Pluto é um cachorro dachshund, raça mais conhecida como “salsicha”, que vive na Grande São Paulo com a sua tutora. Ela ensinou o peludo a pedir pizzas e lanches através do WhatsApp – na verdade, criou um perfil com nome e foto do cachorro. Na última semana, no entanto, Pluto se deu mal e tomou uma invertida de um atendente talvez um pouco estressado.
Aline Serrano é a tutora de Pluto. Ela criou um perfil para o dachshund na rede social e costuma fazer pedidos em lanchonetes e pizzarias de São Bernardo do Campo (SP), cidade em que a dupla vive.
O objetivo de Aline sempre foi divertir-se e divertir os atendentes dos fast foods da região. Nas palavras da tutora, é “uma forma de contribuir para um sorriso”. A maioria entra no espírito de brincadeira e interage com Pluto, como se estivesse anotando e registrando pedidos e desejos do cachorro.
O atendimento
Na última semana, no entanto, não se pode dizer que Pluto tenha recebido um atendimento adequado. Logo no início da conversa, o atendente da pizzaria, observando a foto do “cliente”, advertiu: “Lanchonete e pizzaria. Não é pet shop”.
Pluto ainda tentou explicar a situação e registrar o seu pedido: “Não, não estou procurando pet shop, já tenho a tia Marina que cuida de mim”, referindo-se à proprietária da loja em que o cachorro compra rações, petiscos e brinquedos.
Na frase seguinte, o cachorro explicou: “Eu queria pedir aquele combo de lanche com batatas e refri para a Aline, a minha humana”, foi a frase seguinte, deixando claro que a foto era apenas uma brincadeira e um humano (evidentemente) estava do outro lado.
O atendente não devia estar nos seus melhores dias, porque respondeu prontamente de forma bastante ríspida: “Pois eu tenho mais o que fazer. Você deveria se tocar e fazer o pedido direito, porque eu não tenho bola de cristal, não sou nenhum adivinho para saber se isto é um trote ou não”.
Pluto ainda teve que ouvir que a forma do pedido era “uma frescura”. O atendente concluiu: “É só pedir e falar o nome, sem essa palhaçada de falar que é cachorro”. Ele ainda tentou justificar-se:
“Poxa, que pena. Eu sou cachorro, mas tenho acesso ao cartão de crédito da Aline, e é ela quem paga tudo. Esta é só uma forma de alegrar as pessoas. Se eu puder contribuir para um sorriso seu hoje, já é importante.”
Depois da invertida do atendente, na imagem seguinte, Pluto aparece com um chapéu e encerra a conversa: “Poxa, que pena! Mas tá bem. Já coloquei o meu chapéu de mago e posso adivinhar o humor das pessoas com quem faço comprinhas. Te desejo toda a alegria do mundo com a minha poção da felicidade. Fique bem!” – se o atendente não tem bola de cristal, Pluto tem um chapéu com poderes místicos.
A repercussão
Ao que tudo indica, o atendente da pizzaria faltou às aulas sobre cortesia e cordialidade durante o treinamento para a função. Mesmo assim, o mau atendimento não prejudicou o bom humor de Aline.
A tutora do Pluto gravou a conversa entre a atendente e o peludo, transformando a falta de educação em um post divertido, que está circulando no Tik Tok. O vídeo tem apenas três minutos, mostra a boa educação do dachshund e o tremendo mau humor do atendente.
A postagem já foi visualizada por mais de 157 mil internautas, recebeu milhares de likes e comentários. Aline resumiu a situação: “Tem dias que não dá certo, né? Mas desejo toda luz para o humano que estava bem bravo hoje”.
Houve quem tentasse justificar o mau humor: “Só quem trabalha com atendimento ao público sabe como isso é cansativo”, escreveu um internauta. A maioria das interações, no entanto, reprovou o trabalho da lanchonete:
“Achei que esses lugares faziam com amor e carinho. Nessa raiva, eu nem ia querer a pizza.”
“Eu já trabalhei com atendimento ao público. Se tivesse recebido isso, eu teria ganhado o dia.”
“É mais um motivo para se alegrar, com um pedido diferente.”
“Imagina produzir alimentos com esse mau humor… passa toda essa chatice para a comida da gente.”
Seja como for, Pluto está acostumado com comentários positivos e negativos. Em outro pedido, ele entrou em contato com uma pizzaria também em São Bernardo do Campo e foi muito bem acolhido. Depois de fazer o pedido, os funcionários entraram na brincadeira.
Inicialmente, um atendente alertou: “Não vendemos para cachorros”. Mas Pluto já tinha a resposta na ponta da língua: “Eu não vou comer, moço, a Aline não deixa. Mas queria fazer o pedido logo, porque é uma surpresa para ela, e é ela quem vai pagar”.
Pluto ainda pediu “aquela de linguiça, que cheira bem, mas ela nunca me dá, porque faz mal para mim” e, para pedir a bebida, apareceu em uma foto vestido de refrigerante zero caloria. A resposta foi imediata: “Hahaha, a galera aqui está se acabando de rir. Quando você passar por aqui, vai ganhar um agrado”.
Pluto respondeu ainda que iria ficar feliz se, quando passasse na pizzaria, ganhasse uma pizza para cachorro: “Mas tá tudo bem, obrigado, moço”. Desta vez, a repercussão na internet foi totalmente positiva.
O dachshund e seus amigos da pizzaria foram aprovados pelos usuários do Tik Tok: até o momento, foram mais de 900 mil views até o momento, com 130 mil likes, mais de 560 comentários e 1.600 compartilhamentos. Leveza e bom humor fazem toda a diferença no dia a dia, não é mesmo?