Separar os cães nas brigas, rezar para não levar uma mordida ao colocar ração no pote, ficar receoso ao receber visitas em casa… Estas e outras situações estão se tornando uma constante para você? Então agora é a hora de tratar da agressividade do seu cão.

Como lidar com cães agressivos

Não existe uma regra que determine o porquê de um cão ser ou se tornar agressivo, tampouco existe apenas um tipo de agressividade canina. Na maioria das vezes é possível controlar um comportamento mais “mandão” ou antissocial, no entanto, sempre é melhor prevenir e evitar estresse em função da agressividade do cão.

Em primeiro lugar é preciso identificar qual o motivo de o animal se tornar agressivo, para que então as medidas cabíveis sejam adotadas. É possível que um cão adote um comportamento agressivo para mostrar quem manda em casa; para provar aos outros cães que quem manda no território é ele, o que acontece principalmente quando a liderança é questionada ou ainda em função da possessividade, que pode vir à tona quando alguém pega um brinquedo do cão ou quando alguma pessoa se aproxima do seu dono.

Quando um novo cão é introduzido em uma casa ou quando nasce um filhote é comum acontecerem brigas entre os animais em função da disputa territorial. Dentro das matilhas sempre haverá um cão líder, que é aquele que mantém a ordem no grupo, protege os demais e dá as ordens.

A agressividade que ocorre para provar a liderança é aflorada principalmente quando há mais de um cão convivendo na casa ou quando o único cão de estimação foi mimado demais. É comum querer reprimir e dar broncas nos cães quando eles rosnam uns para os outros ou quando dão mordidas nos outros animais. Tais comportamentos, no entanto, servem para mostrar que um é o líder o outro precisa obedecer.

Como lidar com cães agressivos

Muitas vezes a provação precisa acontecer quando o dono dá comida primeiro ao cão submisso ou faz menos carinho no dominante. Para que isto não aconteça é necessário observar quem é o líder da casa e acaricia-lo e alimentá-lo primeiro, deixando claro que a liderança está sendo respeitada e estabelecida.

No caso de um cão ser agressivo com seus donos quando estes se aproximam ou tentam tirá-los de algum lugar, o que ocorre é que o animal está deixando claro que o líder da matilha é ele e não o dono da casa. É ideal que os cães aprendam a obedecer e tenham limites desde cedo para que comportamentos como estes não aconteçam.

Deixar os brinquedos guardados para deixar claro que são seus e não do animal e somente permitir que brinquem quando você quiser, fazer com que sentem antes de receberem a comida em seus potes e serem acariciados durante a refeição, não permitir que subam na cama ou no sofá são atitudes que devem ser tomadas desde o início, e ajudam a evitar comportamentos de agressividade tanto para provar a liderança quanto por possessividade.


2 COMENTÁRIOS

  1. Meu cão é raceaado com pastor ele é bem dócil, mas quando alguem reclama com ekle ele rosna e se alguem se aproxima nesse momento ele chega a morder.
    Ao ver quaisquer outro macho ele ataca e o pior é q ele faz isso com meu dog Alemão tenho medo que ele se machuque fazendo isso está ficando um clima muito ruim o que fazer?

  2. oi tenho um poodle há 1 ano q achei na rua…ele tem 4 anos.Comprei uma casinha p ele q logo entrou mas nao quis mas sair e se mostrou agressivo qd um de nós aqui em ksa se aproximou pq ele agiu assim o q faço estou muito preocupada pois temo pela minha familia e ate mesmo em leva lo embora p adoçao ou algum lugar onde ele possa ficar…no começo qd ele em ksa ele era bem traumatizado e agressivo com o passar do tempo ele amansou um pouco porem tem algumas partes do corpo dele q nao podemos mexer e nao conseguimos dar banho nele…agora aconteceu esse lance da casinha estou muito preocupada me ajude por favor!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui