Um cão que se assemelha muito ao Dobermann e que se destaca pela coragem, determinação e inteligência. Saiba mais sobre essa raça desconhecida no Brasil.

O Beauceron, também, conhecido como Pastor Beauce é um cão pastor de origem francesa. É uma raça muito antiga, e era usada para guarda. A raça é mais popular e conhecida no seu país de origem. O Beauceron é muito parecido com a raça Dobermann, apresenta diferenças marcantes, porque ele é mais alto e robusto.

beauceron-1

O primeiro registo da raça ocorreu no ano de 1893 e desde então, ela começou a crescer e a despertar atenção de outros criadores. Atualmente, a raça é usada como cão de pastor pelos franceses e também para outras finalidades como guarda, guia de cego e cão de polícia. O Beauceron foi muito utilizado nas duas grandes guerras. No Brasil, infelizmente, a raça é pouco conhecida e há poucos criadores.

Características da raça

O Beauceron tem o porte alto em que as fêmeas podem atingir entre 61 cm e 68 cm, enquanto os machos oscilam entre 65 cm e 70 cm. O peso varia entre 30 kg a 40 kg. O pelo é forte, firme, rente na cabeça e assentado no corpo. A cor da pelagem pode variar em alguns tons como, por exemplo, preto e fogo, alerquim.

Temperamento do Beauceron

O Beauceron é inteligente, obediente e aprende as coisas com muita facilidade e rapidez. Ele possui um grande instinto de proteção e costuma se destacar em competições de ataque e defesa. Ele é muito curioso, sociável e não é muito desconfiado ou agressivo.

Ele é bem independente e adora estar na companhia do dono e dos familiares. Adora estar em contato com as pessoas e se interage bem com as crianças. O relacionamento com outros cães pode ser complicado porque o Beauceron adora se impor, e se o outro cão não o aceitar, certamente, eles vão entrar em conflito. Na França, o Beauceron é chamado de “gentilhomme campagnard”, que significa “cavalheiro camponês” ou” nobre camponês”, devido ao seu comportamento nobre

Dicas da raça Beauceron

Existem algumas doenças que são comuns para os cães desta raça como a displasia coxofemoral e de cotovelos. Por isso, antes de ter um filhote é recomendado que os donos peçam um exame de radiografia, para avaliar os pais.

O Beauceron precisa de espaços para correr e gastar energia, por isso, devem ser criados em locais grandes e com muito espaço. Os filhotes são ativos e cheios de energia.

Fotos do Beauceron

Vídeo do Beauceron


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui