Pai treina seu cachorro para supervisionar a lição de casa de sua filha e impedi-la de usar o celular

Cansado com a preguiça da filha, um pai treinou o cachorro para supervisionar a lição de casa.

Os cachorros acabam de revelar mais uma habilidade: eles podem supervisionar a lição de casa de crianças distraídas. Decepcionado com a preguiça da filha e cansado de ter de controlar os deveres, este pai chinês treinou o cachorro da família para ficar de olho, supervisionando as tarefas.

Como todas as crianças do mundo, esta menina passa horas no celular, navegando por blogs e redes sociais. A tecnologia é sempre bem-vinda, mas a criança estava negligenciando dos deveres escolares. Então, o cachorro foi treinado para supervisionar a lição de casa.

Auxiliar de professor

Este grande cachorro branco sem raça definida vive com a família em Guiyang, no sul da China. Ele foi treinado pelo pai para ficar atento à irmã humana, que tende a se distrair com o smartphone e acaba se “esquecendo” de fazer as lições de casa.

Com o celular por perto, a menina passava horas conversando nas redes sociais, descobrindo novidades em blogs e principalmente jogando Candy Crush – na China, quase dez milhões de crianças e jovens dedicam três horas ou mais para o jogo.

cachorro-e-treinado-para-supervisionar-a-licao-de-casa

Desde que o cachorro foi treinado para supervisionar os deveres, jogar no celular foi se tornando gradualmente uma tarefa muito difícil. O pai, identificado como Xu, conta que a menina tentou esconder o aparelho entre os livros e cadernos, mas o peludo está cada vez mais atento às suas novas atribuições.

O cachorro fica em pé e coloca as duas patas dianteiras sobre a mesa e não deixa este “posto fixo” enquanto a menina não termina as lições de casa. Considerando a perseverança do peludo, que pode ser constatada no vídeo, a estratégia paterna parece ter atingido pleno êxito.

O novo monitor de atividades educativas não exibe nenhum gesto agressivo, nem parece ameaçador ou intimidador. Ele apenas começa a latir sem parar quando a menina tenta dar uma “olhadinha no celular”.

cachorro-e-treinado-para-supervisionar-a-licao-de-casa

As imagens não deixam de ser adoráveis. Cachorros não fazem ideia de qual seja a utilidade de livros, cadernos e smartphones, mas são mestres quando se trata de aprender os comandos “sim” e “não”. Este peludo está reproduzindo o “não”, a cada vez que a menina tenta jogar um pouquinho.

Ao Daily Mail, um jornal britânico, o pai disse que o cachorro sempre foi muito bem comportado. Ele foi adotado há seis anos, quando ainda era um filhote. O peludo cresceu junto com a menina e a interação entre os dois é total.

O peludo está se revelando um professor bastante rigoroso. Certamente, ele não é capaz de observar se os exercícios propostos na escola estão corretos, mas sabe que a menina não pode se distrair, pegar outros objetos ou mesmo afastar-se da mesinha antes que algum adulto da família a libere.

cachorro-e-treinado-para-supervisionar-a-licao-de-casa

A estratégia está dando resultados tão positivos que a própria menina se distrai muito menos no momento de fazer a lição de casa. O outro cachorro da família, também sem raça definida, passou a acompanhar os deveres: a marcação agora é dobrada. Mas a garota se diverte, faz as tarefas, brinca com os peludos e ainda encontra tempo para se dedicar ao Candy Crush e às colegas de escola.

Habilidades caninas

Há diversos exemplos de cachorros, que como este cidadão chinês que supervisiona a lição de casa, executam tarefas surpreendentes. Eles vivem conosco há milênios e sempre foram úteis: na caça, na vigilância, nas guerras, no pastoreio, nos resgates e, mais recentemente, no colo dos tutores.

cachorro-e-treinado-para-supervisionar-a-licao-de-casa

Mas, mesmo os cachorros que não exibem habilidades poderosas podem aprender alguns truques simples. O melhor é que, na interação com os tutores, durante o aprendizado, os elos se fortalecem e os peludos ficam mais ajustados e equilibrados. Além disso, é uma diversão garantida para todos.

Experimente ensinar algumas tarefas domésticas para o seu cachorro – você se surpreenderá com os resultados. Eles aprendem rapidamente a abrir e fechar portas, recolher brinquedos, apagar e acender as luzes do ambiente, carregar pequenos pacotes, etc.

cachorro-e-treinado-para-supervisionar-a-licao-de-casa

O segredo está na persistência. Com certeza, os cachorros não aprenderam nas primeiras tentativas. É preciso repetir algumas vezes, até que eles memorizem os novos comandos. É muito importante recompensá-los pelos acertos, com alguns petiscos, afagos e palavras de encorajamento.

O adestramento canino deve ser realizado sempre com reforço positivo: eles devem ganhar prêmios, que podem ser substituídos, no final do treino, apenas por palavras de motivação. Vale lembrar que gritos e castigos físicos não ensinam nada, apenas a ter medo de quem agride.

Postagens Relacionadas