Alimentos para humanos que podem matar seu cão

Antes de a gente começar a falar sobre comidas que você não deve dar pro seu cão, vamos primeiro entender por que. O sistema digestivo dos cachorros, embora contenha os mesmos órgãos que o nosso, é bem diferente!

Mastigação – A Primeira Fase Da Digestão

Pra começar, a mastigação. Preste atenção a próxima vez que seu cachorro for comer alguma coisa. Diferente de nós, que mastigamos os alimentos triturando tudo com nossos molares em movimentos laterais, os cães mastigam de cima pra baixo usando suas presas e dentes frontais. Experimente comer assim pra ver que esquisito fica! Isso significa que nossos amigos caninos não quebram os alimentos em pedacinhos pequenininhos ou quase os transformam numa pasta como nós fazemos. Além disso, na saliva dos cães não existem enzimas como na nossa, que ajudam a quebrar os alimentos para digestão; o que a saliva deles faz é matar germes – é por isso que seu cachorro “pode comer praticamente qualquer coisa” e não ficar doente!

comida-proibida-cachorros-1

Esôfago – Goela Abaixo!

Depois, pra passar pelo esôfago do cachorro, a comida tem de estar em pedaços suficientemente pequenos, senão ele põe tudo pra fora. Isso significa que se seu cachorro de vez em quando vomita a comida ele não está doente nem bulímico, os pedaços é que estão grandes demais. Vomitar pra ele é um mecanismo de controle – por mais nojento que pareça pra você.

Estômago, Enzimas e Ácidos

Os ácidos no estômago do cachorro são muito mais fortes do que os do nosso estômago, (imagine que o ph de digestão deles é 1 e o nosso é 5) o que significa que eles dissolvem rapidamente grandes pedaços de carne crua. Por causa desta alta acidez, as enzimas necessárias para digerir certos alimentos (presentes no nosso sistema digestivo), não podem sobreviver no estômago deles. É por isso que dietas vegetarianas e baseadas em grãos não funcionam para os cachorros – grãos e vegetais precisariam ser pré-digeridos.

O trato digestivo dos cachorros é muito mais curto que o nosso – ele absorve menos nutriente (porque tem menos tempo), mas se livra mais rapidamente das toxinas.

Vamos aos Alimentos proibidos!

Bom, agora que já sabemos o que acontece com o alimento uma vez que ele é consumido pelo cachorro, vamos analisar quais deles você não deve permitir que seu peludo tenha acesso.

CHOCOLATE – Contem cafeína e teobromina que são substâncias tóxicas para seu cachorro. Quanto mais escuro o chocolate, maior o teor dessas substâncias, consequentemente, mais tóxico. Os efeitos podem ser vômito, desidratação, dores abdominais, tremores, temperatura elevada, agitação, convulsão e morte.

comida-proibida-cachorros-2

LEITE – Acredite ou não, cães também podem sofrer de intolerância à lactose! Cachorros não têm as enzimas necessárias (lembra?) pra quebrar os açúcares do leite. Seu consumo pode causar vômito, diarreia e outros problemas gástricos, e embora não seja uma ameaça mortal, pode também causar exposição à bactérias que podem levar a doenças mais sérias.

comida-proibida-cachorros-3

QUEIJO – Mesmo problema do leite, o queijo também tem gorduras e açúcares que os cães não conseguem digerir (as enzimas outra vez). Como com outros laticínios, queijos podem causar gases, diarreia e vômito.

ALHO E CEBOLA – Esses alimentos podem prejudicar as células vermelhas do animal se consumidos em excesso, eventualmente causando anemia e fazendo com que uma transfusão seja necessária. Os sintomas são fraqueza, vômito, desinteresse por comida, falta de fôlego.

comida-proibida-cachorros-4

CAFÉ, CHÁ E BEBIDAS COM CAFEÍNA – Bebidas como café, chá, refrigerantes e estimulantes possuem cafeína que, se tomada em quantidade, pode ser fatal para seu cão. Os sinais de envenenamento por cafeína são: respiração rápida, palpitações e tremores.

MACADÂMIA – Embora essa noz seja deliciosa, meia dúzia delas é suficiente para deixar seu cachorro muito doente. Os sintomas são tremores, fraqueza ou paralisia dos quadris, vômito, elevação da temperatura e do batimento cardíaco.

 XILITOL – Xilitol é um adoçante artificial encontrado em doces, balas, chicletes, bolachas e outros produtos afins, que pode causar problemas hepáticos e queda dos níveis de açúcar no sangue dos cachorros. Um pedaço de chiclete para um cachorro de 4 quilos é uma dose potencialmente tóxica. Os sintomas de envenenamento são pressão baixa, letargia, vômito e falta de coordenação.

comida-proibida-cachorros-5

GORDURAS, BACON E OSSOS – O seu cachorro fica debaixo da mesa com aqueles olhinhos pidões esperando você jogar aqueles pedaços de gordura e os ossos que você coloca de lado? Então resista a tentação porque todos os dois são um perigo para seu cãozinho podendo causar pancreatite. Além disso, ele pode engasgar com os ossos, ou eles podem quebrar em lascas e acabar rasgando o sistema digestivo do animal.

comida-proibida-cachorros-6

OVO CRU – Cachorros não devem consumir ovos crus pela mesma razão que nós não o fazemos: salmonela e e-coli. Além disso, certas enzimas do ovo cru interferem com a absorção de vitamina B podendo causar problemas no pelo do seu cachorro.

comida-proibida-cachorros-7

PEIXE E CARNE CRUS – Como no caso dos ovos, esses alimentos também contêm bactérias que podem causar envenenamento, por isso devem sempre ser muito bem cozinhados. Além disso, certos tipos de peixe contêm um parasita que, se não for tratado, pode matar em até duas semanas. Os sinais de envenenamento são vômito, febre, e inchaço dos nódulos linfáticos.

comida-proibida-cachorros-8

SAL – Excesso de sal não faz bem pra humanos nem pra animais, mas no caso do seu cãozinho, pode causar excesso de sede e de necessidade de urinar, e envenenamento por íons de sódio. Vômito, diarreia, depressão, tremores, temperatura elevada, convulsões e até morte são as possíveis consequências do consumo em excesso de sal.

comida-proibida-cachorros-9

ALIMENTOS E BEBIDAS DOCES – Precisa explicar? Todo o prejuízo que o excesso de consumo de açúcar provoca nos humanos também acontece com os animais: obesidade, problemas dentários e eventual diabetes.

doces-cachorro

ÁLCOOL – Além dos culpados de sempre (cerveja, vinho, destilados), o álcool pode ser encontrado em sobremesas e nas massas de pães, bolos, pizza, etc. Quando seu cachorro ingere essa massa, o fermento a faz crescer e expandir dentro do seu estômago ou intestino, criando grandes quantidades de gás que causam muita dor e podem levar a uma ruptura do estômago ou trato intestinal. Além disso, esses itens podem causar vômito, desconforto abdominal e letargia.

comida-proibida-cachorros-10

REMÉDIOS DE GENTE – A crença de que medicamentos para humanos também são bons para cachorros é a maior causa de envenenamento canino que existe. Só dê medicamentos para seu cão sob a supervisão de um veterinário. Substâncias comumente encontradas em medicamentos como acetaminofeno e ibuprofeno podem ser fatais para cachorros.

como-dar-remedio-conta-gota-para-cao

DESPENSA PROIBIDA – Vários itens que ficam guardados na sua despensa podem ser perigosíssimos para seu cachorro. Especiarias, fermento, bicarbonato são verdadeiros venenos, por exemplo. Mantenha as portas fechadas e esses itens nas prateleiras mais altas para evitar possíveis envenenamentos.

comida-proibida-cachorros-11

ELE COMEU O QUE NÃO DEVIA, E AGORA?

Você leu até aqui e tomou todos os cuidados, mas seu cãozinho de alguma forma comeu o que não devia. E agora? Tenha sempre o telefone do seu veterinário à mão (o meu fica na porta da geladeira), bem como o endereço da clínica de atendimento emergencial mais próxima. Se você perceber que ele está tendo uma reação a alguma coisa tóxica, peça ajuda imediatamente.

É importante levar em consideração que o mal que esses alimentos podem causar variar de acordo com a raça e tamanho dos cachorros. Da mesma forma que nós humanos reagimos de forma diferente ao que ingerimos, o impacto de certos alimentos vai variar dependendo do animal. Dita o bom senso, que como bons tutores, mantenhamos esses alimentos longe do alcance dos nossos peludos.

7 Comentários

Deixe um comentário
  1. Desde sempre que tenho cães alimento-os com carne moida e arroz cozido sem tempero pois eles não comem só ração guardo cascas de ovos bato-as no liquidificador e passo na peneira resultando uma farinha de calcio, se eu estiver errada me avise por favor

    • E muito importante essas orientaçoes que recebemos! Sobre como tratar nossos amigos Caes….. Tem coisas que sabemos mais muitas nao temos conhecimento…

    • está certa, entretanto a alimentação natural deve ser balanceada, deve haver carnes legumes viceras e carboidratos, assim seria melhor que você se informasse mais sobre como fazer uma dieta caseira para seu bixinho para ele não ficar com falta de nenhum nutriente!

  2. existe a alimentação natural para animais, e nela contem carnes cruas e ossos! os animias se não fosse por nos humanos iriam se alimentar de animais, já que são carnivoros,sem fazer distinção de cru ou cozido, ou coisas do genero, dessa forma, essas informações estão um pouco precipitadas!

    • Verdade Thais.
      A matéria meio que se desmente nesse ponto. No começo diz que a saliva deles tem a função de matar germes, depois diz que o motivo pra não oferecer carne crua é a possibilidade de estarem contaminadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *