Cachorra fica triste ao perder os filhotes, mas encontra uma nova ninhada

Esta cachorra perdeu os filhotes em um incêndio. O consolo veio na forma de uma nova ninhada.

Daisy é uma cachorra mestiça que parece ter nascido para ser mãe, mas um terrível acidente separou a peluda de seus filhotes. Certa manhã, o celeiro em que a ninhada estava abrigada foi destruído por um acidente: Daisy perdeu os filhotes e também alguns amigos do sítio: quatro cabras e um porco.

A cachorra SRD tinha dado à luz três semanas antes e estava sempre com os sete pequenos recém-nascidos. Ela vive com a tutora, Jessica Woodruff, em Roseburg, uma pequena cidade de 20 mil habitantes no Oregon (noroeste dos EUA).

cachorra-triste-perde-filhotes-encontra-nova-ninhada

A perda

Jessica e Daisy estavam radiantes com a chegada da ninhada. A tutora sempre gostou de animais e, quando se mudou para a zona rural de Roseburg, sentiu que havia chegado o momento de se cercar de pets. Os sete filhotes eram o encanto da família.

Com o incêndio, Daisy sofreu bastante. Ele passou a recusar alimento e ficava o tempo todo choramingando e circulando pelo sítio, especialmente nas ruínas do celeiro incendiado, em busca dos filhos. A cachorra começou a emagrecer e estava deprimida.

cachorra-triste-perde-filhotes-encontra-nova-ninhada

A tutora ficou preocupada. Se Daisy não reagisse à perda, ela também acabaria morrendo. A irmã de Jessica, Jacque Barnett, resolveu postar a história do incêndio – e da tristeza imensa da cachorra – nas redes sociais. Jaque escreveu:

“Qualquer coisa pode ajudar. Minha irmã sofreu um incêndio no celeiro de sua propriedade, quando morreram sete filhotes de cachorro, quatro cabras e um porco. A mamãe cachorra está com o coração partido e nós estamos tentando encontrar filhotes para adoção. Nós já procuramos nas clínicas veterinárias e abrigos do Condado, sem sucesso.”

A adoção

Enquanto Jessica, sem muito sucesso, tentava distrair e consolar Daisy, Lorna Murphy visualizou a postagem de Jacque, que parecia ser a resposta para um sério problema: a cachorra de Lorna havia morrido durante o parto, ao dar à luz oito filhotes.

Chloe tinha cinco anos quando cruzou, mas não resistiu ao nascimento da ninhada. Lorna estava alimentando os filhotes com fórmulas especiais, mas os cãezinhos não estavam se desenvolvendo de forma adequada.

Além disso, os recém-nascidos se ressentiam da ausência dos cuidados maternos. Imediatamente, Lorna entrou em contato com Jessica pelo Facebook. Em poucos instantes, as duas tutoras já estavam conversando ao telefone.

cachorra-triste-perde-filhotes-encontra-nova-ninhada

As duas mulheres resolveram tentar transformar as tragédias familiares – a morte da mãe, na casa de Lorna, e dos filhotes, na de Jessica – em um acontecimento feliz. O incêndio havia ocorrido em uma segunda-feira e, logo na sexta-feira seguinte, as tutoras apresentaram os filhotes órfãos na companhia de Daisy.

A ninhada perdida de Daisy era constituída por sete cãezinhos de pelagem creme, enquanto Chloe deixou filhotes pretos, creme e malhados. Mas a mãe adotiva não se importou com a diferença: assim que os recém-nascidos foram introduzidos, Daisy aconchegou-os e começou a amamentá-los.

o auxílio aconteceu em mão dupla: os filhotes conquistaram a possibilidade de sobrevivência graças à nova mãe, enquanto Daisy voltou a exibir o comportamento amigável e brincalhão que sempre lhe foi característico. A cachorra salvou os cãezinhos e eles, por sua vez, salvaram a nova mãe.

As duas tutoras ficaram radiantes. Daisy está ocupada em período integral com os cuidados fundamentais aos filhos postiços. A história atraiu a atenção da imprensa local. Jessica contou aos repórteres que a cachorra recuperou totalmente a alegria de viver:

cachorra-triste-perde-filhotes-encontra-nova-ninhada

“Ela é muito mais ela mesma. Daisy não circula mais pelo celeiro incendiado e passa o tempo todo com os filhotes, amamentando-os e limpando-os. É incrível o quanto estes cãezinhos ajudaram a cachorra a se curar e superar o luto.”

O olhar de Daisy diz tudo. Ela ficou feliz e muito ocupada com as responsabilidades da maternidade. Os filhotes provavelmente não entenderam quase nada do que aconteceu, mas se sentiram abrigados e aninhados com a presença da mãe.

As cachorras instintivamente protegem filhotes órfãos. Na natureza, várias lobas de uma alcateia – e não apenas as mães – se responsabilizam pelos cuidados com as crias; inclusive, algumas chegam a produzir leite, mesmo sem ter se acasalado.

Daisy é uma descendente dos lobos e mostrou-se uma bela representante da espécie. Os cachorros, aliás, são capazes de adotar e amamentar inclusive animais de outras espécies, como os gatos, mas também cabritos, cordeiros e outros filhotes.

Você também vai gostar...