InícioNotíciasVeterinário aposentado de 92 anos faz cadeiras de rodas para animais com...

Veterinário aposentado de 92 anos faz cadeiras de rodas para animais com deficiência

Lincoln Parkes, 92 anos continua ativo fabricando cadeiras de rodas para cães e gatos que não conseguem andar. Veja essa história linda…

Quando Lincoln Parkes, de 92 anos, começou a trabalhar como veterinário nos EUA, na década de 1950, o prognóstico mais comum para cães de outros animais com problemas sérios de mobilidade era a eutanásia.

Veterano de guerra e amante de animais, Parkes simplesmente não conseguia aceitar esse fato. Ele pensava: “os animais, só porque não podem andar, não devem ser colocados para dormir”. O veterinário compreendeu que devia procurar uma nova abordagem.

Veterinário aposentado de 92 anos faz cadeiras de rodas para animais com deficiência
Facebook/ K-9 Cart Company East

Cadeiras de rodas

Há 60 anos, o veterinário saiu pelas ruas recolhendo uma variedade de itens, como pranchas de madeira, brinquedos e rodas de carroça. Com a matéria-prima em mãos, Lincoln Parkes construiu o primeiro protótipo de uma cadeira de rodas para cães.

veterinario-faz-cadeiras-de-rodas-para-animais
Facebook/ K-9 Cart Company East

O modelo era bastante rudimentar, mas inovador para a década de 1950. Vale lembrar que, na época, acessibilidade não era um tema muito debatido, nem quando se tratava de humanos – e a vida de animais não era nem um pouco valorizada.

Veterinário aposentado de 92 anos faz cadeiras de rodas para animais com deficiência
Facebook/ K-9 Cart Company East

Parkes acoplou a cadeira de rodas a um cão deficiente, que imediatamente saiu correndo pelas ruas. O veterinário conta que pensou imediatamente: “ok, acho que estou com problemas”. O modelo inédito fez surgir, a K9 Cart Company, em 1961. A empresa também desenvolve e produz outros equipamentos ortopédicos para animais.

Ninguém tinha ainda pensado no assunto, mas muitos tutores de cães, gatos e outros animais de estimação se interessaram. Nas décadas de 1960 e 1970, a K9 não tinha concorrentes e vendeu milhares de cadeiras de rodas, todos os anos, para família de todo o país.

veterinario-faz-cadeiras-de-rodas-para-animais-1
Facebook/ K-9 Cart Company East

Paralelamente à empresa, Lincoln Parkes continuou atuando como médico. Além das consultas no consultório, ele realizou muitas cirurgias ortopédicas no Hospital Veterinário de Washington, no Distrito de Colúmbia (capital dos EUA).

O veterinário continuou aprimorando o design de cadeiras de rodas, que receberam diversas patentes ao longo de 50 anos. Ele desenvolveu modelos mais leves, equilibrados e fáceis de ajustar aos animais deficientes.

A aposentadoria

Em 1991, depois de realizar mais de três mil cirurgias – a maioria em cães e gatos – Lincoln Parkes decidiu aposentar-se e mudou-se para um local improvável: a pacata cidade de Oxford, de cerca de 700 habitantes, às margens da baía de Chesapeake, em Maryland, no nordeste dos EUA (o Distrito de Colúmbia, sede administrativa do país, fica entre Virgínia e Maryland).

A tranquilidade do local não afetou o espírito inventivo do veterinário. Ele continua fabricando centenas de cadeiras de rodas de todos os tipos e tamanhos, para as mais diversas espécies – isto inclui aves, hamsters e até cobras, além de cães e gatos.

veterinario-faz-cadeiras-de-rodas-para-animais-2
Facebook/ K-9 Cart Company East

De acordo com Parkes, as pessoas se apaixonam pelos pets e não há substitutos para eles. Os animais preenchem um espaço na vida dos humanos que nenhum outro ser pode ocupar. Para o veterinário, é evidente que é necessário apoiar os deficientes – e não importa a espécie. Ele complementa o raciocínio de maneira simples: “salvar vidas é uma sensação boa”.

Há duas décadas sem exercer diretamente a Medicina Veterinária, Lincoln Parkes passa a maior parte do tempo livre fazendo o que mais gosta: oferecer a mão amiga para os animais necessitados, que têm direito a continuar com uma vida digna.

Você pode conhecer mais sobre o trabalhado deste veterinário em sua página no Facebook e em sua conta no Youtube.

Amaury Almeida Costa
Amaury de Almeida Costa ([email protected]) é redator publicitário há mais de 30 anos. Escreve para diversos blogs desde 2008. Presente nas redes sociais desde a época do Orkut, foi editor da revista Animanews, sucesso editorial do final dos anos 1990, que trazia informações sobre pets – além de cães, gatos e aves, trazia informações sobre répteis, anfíbios, peixes e invertebrados de estimação.
RELACIONADOS

Últimas Publicações