Cachorra se recusa a deixar o abrigo sem o melhor amigo

Conheça a história desta cachorra mestiça, que não quis deixar o melhor amigo no abrigo.

Os elos de amizade e proteção se tornaram tão fortes nesta dupla que, quando finalmente encontrou um lar de adoção, a cachorra se recusou a deixar o abrigo sem levar o melhor amigo para a vida nova que estava se apresentando.

A lealdade canina dispensa comentários. Quase todos nós conhecemos alguma história envolvendo a amizade incondicional dos peludos. O que chama a atenção neste episódio é que, não tendo um humano a quem se devotar, esta cachorra apegou-se a outro peludo.

Taco e Merrill

Merrill é uma cachorra mestiça de pitbull incansável. Com três anos de idade, ela não para de brincar e correr. Ela encontrou o melhor amigo em outro cachorro: Taco, um pequeno chihuahua já idoso.

Cachorra-se-recusa-a-deixar-o-abrigo-sem-o-melhor-amigo-7

A idade de Taco foi estimada em oito anos. Ele já pode ser considerado sênior, mas chihuahuas são longevos e, mesmo tendo amargado algum tempo abandonado nas ruas, Taco continua sendo um cachorro ágil e divertido.

Taco e Merrill se conheceram no Rocket Dog Rescue, um abrigo sediado em San Francisco (Califórnia, costa oeste dos EUA) para onde os dois peludos depois de terem sido resgatados do abandono e dos maus tratos.

A vida no abrigo

Ao chegarem ao abrigo – Taco e Merrill foram capturados com apenas alguns dias de diferença –, os dois cães foram alojados separadamente, mas alguma coisa atraiu os amigos. Já nos primeiros banhos de sol com os outros animais do abrigo, a mestiça e o chihuahua demonstraram amizade.

Cachorra-se-recusa-a-deixar-o-abrigo-sem-o-melhor-amigo-1

Merrill entendeu que o chihuahua precisaria de ajuda contra os valentões do abrigo e encarregou-se de manter a ordem e a tranquilidade. Os voluntários do Rocket Dog observaram a dupla atentamente, até perceber que a cachorra não oferecia riscos ao nanico: ao contrário, ela estava decidida a protegê-lo.

O Rocket Dog é um abrigo especial: trata-se de um “no-kill shelter”. De acordo com a legislação americana, cães, gatos e outros animais de estimação podem ser abatidos apenas 72 horas após o resgate, se ninguém se interessar por adotá-los.

A ONG tem o compromisso formal de não submeter animais saudáveis, tratáveis e reabilitáveis à eutanásia. É uma categoria especial entre os abrigos americanos, que atualmente consegue atrair mais donativos, justamente por promover a adoção responsável.

Cachorra-se-recusa-a-deixar-o-abrigo-sem-o-melhor-amigo-2

A prática do abate, no entanto, ainda é majoritária. A American Humane Society, secular entidade de promoção da segurança e bem-estar animal, estima que metade dos cachorros e 80% dos gatos capturados nas ruas dos EUA sejam abatidos nos meses seguintes ao resgate: a maioria, na primeira semana no abrigo.

Taco e Merrill tiveram sorte, mas a persistência da cachorra desafiou a paciência e os esforços da equipe do Rocket Dog. Depois que os dois cachorros receberam os cuidados básicos: banho, tosa, avaliação clínica, castração, primeiras vacinas e vermifugação, eles foram colocados para adoção.

A adoção

As fotos dos dois peludos, acompanhadas por uma breve descrição, foram postadas na página oficial do abrigo. Taco e Merrill ficaram em sessões diferentes do site, para aumentar as chances de adoção.

Em geral, os candidatos têm algumas preferências – cães de porte pequeno ou grande, por exemplo – e não dedicam muito tempo na análise dos animais disponíveis. Por isso, Taco ficou na seção dos pequenos e Merrill, na dos grandes.

Cachorra-se-recusa-a-deixar-o-abrigo-sem-o-melhor-amigo-3

A idade de Taco era outro empecilho. Geralmente, as pessoas dão preferência aos cães mais jovens. Merrill também enfrentou problemas, porque os pitbulls (inclusive mestiços) também estão entre os campeões de rejeição.

Mas a cachorra chamou a atenção de algumas pessoas. Um homem, residente na Califórnia, preencheu a documentação online e já estava tudo certo. Mas, quando ele foi conhecer Merril no abrigo, a peluda surpreendeu a todos.

Merrill postou-se junto à gaiola de Taco e mostrou que estava irredutível: ela não se separaria do seu amigo nanico. Depois de algumas tentativas para distraí-la, inclusive com petiscos e brinquedos, o candidato desistiu de levá-la para casa, já que não tinha recursos nem espaço para dois cachorros.

A equipe do Rocket Dog, um pouco triste com a adoção frustrada, resolveu mudar a estratégia. As páginas de Merrill e Taco foram unificadas e o abrigo deixou de aceitar propostas de adoção individual: a dupla teria que ir para a mesma família.

Cachorra-se-recusa-a-deixar-o-abrigo-sem-o-melhor-amigo-4

Para aumentar o apelo emocional, a nova página de Taco e Merrill recebeu uma locução especial, que dizia: “Estes dois peludos amam-se muito, mais do que qualquer outra dupla que já foi recebida neste abrigo. Eles choram quando têm que ser afastados por qualquer motivo. Por isso, só poderão ser adotados pela mesma família”.

A locução, que também foi veiculada nas redes sociais, continuava: “Esta dupla dinâmica perdeu a família e a casa. Agora, nós não podemos permitir que eles percam um ao outro”.

Surgiu, então, uma família disposta a adotar Merrill e Taco. A equipe do abrigo concordou em permitir um período de adaptação de duas semanas, antes de formalizar a adoção. Os dois cachorros, no entanto, estavam atraindo muitos internautas e, de alguma forma, se tornaram garotos-propaganda do abrigo.

Nas duas semanas do teste, a página do Rocket Dog foi atualizada quase diariamente – e os internautas seguiam as notícias sobre a dupla quase como se estivessem acompanhando uma novela de sucesso.

Cachorra-se-recusa-a-deixar-o-abrigo-sem-o-melhor-amigo-5

Por fim, chegou a notícia que todos queriam ouvir. O mesmo locutor que contou toda a história finalmente narrou o final feliz:

“Taco e Merrill passaram por um período de duas semanas de ‘adoção experimental’ com uma família maravilhosa. Finalmente, os candidatos entraram em contato para dizer que querem assinar os papéis e formalizar a situação. Os cachorros encontraram um lar definitivo!”

A última atualização, um mês depois da adoção oficial, trouxe vídeos dos cães acompanhados pela seguinte informação:

“Merrill e Taco estão se dando muito bem na casa nova, na ‘casa para sempre’. Eles adoram ficar perto da lareira, aconchegando-se no final de um longo dia cheio de diversão.”

Cachorra-se-recusa-a-deixar-o-abrigo-sem-o-melhor-amigo-6

Os dois cachorros, com tantas diversas, tiveram a sorte de se reunir em um abrigo responsável, cuja equipe compreendeu que não poderia separá-los. Felizmente, uma família percebeu que a amizade de Taco e Merrill não deveria ser desfeita.

Os peludos tiveram um final feliz – ou, quem sabe, um recomeço, sem tristeza nem dor. A página de Taco e Merrill no site do Rocket Dog Rescue continua ativa, mas agora uma tarja vermelha informa aos internautas que os dois já foram adotados e estão vivendo com pais amorosos.

Você também vai gostar...

5 comentários em “Cachorra se recusa a deixar o abrigo sem o melhor amigo”

  1. Deveria ser proibido, o abate de animais ,pois foram simplesmente abandonados, mereciam um final feliz e não outro mais triste ainda ….e os donos deveriam ser punidos…quanta coisa esse mudo precisa para ser mais colorido ,mas belo ,salva a vida dos animais ,para matar depois

    Responder
  2. Nos EUA se a passoa não tem recursos financeiros para pagar por um hospital,o mesmo joga na rua,acham que vào cuidar de um animal? Esse é o sonho americano na sua verdadeira ‘ vigília”

    Responder
  3. Que bela união entre eles, o amor fez a diferença e a transformação para esses dois peludos.
    Mas estranha a atitude dos abrigos, resgatar e em tão pouco tempo eutanasiar. Deem mais tempo para que sejam notados. E quem abandona, fica sem nenhum tipo de punição? Com certeza quem faz essa prática, faz muitas vezes. Um pet não é brinquedo, sente fome, sente dor e tbm tem medo. Merecem amor e respeito e o direito de uma nova chance.

    Responder
  4. Porque o ser humano tem que ser tão cruel com os animais,eles foram criados pra nós dar alegria,e só querem ser amados,só de saber Duma coisa dessa,já fico triste,fico pensando será que essas pessoas não tem coração não sentem amor, quando vão deitar pra dormir não vem na mente a imagem daqueles 🐶 cachorros indefeso. O ser humano tem muito que aprender com os animais,( só o homem prática a Guerra,) os homens é que são irracionais loucos por poder.

    Responder

Deixe um comentário