Um vídeo está viralizando nas redes sociais. Nas imagens, pode-se ver um bebê escapando pelo portão de casa, acompanhado por dois cachorros. Um dos peludos, ao ver a travessura da criança, imediatamente correu para alertar a tutora.
Felizmente, tudo não passou de um susto. A própria mãe da criança foi a responsável pela postagem. O episódio ocorreu em Casilda, na Província de Santa Fé (Argentina) e as imagens foram registradas pelas câmeras de vigilância da residência.
A fuga
O bebê, de apenas um ano e nove meses, estava brincando com os dois cachorros da família no pátio dianteiro da casa, quando reparou que o portão estava entreaberto. Curioso, ele resolveu inspecionar a calçada.
Um dos cães segue o irmãozinho, mas o outro, muito mais previdente, corre para dar o alerta (nesse momento, o “anjo da guarda” não é visto no vídeo). Em poucos segundos, surge a mãe da criança, correndo para levá-la de volta à segurança.
O bebê permaneceu muito pouco tempo na calçada e não desceu para o asfalto. Ele não se feriu, nem mesmo se assustou, graças à atitude do irmão de quatro patas. Este é mais um exemplo para comprovar que os cachorros são realmente os melhores amigos dos humanos.
Para servir e proteger
Os cães são guardiães naturais. Quem adota um cão para guarda da casa quase sempre escolhe um animal de porte grande (aliás, os primeiros a exercer esta função foram os antigos molossos romanos), mas todos os peludos são atentos a tudo que se passa.
Os cachorros menores não ficam muito atrás. Eles observam toda a rotina e quase sempre são os primeiros a dar o alarme de que alguma coisa está errada. O lulu da Pomerânia (spitz alemão anão) e o lhasa apso são bons exemplos.
Eles também são seres sensíveis, que estabelecem elos de amizade e lealdade com todos os membros da família. O cachorro do vídeo certamente avaliou o perigo que o bebê corria sozinho na calçada e, por isso, procurou corrigir imediatamente a situação.
Muitos cachorros se tornam excelentes babás, fiéis escudeiros dos irmãozinhos. O São Bernardo é tão famoso pelo cuidado com as crianças que uma fêmea da raça foi incluída no desenho animado “Peter Pan”, dos Studios Disney, lançado em 1953. Nana é a babá de Wendy, João e Miguel, as crianças que viajam para a Terra do Nunca.
Os samoiedas, uma das raças caninas mais antiga, também já tiveram seus dias de babás. Apesar do tamanho e do aspecto selvagem (eles são muito parecidos com os lobos), eles eram empregados na Sibéria para cuidar dos bebês: todos dormiam juntos, as crianças ficavam aquecidas e protegidas.
Com a supervisão adequada dos adultos, crianças e cachorros se tornam melhores amigos rapidamente. Além da dedicação e da parceria nas brincadeiras, eles também ensinam os pequenos sobre a importância do amor, do afeto e da cooperação.