Pastor alemão cuida e se torna o melhor amigo de veadinho que quando ferido, foi abandonado pela mãe

Por: em

Mesmo sem treinamento específico, este pastor alemão ajuda a cuidar de animais silvestres órfãos

Sarge é um pastor alemão que contribui para a biodiversidade – e consequentemente para a sustentabilidade do planeta. Sem nenhum treinamento especial, ele cuida de animais silvestres órfãos, como veados, que de outra forma não conseguiriam sobreviver. 

Seguir Cães Online no Facebook

Todos os cachorros são fantásticos, mas os pastores alemães estão entre os mais úteis para os humanos: eles são empregados na guarda, caça, pastoreio, busca e resgate, terapia, companhia, condução de deficientes, atividades policiais. Sarge especializou-se em ser “pai adotivo” de pequenos animais. 

pastor-alemao-ajuda-a-cuidar-de-veadinho-orfao

O Bucky’s Porch 

Trata-se de um santuário da vida animal, instalado ao pé dos montes Apalaches, em Ohio (centro-oeste dos EUA). O nome vem do primeiro animal acolhido: Bucky é um boi que foi adquirido por Cheryl Stephen, que o tirou da fila do abatedouro. Bucky viveu solto no rancho até a sua morte, em 2012. 

No perfil do Bucky’s Porch no Instagram, Cheryl apresenta os objetivos do rancho: “Os bichos aqui são criados não para virar comida. Nós os criamos para serem amados e celebrados, como todos os animais devem ser”. 

pastor-alemao-ajuda-a-cuidar-de-veadinho-orfao

Sarge é um pastor alemão de sete dez anos. nos primeiros anos de vida, no entanto, não se pode dizer que ele se portava como um defensor dos direitos dos animais. A tutora diz que “Sarge era um filhote ranzinza, que adorava morder os dedos dos pés e perseguir os visitantes pela casa, como um bom cão policial”

A situação começou a mudar há sete anos, quando um amigo de Cheryl encontrou um filhote de veado na estrada que leva ao santuário. O motorista retirou o animal do asfalto e esperou pela volta da mãe, o que nunca aconteceu; provavelmente, a corça foi atropelada ao tentar atravessar a rodovia. 

A história foi contada pela proprietária do santuário ao site lituano Bored Panda, especializado em reportagens leves e emocionantes. O veadinho, batizado de Buckywheat, foi então levado para o Bucky’s Porch – o primeiro dentre os muitos cervos que já passaram pelo rancho. Sarge, então, revelou a sua verdadeira vocação. 

pastor-alemao-ajuda-a-cuidar-de-veadinho-orfao

No primeiro encontro entre o pastor alemão vigilante e o órfão frágil,  Cheryl chegou a temer pela segurança do veadinho: afinal, cachorros são descendentes dos lobos – e estes são os reis da caça em seus territórios. Mas Sarge mostrou-se muito dócil, visivelmente preocupado com o bem-estar do filhote. 

Desde 2014, o pastor alemão passou a demonstrar as suas qualificações como “babá de filhotes de veado”. Sarge recepciona os órfãos, brinca delicadamente até deixá-los ambientados, mostra os locais para dormir e comer e passa a noite com os veadinhos, especialmente quando eles chegam feridos ao rancho. 

pastor-alemao-ajuda-a-cuidar-de-veadinho-orfao

Sarge nasceu e foi criado em meio à natureza e nunca foi empregado como cão de caça. Esta proximidade provavelmente o levou a encarar a vida de uma forma responsável. Sendo adulto e forte, nada mais natural, para o pastor alemão, do que se comportar como pai adotivo – ou babá, ou tutor – dos filhotes que chegam desamparados. 

Mistérios da natureza 

Os outros cachorros do santuário não exibem o mesmo comportamento. Com relação à maioria dos cães, aliás, os filhotes precisam ser resguardados. Mas Sarge continua recebendo todos os veados que chegam ao Bucky’s Porch da mesma maneira gentil e delicada. 

pastor-alemao-ajuda-a-cuidar-de-veadinho-orfao

Ele inicialmente adota uma postura defensiva, mas rapidamente vai se aproximando dos filhotes, procurando ganhar atenção e confiança. Em pouco tempo, o pastor alemão trata os órfãos como se fossem velhos amigos – e eles não demonstram medo do cachorro. 

Sarge não gosta de partilhar as suas coisas. Ele esconde brinquedos, enterra ossos (mesmo os de borracha) e deixa bem claro quem é o dono quando outro cachorro se aproxima das suas vasilhas de água e ração. 

Estranhamente, porém, ele não exibe o mesmo comportamento quando um dos veados abrigados decide explorar os brinquedos e pertences. A tutora afirmou que o pastor alemão ficou muito menos rabugento depois que começou a cuidar dos filhotes. 

Igualmente estranho é o fato de que, quando os filhotes ficam mais fortes e começam a explorar o terreno em volta da casa, Sarge os acompanha e até obriga a entrarem depois de um tempo. Mas quando eles se sentem fortes para voltar à natureza, o cachorro não faz nenhum gesto para impedi-los. 

pastor-alemao-ajuda-a-cuidar-de-veadinho-orfao

E o número de veados órfãos continua aumentando no rancho. Desde que Buckywheat foi abrigado, a história correu na região e muitos fazendeiros encaminham os órfãos encontrados nas redondezas para o Bucky’s Porch. Nada que Sarge e Cheryl não consigam controlar. 

Sarge quer os veados livres, correndo na natureza. Depois que eles decidem sair do rancho, dificilmente reaparecem. Mas Sarge não parece se importar. Por outro lado, quando um filhote chega muito doente e ferido, às vezes não é possível tratá-lo. 

Cheryl já perdeu vários veadinhos, trazidos em condições deploráveis. Alguns foram vítimas de atropelamento, outros de predadores e, por fim, alguns são muito novinhos para sobreviver sem a mãe. Nesses casos, Sarge fica triste por vários dias: às vezes recusa-se a se alimentar e até a entrar em casa. Mas, em poucos dias, surge um novo filhote e o pastor alemão sabe que tem de dar o melhor de si. 

Gostou? Siga o Cães Online no Facebook, Instagram e Google News