Como ensinar seu cão a obedecer

Quem tem um cão em casa sabe que eles podem ter um comportamento muito parecido com o de uma criança. Adoram testar seus limites para saber até onde podem ir e, caso você não imponha algumas regras, ele poderá se tornar um cachorro bem desobediente. Mas se esse é o seu caso, fique tranquilo: veja aqui algumas dicas de especialistas em adestramento sobre como ensinar seu cão a obedecer ao dono.

 

Como ensinar seu cão a obedecer
Como ensinar seu cão a obedecer

 

Inicialmente você deve saber que os cães naturalmente demonstram sentidos de liderança ou submissão em relação aos outros cachorros do local e também em relação ao dono e demais pessoas que freqüentam a casa. Isso muitas vezes se define geneticamente pela raça ou, no caso de cães sem raça definida, depende do temperamento do animal. Cães da raça rotweiller e pitbull, por exemplo, tendem a dominar o espaço e precisam de pulso firme para que você não acabe criando um cão desobediente.

Não se trata apenas de fazê-lo sentar e dar a patinha, ensinar seu cão a obedecer ordens pode evitar que ele destrua o jardim, pule nas pessoas, avance no carteiro ou coma a correspondência, etc. É válido ressaltar que o cão não se sente infeliz em obedecer o dono, se ele entender as regras da casa, vai se tornar um animal menos estressado e mais tranquilo – consequentemente mais feliz.

Como ensinar seu cão a obedecer

A dica dos especialistas é lidar com o cão como sendo o líder da matilha – você será o cachorro-alfa do bando e isso significa que você será o primeiro em tudo. Portanto, você deve dormir no melhor lugar da casa, comer primeiro, entrar e sair primeiro de qualquer lugar. O cão entenderá que você está no controle se você o alimentar sempre. Se ele ficar pedindo comida, faça-o esperar com um comando de voz simples e direto (exemplo: SENTA!).

Para ensinar seu cão a obedecer às suas ordens você deve impor limites dentro de casa: não o deixe entrar no seu quarto ou subir no sofá. Se ele teimar, seja mais teimoso do que ele e não o agrade até que ele o obedeça. Repare que isso não significa que deve ser agressivo, apenas use um tom de voz firme e seguro, preferencialmente com uma palavra curta de comando.

Como ensinar seu cão a obedecer

Outra dica é: quando seu cão demonstrar que quer brincar, espere um momento até começar a brincar com ele. Isso fará com que ele entenda que é você quem decide a hora certa. Por fim, mantenha uma rotina de exercícios – pode ser desde um passeio até alguns minutos de corrida e outras atividades. Durante esses momentos, faça-o seguir seus comandos. Insista sempre nas mesmas palavras e use-as no momento certo e nunca aleatoriamente, pois seu cão aprenderá a obedecê-lo ao associar sua ordem ao que ele estiver fazendo!

Agora que você sabe como ensinar seu cão a obedecer ao dono, procure reservar cerca de 15 minutos por dia para aplicar as regras.

42 Comentários

Deixe um comentário
    • realmente esse site ensina mta coisa…até tou embasbacado com a quantidade de informaçao util que tirei daqui…sim porque o que diz aí nao é nada que eu pudesse descobrir sozinho, sao coisas muito complexas…quem ia imaginar que eu nao posso deixaR o cachorro fazer o que quer? enquanto houver sites assim estamos todos seguros

  1. meu cão não obedece, pula nas pessoas , briga com os gatos da casa tenho um casal de gatos , mantenho ele preso na coleira o dia todo so solto a noite , assim mesmo quando solto não tem quem aguente e insuportável corre o tempo todo não deixa ninguém em paz ta difícil ele so tem 6 meses mas esta enorme e insuportável não sei mas o q fazer ele não obedece peço ajuda por favor .

    • Olá Sonia, sei bem como é, mas vc precisa entender, que mesmo “enorme” ele ainda é filhote, cheio de energia, separe uns minutinhos por dia para dar atenção a ele, brincar, correr, pular, assim ele queima um pouco dessa energia! O importante é vc determinar a hora!

  2. Ola minha cachorrinha de dois anos passou a subir em cima do capo do meu carro, ja arranhou tudo, ela cistuna fazer isso a noite…mas nao quero bater nela, alguma dica?

  3. Oi tenho uma cachorra mestiça lavrador,ela é porte médio, destrói tudo,tira as roupas do varal,cavuca nas minhas plantas,carrega tudo,todo dia é o terror de manhã e de madrugada,ela não cansa ela faz barulho a noite toda no quintal ,tudo espalhado planta quebrada,pedaços de madeira no chão, isto me irrita muito,dou algumas chinelada nela,mas é só virar as costas,ela começa de novo,faz coco na frente da garagem,tem um quintal grande no fundo,com terra,nossa não aguento mais,chega ser insuportável,é puro estresse.

  4. Nunca li tanta bobagem em uma página só. Este método Cesar Millan já foi batido a tempos, este post deveria ser apagado. Quem tiver interesse de aprender educar seu cão de verdade, busque nas pesquisas por adestramento positivo. Recomendo buscar no youtube: Adestrador Online.

    É MELHOR NEM TER UM CÃO AO TRATÁ-LO ASSIM.

  5. Ótimas dicas, mas com todo respeito, não funcionam com o Rottweiler. Raça maravilhosa, fiel, companheira mas absurdamente teimosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *