Uma creche para cachorros

A ideia é dos sul-coreanos: enquanto os tutores trabalham, os cachorros brincam, comem e dormem na creche.

A Puppy Spring é uma espécie de day care instalado na Província de Gyeonggi-do, na Coreia do Sul. O que destaca o estabelecimento dos demais é que se trata de uma creche exclusiva para cachorros. Algumas fotos das instalações com os “alunos” brincando, se alimentando e, principalmente, dormindo, foram postadas no final de 2019 nas redes sociais e acabaram viralizando.

Creche para cachorros

Quem tem um cachorro em casa sabe: depois de um dia inteiro de brincadeira e exercícios físicos, é natural que os pets estejam exaustos. Na Puppy Spring (primavera dos filhotes, em tradução livre), os alunos podem descansar em pequenos colchonetes, com direito a travesseiros e cobertores – afinal, o inverno da Coreia do Sul é bastante rigoroso.

A creche para cachorros

A Puppy Spring é uma ideia de negócio para micro e pequenos empresários que tem tudo para dar certo: enquanto os tutores estão trabalhando (e garantindo a “ração nossa de cada dia”), os cachorros podem ficar em um lugar seguro, na certeza de que eles estão sendo bem cuidados e de que não estão praticando suas atividades prediletas quando são deixados sozinhos: destruir calçados e almofadas, por exemplo.

Uma creche para cachorros

O estabelecimento tem uma média de 30 cachorros que utilizam os serviços a cada dia. O preço da mensalidade varia em função de inúmeros fatores, como o porte e o temperamento do cachorro, eventuais cuidados especiais e o tempo semanal que ele passa na escola. A única exigência é que os novos alunos já tenham completado 12 semanas de vida e estejam com a vacinação em dia.

O centro conta com um programa de jogos e brincadeiras específicos para filhotes, tendo como objetivo a sociabilização e a obediência. Um cãozinho malcriado pode aprender boas maneiras na Puppy Spring. A maioria dos alunos, no entanto, frequenta o estabelecimento como um centro de recreação.

Uma creche para cachorros

O local é ideal não apenas para famílias que trabalham fora, permanecendo fora de casa durante o dia inteiro, mas também para aqueles que precisam desempenhar algumas atividades e não têm com quem deixar os pets. Os animais aprendem novos truques e tornam-se mais sociáveis.

As fotos da creche

A hora da soneca é uma estratégia para que os cachorros recuperem as energias gastas nas atividades e também uma pausa para o descanso dos funcionários da Puppy Spring. No final do dia, os tutores podem receber de volta os pets descansados, prontos para brincar em casa.

Uma creche para cachorros

As fotos que mais chamaram a atenção dos internautas foram justamente as que capturaram os momentos dos cochilos. Nas redes sociais (especialmente no Instagram), as imagens postadas já receberam mais de 100 mil curtidas e foram compartilhadas por mais de 40 mil pessoas.

Os cachorros da Puppy Spring dormem diariamente das 14h às 15h30min. Apesar das fotos fofas, deve ser bem difícil organizar essa turma a ficar quietinha durante 90 minutos, mas, por sorte, os cachorros são gregários e tendem a imitar o comportamento da maioria (da matilha). O trabalho, de alguma forma, é semelhante ao de um berçário.

Diferenças entre creche e hotel

Muitos brasileiros já se acostumaram a deixar os seus pets em hotéis para cães e gatos quando vão viajar nas férias. A diferença é que na creche (ou day care), o serviço é prestado apenas durante o dia (ou parte da noite, de acordo com o contratado), sem pernoite.

No Brasil, já existem serviços de day care, que funcionam principalmente nas casas dos anfitriões, que recebem os cachorros para cuidar deles enquanto os tutores estão trabalhando ou desempenhando outras atividades fora de casa (alguns sites cadastram interessados em atuar como dog sitter em domicílio). Ainda não existe nenhum serviço semelhante ao prestado pela sul-coreana Puppy Spring.

Uma creche para cachorros

Este é um serviço que tem tudo para dar certo. Afinal, muitas pessoas querem ter um animal de estimação, mas passam a maior parte do dia fora de casa – e deixar um cachorro exposto à ação do tédio, da solidão e do ócio obrigatório é prejudicial ao comportamento canino. Muitos tutores receberão bem a ideia de uma creche para cachorros, especialmente nas grandes cidades.

Em uma creche para cachorros, os pets contam com cuidado especializado, atenção básica de saúde, garantia veterinária e atividades de sociabilização. Os tutores, por seu lado, ficam bem menos preocupados deixando os filhos de quatro patas aos cuidados de especialistas.

Uma creche para cachorros

Trata-se de um excelente projeto tanto para quem precisa de um local par deixar os cachorros, quanto para quem quer empreender. Basta verificar as condições da vizinhança, definir o espaço e abrir as matrículas. Os alunos podem ser aceitos pela semana toda ou apenas por alguns dias.

Se você, por outro lado, pretende adotar o serviço para o seu peludo, certifique-se de que o local tenha espaço para recreação, boas condições sanitárias (ventilação, banho de sol, espaços separados para os briguentos, etc.) e converse com o empreendedor, que precisa ser, acima de tudo, um amante dos nossos amigos de quatro patas.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui