Vendedor ambulante compartilha a sua comida com cães na rua que estavam com fome

Por: em

O vendedor deu uma lição de solidariedade, ao partilhar a comida com cães de rua

Um vendedor ambulante, que oferece seus produtos nas ruas de Puebla, na região centro-sul do México, foi flagrado partilhando comida com cães que vivem nas ruas da metrópole. Ele estava voltando para casa, no final do dia, quando percebeu que alguns peludos o estavam seguindo. 

Seguir Cães Online no Facebook

O vendedor não percebeu quando as imagens foram registradas. Ao perceber que os animais estavam com fome, ele decidiu entregar a eles o que restava dos alimentos que vende. O gesto de solidariedade foi gravado por um transeunte, que não chegou a conversar com o ambulante. 

ambulante-partilha-a-comida-com-caes-de-rua

O vídeo chega a ter um lado divertido, porque os cachorros começam a se aproximar calmamente, sem querer espantar o vendedor. Talvez o primeiro peludo tenha sido mais corajoso, mas, na sequência, vários animais começam a seguir o ambulante. 

O homem, que não foi identificado, rapidamente chegou aos trending topics das redes sociais. O vídeo foi curtido, comentado e compartilhado por milhares de internautas, que se surpreenderam com a atitude espontânea, simples e extremamente bondosa do vendedor de Puebla. 

ambulante-partilha-a-comida-com-caes-de-rua

A partilha 

Mais um dia cansativo chegava ao fim e o vendedor ambulante decidiu voltar para casa. No trajeto, ele passou a ser seguido por vários cães, provavelmente atraídos pelo cheiro do produto do trabalhador, que vende lanches nas ruas de Puebla. 

Trata-se certamente de um homem humilde, que luta bravamente para ganhar o pão de cada dia. Pessoas assim conhecem o valor da empatia e sabem que pequenos gestos podem fazer a diferença na vida uns dos outros. 

ambulante-partilha-a-comida-com-caes-de-rua

Sem perceber que estava sendo observado, o vendedor ambulante decidiu entregar o que restava dos lanches que carregava com os cachorros. Pela rapidez e voracidade com que os animais de rua aceitam a oferta, percebe-se que eles estavam há horas, talvez dias, sem se alimentar. 

A situação no México 

A ação do vendedor se torna ainda mais importante e exemplar quando se sabe que, apenas no México, mais de 25 milhões vivem nas ruas (no Brasil, são cerca de 20 milhões). Este número, que não é simplesmente um dado estatístico, coloca o país em primeiro lugar com mais peludos desabrigados na América Latina. 

ambulante-partilha-a-comida-com-caes-de-rua

Autoridades mexicanas têm afirmado que a situação dos animais de rua tem se agravado no país, em decorrência da crise econômica gerada na esteira da pandemia do novo coronavírus. A falta de recursos tem obrigado muitos tutores a abandonarem os cachorros na rua, por não terem condições de mantê-los. 

A repercussão 

As imagens foram postadas no Facebook e compartilhadas por diversos internautas. O site “Expreso” reproduziu o vídeo do vendedor ambulante e garantiu uma repercussão ainda maior. Ao todo, quatro milhões de internautas ao redor do mundo acessaram a publicação. 

ambulante-partilha-a-comida-com-caes-de-rua

A equipe do site está à procura do vendedor, para tentar obter uma declaração. O gesto de solidariedade emocionou milhões de pessoas e merece ser compartilhado, pois é um exemplo de partilha. “Amai-vos uns aos outros”, alguém já disse. 

Para muitos, pode parecer um gesto simples. Mas talvez a comida partilhada com os cães de rua fosse a refeição reservada pelo vendedor ambulante para aquela noite. Talvez ele pudesse reaproveitar os alimentos para as vendas do dia seguinte. 

Mas o homem anônimo de Puebla decidiu que era mais importante partilhar a comida com os cachorros esfomeados. Uma atitude simples, banal, corriqueira, mas que pode ter significado a diferença entre a vida e a morte. Certamente, ela significou uma noite mais confortável e feliz para os peludos. 

O fato não resolve o problema dos animais de rua. Todos eles deveriam ser recolhidos e abrigados em locais com condições dignas, assistidos por pessoas qualificadas e amorosas. Mas todos nós sabemos que esta não é a realidade. 

O vídeo gerou milhares de elogios à partilha da comida. Muitos internautas salientaram que este é um exemplo que deve ser copiado e reproduzido em todo o mundo. Afinal, repartir o pão é um conselho presente em todas as religiões, mas poucos religiosos atendem a este apelo. 

Um dos internautas resumiu com brilhantismo os sentimentos gerados pela atitude simples e despretensiosa do vendedor ambulante: 

Gostou? Siga o Cães Online no Facebook, Instagram e Google News

“É por causa de pessoas como esse vendedor que podemos dizer que o mundo ainda vale a pena. Todos nós deveríamos ser como ele – desta maneira, não haveria tantos cachorros sofrendo. Uma salva de palmas para este bom homem. São sempre os que têm menos que dão mais.”