Separar os cães nas brigas, rezar para não levar uma mordida ao colocar ração no pote, ficar receoso ao receber visitas em casa… Estas e outras situações estão se tornando uma constante para você? Então agora é a hora de tratar da agressividade do seu cão.
Não existe uma regra que determine o porquê de um cão ser ou se tornar agressivo, tampouco existe apenas um tipo de agressividade canina. Na maioria das vezes é possível controlar um comportamento mais “mandão” ou antissocial, no entanto, sempre é melhor prevenir e evitar estresse em função da agressividade do cão.
Em primeiro lugar é preciso identificar qual o motivo de o animal se tornar agressivo, para que então as medidas cabíveis sejam adotadas. É possível que um cão adote um comportamento agressivo para mostrar quem manda em casa; para provar aos outros cães que quem manda no território é ele, o que acontece principalmente quando a liderança é questionada ou ainda em função da possessividade, que pode vir à tona quando alguém pega um brinquedo do cão ou quando alguma pessoa se aproxima do seu dono.
Quando um novo cão é introduzido em uma casa ou quando nasce um filhote é comum acontecerem brigas entre os animais em função da disputa territorial. Dentro das matilhas sempre haverá um cão líder, que é aquele que mantém a ordem no grupo, protege os demais e dá as ordens.
A agressividade que ocorre para provar a liderança é aflorada principalmente quando há mais de um cão convivendo na casa ou quando o único cão de estimação foi mimado demais. É comum querer reprimir e dar broncas nos cães quando eles rosnam uns para os outros ou quando dão mordidas nos outros animais. Tais comportamentos, no entanto, servem para mostrar que um é o líder o outro precisa obedecer.
Muitas vezes a provação precisa acontecer quando o dono dá comida primeiro ao cão submisso ou faz menos carinho no dominante. Para que isto não aconteça é necessário observar quem é o líder da casa e acaricia-lo e alimentá-lo primeiro, deixando claro que a liderança está sendo respeitada e estabelecida.
No caso de um cão ser agressivo com seus donos quando estes se aproximam ou tentam tirá-los de algum lugar, o que ocorre é que o animal está deixando claro que o líder da matilha é ele e não o dono da casa. É ideal que os cães aprendam a obedecer e tenham limites desde cedo para que comportamentos como estes não aconteçam.
Deixar os brinquedos guardados para deixar claro que são seus e não do animal e somente permitir que brinquem quando você quiser, fazer com que sentem antes de receberem a comida em seus potes e serem acariciados durante a refeição, não permitir que subam na cama ou no sofá são atitudes que devem ser tomadas desde o início, e ajudam a evitar comportamentos de agressividade tanto para provar a liderança quanto por possessividade.
Meu cão é raceaado com pastor ele é bem dócil, mas quando alguem reclama com ekle ele rosna e se alguem se aproxima nesse momento ele chega a morder.
Ao ver quaisquer outro macho ele ataca e o pior é q ele faz isso com meu dog Alemão tenho medo que ele se machuque fazendo isso está ficando um clima muito ruim o que fazer?
oi tenho um poodle há 1 ano q achei na rua…ele tem 4 anos.Comprei uma casinha p ele q logo entrou mas nao quis mas sair e se mostrou agressivo qd um de nós aqui em ksa se aproximou pq ele agiu assim o q faço estou muito preocupada pois temo pela minha familia e ate mesmo em leva lo embora p adoçao ou algum lugar onde ele possa ficar…no começo qd ele em ksa ele era bem traumatizado e agressivo com o passar do tempo ele amansou um pouco porem tem algumas partes do corpo dele q nao podemos mexer e nao conseguimos dar banho nele…agora aconteceu esse lance da casinha estou muito preocupada me ajude por favor!!!!