Cachorra é devolvida porque queria dormir com a nova família

A nova família devolveu a cachorra ao abrigo porque não aceitou que ela dormisse na cama.

Uma cachorra foi acolhida em um abrigo instalado em Venice, Flórida (sudeste dos EUA). Meses depois, ela encontrou uma família. Dias antes do Natal, porém, os pais desistiram da adoção, alegando que a cachorrinha insistia em dormir na cama do casal.

A True and Faithful Pet Rescue Mission (missão de resgate de pets verdadeira e fiel, em tradução livre) é especializada no resgate e encaminhamento de cães e gatos idosos. Ela recebeu Twinkle, recuperou a saúde da cachorra, entregou-a para adoção, mas teve de recebê-la de volta.

Cachorra-e-devolvida-porque-queria-dormir-com-a-nova-familia

A história de Twinkle

A cachorra da raça chihuahua já passou dos dez anos de idade: é uma verdadeira anciã canina. Ela foi acolhida doente, apavorada e muito ansiosa na True and Faithful depois de ter sido retirada das ruas pelo serviço de resgate da Flórida.

A maioria dos canis e abrigos que recebem animais de rua no Estado são conhecidos pelos altos percentuais de mortandade. De acordo com as leis americanas, cães e gatos podem ser abatidos a partir de 72 horas do resgate, se ninguém reclamá-los ou se dispuser a adotá-los.

Em seu site, a True and Faithful afirma ter como missão “resgatar, curar e educar esses animais, porque todo pet tem direito a ser amado e cuidado”. Isso também aconteceu com Twinkle, mas a adoção não deu certo.

Cachorra-e-devolvida-porque-queria-dormir-com-a-nova-familia

O abrigo resgatou-a pouco antes do abate. Os veterinários da True and Faithful conseguiram recuperar a saúde de Twinkle, que em poucas semanas recuperou a beleza e a boa forma. Em seguida, ela foi adotada.

Alguns dias antes do Natal, no entanto, o abrigo recebeu um e-mail da nova família, que queria se desfazer da chihuahua. Twinkle passou quatro meses com os pais adotivos, mas eles alegaram que a convivência tinha se tornado insuportável.

De acordo com as alegações apresentadas no e-mail, a cachorra gritava e chorava a noite inteira, insistindo em dormir na cama com os pais adotivos. Por fim, eles chegaram à conclusão de que Twinkle não era “uma boa opção” e devolveram a chihuahua para o abrigo.

A devolução

Madison Mulvihill, que coordena as redes sociais da True and Faithful, publicou a história de Twinkle na internet. Ela contou que a chihuahua estava “devastada e muito confusa”. Ela foi recolhida em um cubículo, para readaptar-se ao abrigo.

Ainda de acordo com Madison, Twinkle foi devolvida por cima da cerca do abrigo – os tutores nem sequer acompanharam a cachorra até o canil. Ela ficou longos momentos observando a cerca, sem entender o que estava acontecendo. Evidentemente, não é possível explicar para um cachorro que ele está sendo “devolvido”, como se fosse uma mercadoria com defeito.

Twinkle queria apenas brincar, correr e demonstrar todo o amor que sente pela sua família humana. Nem todos gostam de ter um cachorro na cama, nem mesmo dentro de casa. Em muitos lares, os cachorros não podem passar pela porta.

Cachorra-e-devolvida-porque-queria-dormir-com-a-nova-familia

Não há nada necessariamente errado nisso: são as regras da família, que variam de casa para casa. Mas, no caso de Twinkle, o motivo alegado para a devolução parece ser apenas uma desculpa. Os tutores não demonstraram nenhum senso de responsabilidade em relação à cachorrinha.

Twinkle, apesar de pesar apenas 1,8 kg, é uma cachorra forte, com muita personalidade. Ela adora atenção e não tem medo de se aproximar das pessoas. A chihuahua gosta de ser paparicada e de receber muito carinho.

Nada disso poderia ser considerado “defeito”: quem adota um cachorro deve esperar que ele demande atenção, cuidados e parte do tempo disponível para interagir. Estes, aliás, são os motivos para viver com um cachorro, especialmente de pequeno porte.

Cachorra-e-devolvida-porque-queria-dormir-com-a-nova-familia

A história de Twinkle, contada nas redes sociais, viralizou rapidamente. Apenas no Tik Tok, as postagens foram curtidas por milhões de internautas e compartilhadas milhares de vezes, na esperança de encontrar um novo lar para a chihuahua.

Desculpas

Quem adota um cachorro deve estar ciente de que ele é um ser sensível e inteligente, dotado de sentimentos – cachorros não são objetos que podem ser descartados quando fazem muita bagunça, muita sujeira ou se tornam “desnecessários”.

Muitos tutores desistem dos seus cães pelos motivos mais banais. Alguns mudam de casa e justificam o abandono dizendo que “não tinha espaço”. Outros alegam a chegada de um bebê, a doença de um parente, o aumento das despesas, etc.

Cachorra-e-devolvida-porque-queria-dormir-com-a-nova-familia

Nada disso serve como desculpa. Ao adotar um pet, é imprescindível ter consciência de que o animal está se tornando um novo membro da família e não pode ser abandonado, trocado ou jogado fora.

Nas condições mais extremas, pode ser necessário ter de se desfazer de um animal de estimação, mas, mesmo nestes casos, os tutores precisam ser responsáveis, providenciando um novo lar seguro e carinhoso para eles.

Você também vai gostar...