Você está aqui: Home > Dicas > Como ensinar seu cão a obedecer

Como ensinar seu cão a obedecer



Quem tem um cão em casa sabe que eles podem ter um comportamento muito parecido com o de uma criança. Adoram testar seus limites para saber até onde podem ir e, caso você não imponha algumas regras, ele poderá se tornar um cachorro bem desobediente. Mas se esse é o seu caso, fique tranquilo: veja aqui algumas dicas de especialistas em adestramento sobre como ensinar seu cão a obedecer ao dono.

 

Como ensinar seu cão a obedecer

Como ensinar seu cão a obedecer

 

Inicialmente você deve saber que os cães naturalmente demonstram sentidos de liderança ou submissão em relação aos outros cachorros do local e também em relação ao dono e demais pessoas que freqüentam a casa. Isso muitas vezes se define geneticamente pela raça ou, no caso de cães sem raça definida, depende do temperamento do animal. Cães da raça rotweiller e pitbull, por exemplo, tendem a dominar o espaço e precisam de pulso firme para que você não acabe criando um cão desobediente.

Não se trata apenas de fazê-lo sentar e dar a patinha, ensinar seu cão a obedecer ordens pode evitar que ele destrua o jardim, pule nas pessoas, avance no carteiro ou coma a correspondência, etc. É válido ressaltar que o cão não se sente infeliz em obedecer o dono, se ele entender as regras da casa, vai se tornar um animal menos estressado e mais tranquilo – consequentemente mais feliz.

Como ensinar seu cão a obedecer

A dica dos especialistas é lidar com o cão como sendo o líder da matilha – você será o cachorro-alfa do bando e isso significa que você será o primeiro em tudo. Portanto, você deve dormir no melhor lugar da casa, comer primeiro, entrar e sair primeiro de qualquer lugar. O cão entenderá que você está no controle se você o alimentar sempre. Se ele ficar pedindo comida, faça-o esperar com um comando de voz simples e direto (exemplo: SENTA!).

Para ensinar seu cão a obedecer às suas ordens você deve impor limites dentro de casa: não o deixe entrar no seu quarto ou subir no sofá. Se ele teimar, seja mais teimoso do que ele e não o agrade até que ele o obedeça. Repare que isso não significa que deve ser agressivo, apenas use um tom de voz firme e seguro, preferencialmente com uma palavra curta de comando.

Como ensinar seu cão a obedecer

Outra dica é: quando seu cão demonstrar que quer brincar, espere um momento até começar a brincar com ele. Isso fará com que ele entenda que é você quem decide a hora certa. Por fim, mantenha uma rotina de exercícios – pode ser desde um passeio até alguns minutos de corrida e outras atividades. Durante esses momentos, faça-o seguir seus comandos. Insista sempre nas mesmas palavras e use-as no momento certo e nunca aleatoriamente, pois seu cão aprenderá a obedecê-lo ao associar sua ordem ao que ele estiver fazendo!

Agora que você sabe como ensinar seu cão a obedecer ao dono, procure reservar cerca de 15 minutos por dia para aplicar as regras.

GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Cães Online no seu e-mail. É grátis!

11 Comentários para “Como ensinar seu cão a obedecer”

  1. renatao disse:

    como fazer seu cachorro nao fazer coco e xixi na sua casa

  2. giulia disse:

    muito legal saber como ensinar o minha cadela
    nesse site muito obrigada

  3. Rafaela Moura disse:

    Umas das formas é enrolar o jornal e bater no chão perto do cachorro(a).E também só procurar no Google!!!!

  4. pamela disse:

    muito bm obgd me ajudou bastante
    agora eu sei como faser o meu cão a me obedecer

  5. carla disse:

    adorei agora o meu cão já esta mais obediente foi mais um peso que tirei de cima de min

  6. isabela disse:

    o meu cachorro não me obedeceu

  7. thalita disse:

    o meu cachorro me obedeceu

  8. Maria Rocha disse:

    como ensinar o meu cão a obedecer-me

  9. Maria Rocha disse:

    como ensinar meu cão a obedecer-me?

  10. sonia disse:

    meu cão não obedece, pula nas pessoas , briga com os gatos da casa tenho um casal de gatos , mantenho ele preso na coleira o dia todo so solto a noite , assim mesmo quando solto não tem quem aguente e insuportável corre o tempo todo não deixa ninguém em paz ta difícil ele so tem 6 meses mas esta enorme e insuportável não sei mas o q fazer ele não obedece peço ajuda por favor .

Faça o seu Comentário