimento de solidão. Assim, preste sempre atenção ao comportamento do seu cachorro e pergunte para os seus vizinhos se no decorrer do dia eles escutam o seu amigo uivando.

Praticar atividades físicas com o cachorro é fundamental para diminuir o tédio e manter a saúde e bem estar dele. Assim, dedique a passear com ele no decorrer do dia, seja para uma praça, um parque ou no seu bairro. Desta maneira ele vai se sentir mais feliz e menos entediado!


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui