Um cachorro sem raça definida está fazendo sucesso nas redes sociais. Ele foi flagrado nas ruas de La Antigua, fingindo ser deficiente físico. O peludo se arrasta, aparentando não ter o movimento das patas traseiras, para ganhar alimento e carinho dos turistas.
La Antigua, de 60 mil habitantes, é a antiga capital colonial da Guatemala, uma cidade histórica fundada no século 16. A região, um patrimônio cultural da UNESCO, atrai milhares de turistas todos os anos e o “cachorro ator” parece estar interessado em obter algum lucro com toda a movimentação urbana.
O cachorro foi filmado por moradores de La Antigua e as imagens viralizaram rapidamente. Apenas na página da Nueva Era Noticias (canal noticioso da cidade) no Tik Tok, mais de um milhão de internautas acessaram o vídeo.
O animal, que é famoso entre moradores e visitantes, está sendo chamado de Firulais, termo genérico usado na Guatemala para designar cães vira-latas. A palavra é uma mistura de espanhol e inglês.
Trata-se de uma corruptela da expressão inglesa “free of fleas” (livre de pulgas), uma condição imposta pelos EUA para a entrada de migrantes da América Central e do México no país – até o século 19, o fluxo migratório não era proibido, mas os viajantes que buscavam trabalho precisavam declarar que os cachorros que os acompanhavam estavam livres de parasitas.
Firulais é um excelente ator: ele costuma circular pela feira de artesanato de La Antigua e, quando encontra uma “vítima”, deita-se no chão e começa a arrastar-se, como se tivesse algum problema de locomoção.
Os moradores de La Antigua já conhecem os truques de Firulais, mas os turistas que visitam a cidade se encantam com a mansidão e aparente fragilidade do cachorro, que acaba ganhando alguns minutos de atenção e muitos petiscos: enquanto a feira está aberta, ele garante alimento para todas as refeições diárias.
Firulais tem um método conhecido. Depois de circular entre as barracas, ele identifica os turistas desprevenidos, deita-se e procura atrair a atenção com alguns ganidos e choramingos. A performance teatral do peludo é reforçada quando ele percebe olhares comovidos à sua volta.
Mas Firulais não engana ninguém – pelo menos, não por muito tempo. depois de conseguir o que quer, o cachorro simplesmente se levanta normalmente e segue em frente, para surpresa dos turistas.
Ainda de acordo com a linguagem local, o peludo é um verdadeiro “pipirisnais” – outra mistura dos dois idiomas, que surgiu da expressão “people are nice” e se tornou um sinônimo para “gente boa”, usada especialmente entre os guatemaltecos mais velhos.
Muita gente ficou indignada com os happenings de Firulais na feira de artesanato de La Antigua. O cachorro, perfeitamente saudável, finge ser deficiente físico para conseguir o que quer. Mas, provavelmente, ele continuará se arrastando, porque tem atingido o seu objetivo, que é ganhar um pouco de atenção e de alimento.
Alguns internautas mais crédulos chegaram a propor que Firulais deve ter problemas com parasitas intestinais – em casos de infestações mais graves, os cães tendem a arrastar a barriga no chão, na tentativa de obter algum alívio.
Vivendo nas ruas, é muito provável que o cachorro de La Antigua tenha vermes – o abandono gera uma série de problemas e a infestação por parasitas é apenas um deles. Mesmo assim, Firulais apenas criou uma estratégia de sobrevivência.
Os moradores da cidade sabem que Firulais simula a “invalidez” para viver mais um dia e muitos deles levam alimentos para ele na feira. Até mesmo alguns artesãos que expõem os produtos carregam petiscos para satisfazer as vontades e necessidades do peludo.
Muitos seguidores de @nuevaeranoticias se divertiram com a atuação do cachorro de rua. Já são milhares de comentários sobre a tática de sobrevivência de Firulais, que, como já foi dito, nunca engana ninguém por muito tempo.
Entre os comentários à postagem, podemos destacar:
“Firulais queria fazer um experimento social, para ver quem o ajudaria.”
“Não se pode mais confiar nem mesmo nos animais.”
“Existe talento dramático na Guatemala.”
Outros continuam acreditando na “bondade intrínseca” dos cachorros: “Ele não está atuando, está coçando a barriga por causa dos vermes ou a pele por causa de alergias” é o típico comentário que recebe dezenas de curtidas.
O certo é que Firulais está sobrevivendo. Um dia de cada vez, até que um morador de La Antigua mais sensível se disponha a levá-lo para casa e transformá-lo em um membro da família. Ficamos na torcida por isso.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!