Cachorro abraçando morador de rua derrete corações

Em um gesto espontâneo, um cachorro se aproximou e deu um abraço no morador de rua.

Além de serem excelentes caçadores, guardiães, sentinelas, os cães são excelentes companheiros. Uma prova disso é este vídeo, postado no Twitter, em que um cachorro se aproxima de um sem teto e dá um belo abraço no morador de rua.

De alguma forma, o cachorro percebeu que o morador de rua precisava de afeto. Além de comida e algo para se agasalhar, pessoas que vivem em condição de rua também precisam de atenção, camaradagem e um pouco de alegria.

O vídeo

Os mendigos que vivem nas cidades – especialmente as metrópoles – são quase invisíveis. Pessoas passam apressadas pelas calçadas, indo cuidar dos seus afazeres, e nem sequer enxergam aqueles seres humanos, tão dignos de respeito, que estão literalmente jogados nas ruas.

Este cachorro decidiu fazer algo a mais. Ele certamente não tinha nada de material para oferecer, mas, com o sexto sentido próprio dos animais de estimação, ele percebeu que o morador de rua, carente de tudo, também precisava – e merecia – receber um pouco de carinho.

cachorro-abraca-morador-de-rua

O vídeo foi postado no Twitter, pelo internauta @buitengebieden, que se apresenta como Sanders, um holandês interessado em mostrar “o lado positivo” das redes sociais. Ele publica vídeos regularmente, e quase todos, de alguma maneira, envolvem animais domésticos e de estimação.

Nas imagens, é possível ver o cachorro – um retriever do Labrador – se aproximando lentamente. Ele parece estar curioso com a situação. O peludo senta-se à frente do morador de rua, conversando sem palavras, e em seguida abraça o novo amigo.

Surpreendido com o gesto, o homem simplesmente retribui o carinho. Durante alguns minutos, os dois permanecem ali, apenas abraçados. Trocam algumas carícias e a mensagem do cachorro parece ser apenas: “Tudo vai dar certo. Vale a pena viver”.

A postagem, como não poderia deixar de acontecer, viralizou rapidamente. Desde o final de dezembro de 2021, o vídeo já foi acessado por mais de sete milhões de internautas e retuitado quase cinco mil vezes. A legenda é autoexplicativa: “Este cachorro se aproxima de um sem teto e parece saber exatamente do que ele precisa”.

Dizer que os cães são os melhores amigos dos homens já se tornou um clichê. Todos nós já testemunhamos peludos protegendo, defendendo, resgatando vidas. Mas a ação dos cachorros vai um pouco além: eles sabem que precisamos de atenção e afeto, para continuarmos manifestando as características da humanidade.

A repercussão

O vídeo recebeu quase 50 mil comentários. Um internauta comentou sobre o vídeo: “Há muito poucas coisas na vida melhores do que um animal oferecendo compaixão e amor em seu abraço”.

A maioria dos comentários gira em torno do pretenso fato de que os cães são muito mais legais do que os humanos. Para muitos, “nós não merecemos os cachorros”. Mas sempre é possível exercitar a empatia e a solidariedade, basta querer.

O responsável pela postagem não informa onde as cenas foram registradas. Não se sabe quem é o cachorro, nem quem é o tutor. Mas a situação flagrada poderia ter acontecido em centenas de cidades do planeta.

Muitos lembraram que os cachorros com quem convivem também são capazes de perceber quando algo está errado com os tutores, quando eles estão tristes ou preocupados. Isto já está comprovado: os cães entendem as nossas variações de humor e tentam encontrar compensações quando nos veem desanimados ou carentes.

O mais importante é que o cachorro certo estava no lugar certo, na hora exata. Os contatos que um morador de rua estabelece são quase sempre frios. Ninguém se importa em conhecer a história por trás da imagem de decadência e necessidade extrema.

O peludo, ao contrário, decidiu parar para entender o que estava acontecendo, e viu no mendigo um amigo novo, alguém com quem dividir um pouco de atenção e carinho. O abraço é provavelmente uma das ofertas mais inesquecíveis que o sem teto poderia receber.

Infelizmente, o autor do post deletou o vídeo. Restaram algumas fotos da aproximação e da interação entre o cachorro e o morador de rua, que são emocionantes e servem como forma de reflexão: estamos cuidando bem da vida? Estamos fazendo o nosso melhor para garantir não apenas a satisfação das necessidades básicas, mas também o conforto, o bem-estar e a saúde integral dos que partilham o planeta conosco?

Receba notícias e histórias do Cães Online no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/caesonline.

Postagens Relacionadas