Quando alguém leva um novo cãozinho para casa, é comum ter vontade de sair com ele o mais rápido possível para que os outros vejam seu novo companheiro canino. Porém, é preciso ter alguns cuidados antes do primeiro passeio, principalmente se o cachorro em questão for um filhote.

Antes de levar o seu filhote para passear, certifique-se de que ele tenha tomado todas as vacinas necessárias, assim, ele estará completamente protegido das doenças que as vacinas evitam. Caso você precise levá-lo até algum lugar no período entre as doses das vacinas, só saia com ele no colo ou dentro de um veículo, evitando expor o animal a locais onde cães que não sejam vacinados possam ter circulado.

preparação-para-o-primeiro-passeio

Enquanto os passeios não ocorrem, você pode aproveitar para acostumar seu cão com a coleira, afinal, esse objeto estranho para o cachorro nem sempre é bem aceito em um primeiro contato.Coloque a coleira e passeie dentro da sua residência, dando petiscos quando o cachorro se comportar direitinho. Assim, ele fará a associação de que seguir o caminho que você deseja é uma coisa boa e não tentará tirar o objeto (o que é muito comum no início), principalmente se você deixar a guia confortável, sem apertar o corpo do animal.

O contato com a rua deve acontecer desde cedo, para que o filhote não se assuste com o movimento e com as pessoas. Recomenda-se que a familiarização com esse novo ambiente seja feita aos poucos, para evitar problemas de comportamento diante das mais variadas situações, como ver outro cão ou ouvir um carro buzinando.

preparação-para-o-primeiro-passeio

Se o seu bicho de estimação latir demais e agir com agressividade e medo, não o agrade e procure o auxílio de um veterinário se o cachorro continuar agindo dessa maneira.

1 COMMENT

  1. Quando saio com minha cadela para passea as vezes surge cachorros mais velhos que atacam e são agressivos , o que devo fazer nessas horas?
    Obrigada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here