Shopping center na Turquia abriga cães de rua nas noites frias

A iniciativa é do Atrium Mall, em Istambul, a maior cidade turca e a única que ocupa partes de dois continentes.

Apesar do clima quente característico da primavera e verão turcos, no outono e inverno as temperaturas em Istambul são rigorosas, oscilando entre -16ºC e +1ºC de outubro a março, com algumas nevascas ocasionais. Por isto, o Atrium Mall decidiu que, quando as portas das lojas, lanchonetes e cinemas do shopping se fecham para os clientes, é o momento de recolher os cães de rua.

A iniciativa teve início no inverno de 2017 (janeiro a março no hemisfério norte). Em algumas áreas da cidade, o volume de neve chegou a 65 centímetros de altura. Em 2019, portanto, será a terceira edição do programa que garante abrigo para os cães de rua; boa parte deles desenvolveria doenças e até mesmo morreria de hipotermia se fossem deixados nas ruas.

Existem outros projetos para abrigar cães e gatos de rua. Um dos comerciantes de Istambul, Selçuk Bayal, decidiu acolher gatos em sua loja. Ao ser criticado por alguns clientes, o empresário não teve dúvidas: afixou uma placa na porta do estabelecimento, informando que as pessoas incomodadas com os bichanos não são bem-vindas.

O projeto

Os comerciantes do Atrium Mall decidiram abrigar cães de rua em janeiro de 2017, depois que uma forte tempestade de neve caiu sobre a região de Istambul, que é uma cidade litorânea (ocupa os dois lados do estreito de Mármara, que separa a Europa da Ásia), mas, mesmo assim, sofre com as baixas temperaturas.

Os cães de rua recolhidos podem se aquecer e dormir nas instalações do shopping e também recebem alimento e água, além da segurança de descansar em um local fechado. Para atrair os animais, alguns funcionários do shopping center circulam pelas ruas próximas oferecendo alimento e petiscos.

Veja também: Loja italiana protege cães de rua em suas vitrines.

Pela manhã, eles voltam para as ruas para “ganhar o dia”, mas muitos clientes e funcionários decidiram adotar alguns dos animais. Como é esperado, os mais sortudos são os animais jovens e bonitos.

A iniciativa do Atrium Mall também recebe a contribuição de voluntários residentes em Istambul e até mesmo de turistas. Estes anjos oferecem brinquedos, forros de papelão (para que os animais não durmam no piso frio), cobertores e alguns veterinários da cidade avaliam as condições de saúde dos cães de rua.

É interessante observar que os turcos são apaixonados por animais de estimação, mas a “preferência nacional” recai sobre os gatos (as raças turco van e angorá são nativas do país e eles já erigiram diversas estátuas em parques e praças representando os bichanos).

Mesmo assim, o shopping center decidiu abrigar cães de rua, porque o número deles é muito maior do que o dos gatos vadios. Os cães vira-latas de Istambul são contados aos milhares. O Atrium Mall abriga centenas deles.

Veja também: Um vira-lata no presépio.

A ideia de recolher cães desconhecidos pode parecer estranha, até mesmo uma temeridade para algumas pessoas que não estão acostumadas com resgate de animais abandonados. Afinal, os cães de rua passam boa parte do tempo apavorados, sofrendo agressões e abusos. Eles são medrosos e desconfiados, podendo inclusive mostrar-se violentos.

No entanto, os cães de rua de Istambul parecem ter se acostumado rapidamente à atenção e carinho dos funcionários e voluntários. Alguns deles, com a chegada do frio, já se postam à frente do Atrium Mall, à espera de alimento, calor e afeto.

O Brasil é caracterizado pelo clima tropical quente e úmido, mas, em muitas regiões, as massas de ar polar avançam. A região Sul é conhecida pelas geadas e precipitações leves de neve, mas as frentes frias, em alguns dias, atingem até mesmo a região Norte. É o que os cidadãos do Acre e de Rondônia chamam de “friagem”. De qualquer forma, as chuvas tropicais também são motivos para abrigar os animais.

A iniciativa do Atrium Mall é uma boa inspiração para que também os nossos cães de rua (e também as pessoas em condição de rua) sejam abrigados nos dias mais frios. Aliás, esta é uma inspiração para o mundo inteiro.

Gostou? Compartilhe e nos ajude divulgando histórias incríveis sobre os cachorros.

Fonte: Europapress.es

Um comentário

Deixe um comentário
  1. Humanidade é isso também. Belo exemplo a ser seguido. É necessário que as pessoas que possuem animais tenha respeito pelos mesmos. Esse assunto tem mais e mais debatido nas mídias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *