Amigas adotam cachorra idosa e fazem de seus últimos dias os melhores

Estas duas amigas decidiram adotar uma cachorra idosa e tornar melhores os seus últimos dias.

A história aconteceu em Dallas, Texas (sul dos EUA). Aos 19 anos de idade, uma fêmea de retriever do Labrador preto foi entregue a um abrigo. A cachorra idosa não tinha com quem partilhar os últimos dias. Então, duas amigas, em um gesto de amizade e dedicação, decidiram adotá-la e fazer um final feliz para ela.

Duas-amigas-adotam-cachorra-idosa
INSTAGRAM/ DALLASANIMALFOSTER

Annie, a cachorra idosa, já foi recebida em seu novo lar, onde terá uma bela aposentadoria, com todo o necessário para viver com dignidade nos últimos dias. Graças a estas duas amigas, a retriever terá todos os cuidados, a atenção e o carinho que todos os pets merecem.

Annie e o abandono

Quando a retriever do Labrador foi entregue aos cuidados do Dallas Animal Services and Adoption Center, um abrigo instalado na maior cidade do Texas, a cachorra idosa não estava na sua melhor forma.

De acordo com as informações prestadas pelos antigos tutores, Annie já tinha completado 19 anos de idade – praticamente um recorde de longevidade para a raça, cuja expectativa de vida fica entre 12 e 14 anos.

Duas-amigas-adotam-cachorra-idosa
INSTAGRAM/ DALLASANIMALFOSTER

Annie estava “dando trabalho” para a antiga família. Ela não conseguia se alimentar sozinha e caminhava com muito custo. De acordo com a avaliação veterinária, nas condições em que se apresentava, a cachorra idosa não teria mais de um mês de vida.

A retriever do Labrador foi transferida para o Pawerful Rescue, um santuário em Royse City, uma cidade texana na zona rural, distante 50 km de Dallas. Stephanie Rowe e Duke Hemstreet, os fundadores da ONG, se responsabilizaram por oferecer um espaço adequado para a última etapa da vida da cachorra.

Seja como for, Annie surpreendeu a toda equipe do santuário: com alguns cuidados básicos, ela recuperou as forças e viveu não apenas um, mas quatro meses no abrigo. Amparada e motivada, a peluda retomou um pouco de vitalidade e retomou o gosto pela vida.

Encorajado pela evolução positiva, o Pawerful Rescue (o nome é um trocadilho com “paw” [pata de animal] e power [poder]) postou fotos da cachorra nas redes sociais, mostrando a evolução desde o momento em que ela tinha sido acolhida, na expectativa de que alguém se interessasse em adotá-la.

A adoção

Foi então que Lauren Siler e Lisa Flores, duas grandes amigas e também colegas de quarto, viram a postagem no Instagram e apaixonaram pela cachorra idosa: foi amor à primeira vista. Lauren, que estava se preparando para uma viagem, entrou em contato com o Pawerful Rescue imediatamente.

Stephanie e Duke agendaram uma visita de Lauren para Annie. A jovem modificou os planos e foi com Lisa para Royse City. O objetivo inicial era passar apenas algumas horas com a cachorra idosa, para que ela recebesse um pouco de atenção e afeto.

Duas-amigas-adotam-cachorra-idosa
INSTAGRAM/ DALLASANIMALFOSTER

As duas amigas tinham sofrido uma perda recente: no início de 2022, Bear, o cachorro da dupla, tinha morrido de causas naturais. Quando Lauren e Lisa foram visitar Annie, elas ainda estavam de luto, mas sentiram que estavam prontas para superar a tristeza e dar início a um novo capítulo.

Stephanie e Duke alertaram as amigas sobre as dificuldades. Annie, apesar de ter recuperado parte das forças orgânicas, era uma cachorra idosa, com muitos problemas decorrentes da velhice. Na melhor das hipóteses, ela teria ainda alguns meses de vida, mas não poderia oferecer a alegria e dedicação esperadas em um cachorro.

Mas Lauren e Lisa estavam decididas. Elas queriam receber Annie em casa, proporcionar um final de vida digno, repleto de carinho e dedicação, com toda a alegria que a cachorra ainda poderia vivenciar – fosse por semanas, fosse por um ano ou dois.

Annie se despediu do Pawerful Rescue naquela mesma tarde, em direção à casa de Lauren e Lisa. A cachorra idosa adaptou-se rapidamente ao novo ambiente e revelou-se muito amorosa, sempre atrás das mães adotivas, oferecendo muitos lambeijos – e, claro, aceitando muitos afagos e cafunés.

As mães adotivas de Annie resolveram fazer uma “lista de desejos” para a cachorra. Nos últimos meses, a retriever do Labrador conseguiu realizar algumas coisas importantes, sempre ao lado de Lauren e Lisa.

Annie já teve uma festa de aniversário, com direito a balões, cantoria e bolo confeitado. Como as adotantes não sabem a data exata em que a retriever do Labrador nasceu, elas escolheram um dia especial para a peluda.

Duas-amigas-adotam-cachorra-idosa
INSTAGRAM/ DALLASANIMALFOSTER

Da mesma forma, sem saber quanto tempo ainda restava para Annie, Lauren e Lisa promoveram um Natal para a cachorra em julho. Elas decoraram a casa com motivos natalinos e até simularam neve em pleno verão texano.

Annie também pintou um quadro, foi clicada por um fotógrafo profissional (as imagens foram postadas em uma página especial da cachorra no Instagram) e ganhou uma turnê de hambúrgueres pelas melhores lanchonetes de Dallas.

Os seguidores de Annie nas redes sociais foram aumentando. A equipe do Pawerful Rescue se uniu às duas amigas para promover os eventos realizados com a cachorra – as fotos e vídeos ajudam a promover a adoção responsável.

Adoção responsável

Muitos internautas sugeriram novas atividades para a lista de desejos de Annie, que vai crescendo a cada dia. Não se sabe quantos eventos terão ainda a participação da cachorra, mas ela está feliz e, ao mesmo tempo, está ajudando a conscientizar os tutores sobre a importância dos cuidados aos animais idosos.

Muitos tutores abandonam cães e gatos, quando eles ficam velhos e já não conseguem participar das brincadeiras e correrias como antes. Assim como nós, um pet sênior precisa de cuidados para caminhar, comer, brincar, etc.

Nada disso, no entanto, é motivo para o abandono ou a entrega em abrigos. Quem adota um cachorro ou gato precisa estar ciente de que, na maioria dos casos, eles morrerão antes dos tutores. Além disso, com o avanço da idade, eles passarão a ter necessidades especiais.

Você também vai gostar...