Ao primeiro sinal de que nossos animais de estimação não estão bem já nos prontificamos para levá-los, o mais rápido possível, a clínica veterinária. No entanto, em alguns casos é de extrema importância que o dono preste os primeiros socorros ao seu cão, afinal, quando acontecem acidentes como atropelamentos ou fenômenos como convulsões e paradas cardíacas é necessário agir rapidamente para garantir a vida do seu cãozinho.

Primeiros Socorros para os cães

Antes de socorrer seu animal de estimação é necessário avaliar o estado em que ele se encontra e que podem ser divididos em dois estágios: emergência, que é o caso de envenenamentos, atropelamentos e paradas cardíacas em que é preciso agir de forma imediata; e urgência, com convulsões e vômitos incessantes. Situações menos graves, mas que ainda assim necessitam de medidas de socorro a tempo.

O que fazer em casos de…

Parada Cardíaca: O coração dos cães pode parar de bater quando eles enfrentam uma situação de estresse extremo, quando mordem fios, são atropelados, entre outras possibilidades. Ao colocar a mão sobre o lado esquerdo do peito do cão não há sinais de batimentos. Nestes casos, se o socorro não for imediato podem ocorrer danos neurológicos sem volta para o animal.

Primeiros Socorros para os cães

Coloque então o cão deitado do lado direito e faça pressões, com as duas mãos, sobre o coração do animal, com movimentos firmes e rápidos por volta de um segundo entre um e outro movimento. Primeiramente realize uma série de trinta pressões e em seguida verifique se o coração do animal voltou a bater. O procedimento deve ser realizado repetidamente a caminho da clínica veterinária.

Picada de Cobra: Em locais cheios de mata ou terrenos baldios não são raras as aparições de cobras, que ao menor sinal de curiosidade dos cães, que se aproximam com seus focinhos, os picam. Caso seu bichinho tenha sido picado, o que pode ser percebido com inchaços na pele e marcas de dente, além de queda de pelo e estados de choque em alguns casos, é necessário adotar algumas medidas.

Primeiros Socorros para os cães

Faça com que o animal se deite e se concentre para que ele fique calmo. Caso ele permita, limpe o local da picada com água oxigenada e coloque sobre ela um plástico com gelo, de modo que o inchaço diminua. Em seguida, improvise uma maca com cobertores ou lençóis e encaminhe o animal até uma clínica veterinária para que receba o soro específico.

Desmaio: Situações de excitação extrema, que podem acontecer quando o dono chega do trabalho, ingestão de objetos que obstruem a passagem do ar, além do uso de coleiras muito apertadas podem ocasionar desmaios em cães.

Antes de socorrer o animal verifique se ele respira normalmente e se o coração está batendo. Em seguida o coloque em uma posição em que a cabeça fique mais baixa do que o restante do corpo, o que pode ser feito com o levantamento das patinhas traseiras. Assim que isto for feito aguarda alguns segundos até que ele acorde e volte ao normal. Não deixe de anotar a situação em que isto ocorreu e comunique posteriormente o veterinário.


1 COMENTÁRIO

  1. Minha cachorrra morreu de repente ela pulou no portão como sempre mais não conseguio levantar vendo fui tentar socorrer ela se torcia ela deu grito e chorou e olhou pra mim e morreu um minuto antes ela tava brincando no tinha nada tinha 5anos fui veterinário em junho estava ótima que dor ela defecou e urinou e a língua dava roxá seta teve parada eu me desesperei ela morreu por falta de cuidado na hora só lembro do grito do choro e da lágrimas dela

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui