Como introduzir um novo cão em casa

Por: em

Você já tem um cachorro em casa, mas de repente surge a vontade de levar mais um companheiro canino para o seu lar. E agora? Como introduzir o novo cão em casa sem que o cachorro que já vive há mais tempo com você não fique nervoso ou enciumado?

Como introduzir um novo cão em casa

Em primeiro lugar é importante pensar no tamanho do novo cachorro. É recomendável que os cães sejam mais ou menos do mesmo tamanho, caso contrário um dos dois poderá sair machucado nesta história.

Além disso, antes de qualquer coisa é preciso saber que os cães, por mais que vivam em uma casa com humanos, se sentem como se vivessem em uma matilha de cães. Na maior parte das vezes, principalmente quando não há muita disciplina em casa, os cães se sentem os líderes da matilha. Desta forma, quando um novo cão chega em uma casa, no caso no território do cão que morava há mais tempo no local, ele tentará mostrar ao novato quem é que manda no pedaço. E para que isso fique claro, o cão “veterano” irá latir, rosnar e eventualmente até morder o focinho do novo cãozinho. Para nós, humanos, tudo isso parece muito cruel e ameaçador, no entanto, faz parte do comportamento deles e estas atitudes devem ser toleradas.

Como introduzir um novo cão em casa

Quem quiser atenuar estes comportamentos pode tentar apresentar os dois cães em um ambiente neutro, como um parque ou uma praça. Mas se não tiver jeito, a solução é fazer com que os dois cães se conheçam gradualmente. Como fazer isto? Coloque os cachorros em cantos separados da casa, de preferência com as portas fechadas. Eles não poderão se ver, mas um saberá que o outro está ali em função do cheiro. Com o tempo eles irão se acostumar com a presença um do outro e a convivência será mais agradável, sem brigas e estranhamentos.

É possível também fazer as apresentações de outra maneira. Um pano velho pode ser passado no corpo do cão novato e em seguida deve ser colocado abaixo do potinho de comida do cão mais antigo. Assim, o cão que está há mais tempo na casa associará o cheiro do novo animal a uma situação prazerosa e a convivência entre os dois terá tudo para ser harmoniosa.

Depois que os cães tiverem se conhecido e estiverem vivendo em paz, tome alguns cuidados para não estragar a harmonia da casa entre os dois. Quando chegar em casa, sempre acaricie o cão mais velho primeiro. Desta forma a hierarquia da matilha será respeitada. Além disso, preserve momentos de passeios ou brincadeiras somente com o cão que está há mais tempo com você. Com estas atitudes ele perceberá que ainda é amado e respeitado pelo dono.

Como introduzir um novo cão em casa

Vale lembrar que os cachorros também adoram se divertir de maneira mais agressiva, com mordidas e rosnados. Não é preciso separar os cachorros toda vez que um começar a morder ou mostrar os dentes para o outro.

Dois cães podem viver muito bem juntos, por mais que não tenham chegado a uma casa ao mesmo tempo. Para garantir uma boa convivência ao introduzir um novo cão em casa, basta seguir essas dicas e respeitar os limites de cada animal.