Cachorro “enlouquece” ao ouvir a sua música favorita

Por: em

Vídeo mostra cachorro reagindo “enlouquecido” quando a música favorita toca. Mas será que cachorros gostam realmente de músicas? 

A tecnologia é bem-vinda não apenas para humanos, mas também para cachorros. Forrest, um cachorro americano, quase “enlouquece” quando ouve a música favorita sendo executada por Alexa, o assistente virtual desenvolvido pela Amazon. 

Seguir Cães Online no Facebook

Tina Prestor, a tutora de Forrest – um border collie muito inteligente e ativo – gravou imagens do cachorro, que fica eletrizado sempre que ouve “Who Lets The Dog Out”, executada pelo grupo Baha Men. 

As imagens 

O vídeo foi postado no Tik Tok e já foi curtido e compartilhado por milhões de pessoas: até 20.08.21, as imagens já haviam sido vistas por três milhões de internautas. O conteúdo pode ser visto no Go Fetch da rede social, especializado em cães e outros animais de estimação. 

Cachorro “enlouquece” ao ouvir a sua música favorita

O vídeo de Tina mostra o cachorro enlouquecendo depois que o dispositivo começa a tocar a “sua” música. No início das imagens, é possível ouvir a tutora dizendo: Alexa, play “Who Lets The Dog Out”. 

É a senha para Forrest começar a se movimentar freneticamente. Ele parece entender a frase e já começa a se preparar para dançar ao ritmo da música. A gravação favorita do border collie foi lançada no ano passado e ficou muito tempo no USA Top 40. 

O melhor das imagens é o suspense: Forrest permanece alguns segundos quieto e imóvel, olhando para o dispositivo. A expectativa do cachorro é evidente: ele não vê a hora de curtir o som predileto. 

Assim que a música começa a ser tocada, a felicidade é completa. Forrest pula sobre os móveis, corre pela cozinha, é um entra-e-sai frenético. O cachorro realmente curte a canção, que dizer expressamente: “quem deixa o cachorro sair?”. 

@gofetch

Can you tell this is his favourite song? 🤔 (@forrestthebordercollie) #fyp #foryou #foryoupage #dogsoftiktok #cute #tiktok #dog #bordercollie

♬ Who Let the Dogs Out – The Bow Wow Men

Cachorros gostam de música? 

Apesar de parecer improvável, cachorros realmente gostam de música – e ouvir as canções prediletas pode trazer benefícios físicos e emocionais para os peludos. As preferências são individuais: cada peludo tem a sua própria set list. 

As reações às músicas também variam. Um rock pesado convida ao movimento, enquanto uma melodia suave propicia o descanso e as sonecas. Usar música é útil inclusive no adestramento, para condicionar os peludos. 

Os tutores precisam ficar atentos ao volume: a audição dos cachorros é muito mais apurada do que a humana e eles podem se sentir desconfortáveis ao serem expostos a sons muito elevados. 

Mas o volume também não pode ser muito baixo: enquanto nós captamos sons na frequência entre e 20 e 20.000 Hz, os cães captam sons entre 15 e 100.000 Hz. Por isso, algumas das nossas músicas favoritas podem ser “agudas” demais para os peludos, que podem inclusive sofrer prejuízos auditivos. 

É por isso também que, muitas vezes, os cachorros ficam excitados e começam a latir sem parar. Apenas um tempinho depois, nós somos capazes de captar o barulho de uma sirene se aproximando, mas os peludos já estavam escutando muito antes. 

Os cachorros também contam com algumas habilidades específicas: eles conseguem movimentar as orelhas, modulando a recepção dos sons. Eles usam 18 músculos para girar, inclinar, levantar ou abaixar, enquanto os humanos empregam apenas dois, na maioria das atividades. 

Deixar o rádio ligado quando o cachorro permanece sozinho em casa também é benéfico. Ele ouvirá sons diferentes, rápidos e lentos, agudos e graves, e isto, de certa forma, enriquece o ambiente: os peludos ficam menos entediados. Vale o mesmo para um equipamento de vídeo, que pode ser programado para execução por apenas alguns minutos.

Gostou? Siga o Cães Online no Facebook, Instagram e Google News