Veterinário arrisca a própria vida para salvar a vida de um cachorro abandonado na estrada

Por: em

Um cachorro foi abandonado em uma estrada movimentada, mas um veterinário salvou a sua vida. 

Um cachorrinho foi abandonado e ficou preso no canteiro central de uma estrada movimentada na entrada de Bucareste, a capital da Romênia. Por sorte, um cirurgião veterinário trafegava pelo local e salvou a vida do animal. 

Seguir Cães Online no Facebook

O cachorro estava apavorado com a situação. Sozinho em um local totalmente desconhecido, ele não sabia para onde ir. Carros passavam velozes de ambos os lados, impedindo qualquer rota de fuga. O próprio canteiro – apenas uma mureta metálica separando as duas vias – em que ele foi abandonado era um local bastante inseguro. 

veterinario-salva-a-vida-de-cachorro-abandonado

O resgate 

Ovídio Rusu é o nome do herói desta história. Ele arriscou a própria vida para resgatar o cachorro preso no canteiro central. Ele parou o carro, aproximou-se gentilmente do local em que o peludo estava agachado e, com uma boa dose de paciência, conseguiu convencer o animal a ir com ele. 

veterinario-salva-a-vida-de-cachorro-abandonado

Um colega do veterinário que viajava no banco do carona gravou a operação de salvamento. Ele narrou o resgate e admitiu que o momento mais difícil foi ganhar a confiança do cachorro. Afinal, o animal estava amedrontado, sem saber o que estava acontecendo e, do nada, surgiu um estranho à sua frente. Enquanto isso, sons e imagens diferentes e agressivas se alternavam à sua volta. 

veterinario-salva-a-vida-de-cachorro-abandonado

“A última coisa que eu queria é que ele sofresse algum ferimento tentando se esquivar ou, pior ainda, que corresse na direção dos carros”, relatou Ovídio posteriormente. A estrada registra tráfego intenso durante as 24 horas do dia e, caso o cachorro se arriscasse no asfalto, teria fatalmente sofrido uma morte violenta. 

veterinario-salva-a-vida-de-cachorro-abandonado

O cachorro abandonado foi embarcado no carro do veterinário, que o conduziu em segurança para casa. Ovídio ainda não decidiu o que fazer com o animal, mas pretende mantê-lo em segurança até que ele encontre uma nova família. Antes disso, o cachorro deve passar por exames médicos. 

Histórias de abandono 

Por pouco, o herói do dia não passou sem perceber o que estava acontecendo. Felizmente, em um golpe de vista, ele conseguiu vislumbrar movimento em um pacote jogado no canteiro. O que parecia apenas lixo era um animal vivo, simplesmente descartado por alguém totalmente irresponsável. 

O abandono de cães em estradas não é um projeto restrito à Romênia. Apesar de ser considerado crime na maioria dos países, passível de penas severas (no Brasil, tutores que abandonam seus animais podem ser processados e, caso sejam condenados, presos por dois a cinco anos), o abandono é praticado no mundo inteiro, com maior ou menor frequência. 

veterinario-salva-a-vida-de-cachorro-abandonado

Muitos tutores irresponsáveis parecem ter um prazer mórbido adicional: o de deixar os animais à própria sorte na beira de estradas. Parece que, sem ter coragem de matar com as próprias mãos, deixam o “destino” cuidar do extermínio dos cães e gatos. Isto é uma sentença de morte, uma roleta-russa da qual os peludos não escolheram participar. 

veterinario-salva-a-vida-de-cachorro-abandonado

A situação é especialmente grave no Brasil. Em setembro de 2021, teve início uma campanha educativa nas estradas de rodagem do sul do Rio de Janeiro, com a fixação de placas com orientações para os motoristas. Entre as frases mais utilizadas, destacam-se: 

  • O abandono de animais é crime! 
  • A cada minuto, um animal é abandonado nesta estrada. 
  • Mude o destino dos animais abandonados: adote! 

Ninguém pode ser obrigado a gostar de cães e gatos. Para muitas pessoas, eles são desagradáveis, dão muito trabalho, não são nem um pouco divertidos. Cada indivíduo tem o direito de pensar o que quiser, mas precisa agir de acordo com a lei. 

veterinario-salva-a-vida-de-cachorro-abandonado

Quem não gosta de cães e gatos não precisa conviver com eles. Mas não tem o direito de dispor de uma vida, como se fosse um objeto qualquer, que está estragado, saiu de moda ou perdeu a função. Animais não são coisas, não podem ser abandonados. 

Quem tem condições deve, sempre que possível, oferecer um lar para um animal abandonado. É uma decisão importante, que altera a rotina e causa limitações, mas é recompensada com muito carinho e lealdade. 

veterinario-salva-a-vida-de-cachorro-abandonado

Quem não gosta de viver com um cão ou gato pode ajudar, informando as autoridades sobre animais deixados nas ruas, ou até mesmo disponibilizando-se para encaminhá-los a um centro de resgate. Esta é uma questão de vida, e com a vida não há negociações. 

Gostou? Siga o Cães Online no Facebook, Instagram e Google News