Resgate: 34 animais foram salvos da festa da carne do cachorro na China

Por: em

Festival conhecido por torturar animais antes de comê-los causa revolta em todo o mundo.

A Humane Society Internacional (HSI), resgatou 29 cães e 5 gatos dias antes da “Yulin Dog Meat Festival”, na China. A festa da carne do cachorro é conhecida por torturar os animais em vias públicas para depois comê-los. O resgate ocorreu com a ajuda de parceiros do país, através de negociações com os organizadores do evento. A informação é que eles estavam presos e muito assustados, esperando o abate.

Alguns cachorros estavam de coleira, isso indica que eram bichos de estimação, possivelmente roubados. Todos estavam juntos em gaiolas, extremamente sujas. A empreitada não foi fácil, necessitando a presença da policia no local. Peter Li, representante da HSI na China, disse que os bichos demonstraram muito medo, principalmente os cães mais idosos.

resgate-caes-gatos-1

Existe uma petição com mais de 11 milhões de assinaturas contra o festival. Ele começa com a matança semanas antes do seu início e se prolonga por uma semana. De acordo com o site The Dodo, esta festividade não tem nenhum significado cultural. Os idealizadores são comerciantes que visam somente o lucro da venda da carne.

resgate-caes-gatos-3

O que chama atenção de milhares de protetores de animais pelo mundo é a forma como os eles são torturados antes de serem comidos. Muitos são estrangulados, cozidos vivos e queimados com massarico. As agressões são motivadas pela crença de que assim a carne fica mais macia.

resgate-caes-gatos-4

O governo chinês declarou que nunca apoiou o festival, mas também nunca fez nada para impedi-lo. No entanto, este ano fez um pronunciamento dizendo que tomará medidas imediatas para que o evento não ocorra mais. Li afirmou que vem observando intervenções das autoridades chinesas, fechando matadouros e confiscando animais. A intenção é fazer leis de proteção ao bem-estar animal, para acabar com maus tratos os bichos definitivamente.

resgate-caes-gatos-5

Após muitas denúncias realizadas pelo HSI muitos matadouros já fecharam. A repercussão mundial e o repúdio ao festival tem feito com que menos pessoas queiram comprar carne de cachorro, diminuindo drasticamente o lucro dos comerciantes.

resgate-caes-gatos-6

Felizmente os 34 animais resgatados já não passarão por este pesadelo. Todos foram levados para um abrigo, e estão sendo cuidados. Li ainda contou que os cães e gatos perceberam que foram salvos de algo terrível e agradeceram em forma de lambidas, carinho e abanando o rabo. Há famílias acolhedoras na própria China que irão adotá-los. Os outros seguirão para os Estados Unidos e Reino Unido em busca de novos donos.

E você, o que acha da festa anual realizada na China? Deixe sua opinião nos comentários.