Operários usam retroescavadeira e salvam cachorra de afogamento

Os operários usaram uma retroescavadeira para salvar a cachorra, que tinha caído em um canal.

Um grupo de operários da construção civil do Equador teve um dia diferente no início de abril de 2022. Uma cachorra de médio porte tinha caído em um canal de escoamento de águas pluviais e os homens precisaram se esforçar bastante para salvar o animal.

A cachorra estava correndo sério risco de morte por afogamento. Se não fosse pela ação imediata dos homens que trabalhavam às margens do canal, o animal não teria resistido; ele não teria como se safar, porque a correnteza estava muito forte.

Até mesmo uma retroescavadeira foi usada na operação. O jornalista Henry Alfredo Dueñas filmou o salvamento da cachorra e postou as imagens no Twitter, que continuam sendo curtidas e compartilhadas por milhares de internautas.

operarios-salvam-cachorra-de-afogamento

O salvamento

Não se sabe como a cachorra caiu no canal, que está em obras. Ela estava sendo arrastada pelas águas e a situação era uma emergência. Não havia tempo de esperar os bombeiros. O episódio ocorreu em Pasaje, a capital da Província de El Oro, no sudoeste do país.

Os operários decidiram fazer tudo que fosse possível para salvar a cachorra. Nas imagens, é possível observar que um deles entrou na pá da retroescavadeira, que foi baixada até o nível da água.

Esta foi a maneira que o grupo encontrou para impedir que a correnteza levasse o animal. Foi uma iniciativa bem sincronizada: enquanto um dos operários se posicionou na pá com a ajuda dos colegas, outro acionou a retroescavadeira, orientado pelos gritos do grupo.

Foram apenas alguns segundos de ação. Quando a cachorra seguiu ao encontro da pá da escavadeira, arrastada pelo fluxo, tem-se a impressão de que o operário não iria conseguir alcançá-la, mas o homem segurou o animal com firmeza e puxou-o para dentro da pá.

operarios-salvam-cachorra-de-afogamento

Em entrevista à imprensa local, o homem que retirou a cachorra da água disse que o grupo tinha recebido um alerta, por rádio, de que um animal tinha caído no canal algumas dezenas de metros acima do local em que os operários estavam trabalhando.

De acordo com o herói do dia, “não deu tempo de pensar em muita coisa. Apenas colocamos a máquina em posição e eu subi na pá, para tentar retirá-la da água. Foi tudo muito rápido e nós fizemos de coração”. Os homens efetuaram a operação de salvamento sem nenhum equipamento especial de proteção.

A cachorra socorrida estava extenuada e já tinha perdido as forças e estava se deixando levar pela força da água. Ela não conseguiria nadar até a margem e sobreviveria apenas se o acaso a levasse a um objeto que estivesse boiando.

Mas o acaso não interferiu neste acidente. O que a cachorra encontrou foi um homem dentro da pá de uma escavadeira, arriscando-se para tirá-la da situação aflitiva. Os homens envolvidos no resgate sabiam que tinham apenas uma chance de salvar o animal.

Trata-se de um animal que vive nas ruas – ela é conhecida na vizinhança e provavelmente foi atraída por alguma coisa de comer que boiava na água; depois de seca e tranquilizada, a cachorra foi levada ao veterinário.

O mesmo grupo de heróis se cotizou para pagar as despesas médicas. A cachorra precisou de medicamentos para combater eventuais infecções e uma inflamação causada pelo impacto da queda. Operários e comerciantes da vizinhança estão se revezando nos cuidados com o animal, que acabou sendo adotado comunitariamente.

É gratificante ver pessoas comuns que chegam a arriscar a própria vida para salvar alguém, mesmo que seja um estranho. Tornam-se “heróis por um dia”, mas deixam exemplos duradouros de dedicação.

É o senso de comunidade que move esses bravos homens anônimos. Ser capaz de ver, no outro, uma continuação de nós mesmos, demonstra claramente o bom caráter que essas pessoas ostentam. Elas são importantes, mesmo que, em situações normais, não façam nada para demonstrar isso.

Os internautas que acessaram as imagens parabenizaram o grupo de operários. Quase todos os comentários giram em torno da bondade humana – um artigo que parece em falta, mas sempre pode ser reencontrado, para fortalecer a esperança.

A missão foi um sucesso total. A cachorra e os homens que a socorreram voltaram à vida normal, com as preocupações comuns do dia a dia, mas deixaram, para todos nós, um belo exemplo de solidariedade e dedicação ao próximo. Todas as vidas são valiosas: todas as vidas valem a pena.

Veja o vídeo do resgate:

Postagens Relacionadas