Dicas de comandos básicos para o cão aprender

Que tal ensinar o seu cachorro a ficar em pé ou deitar quando você falar? Aprenda estes e outros tipos de comandos para ensinar ao seu melhor amigo.

Ensine o cão a sair!

Primeiramente, faça o cachorro se sentar e, em seguida, coloque uma recompensa de frente para ele. Pode ser um biscoito ou uma ração que ele adore, ou até mesmo um brinquedo. Depois, repita com firmeza a palavra “saia” e mantenha as suas mãos próximas à recompensa. Se o cachorro se dirigir ao biscoito, simplesmente, o cubra com suas mãos e repita, novamente, saia. Tire as mãos da recompensa e aguarde um pouco. Em seguida, faça um elogio ao seu melhor amigo e repita este exercício com frequência. Ao longo do treinamento, aumente o tempo que ele possui para largar a recompensa.

O comando “Olha”

Inicialmente, chame a atenção do cão e mostre a ele algum objeto que ele adora (brinquedos, por exemplo). Levante a recompensa bem devagar até a testa e fale com firmeza: “Olha”. Repita a palavra à medida que for levantando o objeto escolhido. Quando achar conveniente, pare de usar a recompensa e simplesmente utilize a palavra de comando levantando a mão até o seu rosto.

Ficar em pé

O cão deve estar assentado a sua frente e, em seguida, coloque as mãos na barriga dele e o levante falando de pé. Assim que ele conseguir, faça um elogio e dê um agrado a ele para comer.

Deitar

Inicialmente, o cão deve estar sentado a sua frente. Separe algum petisco que o seu melhor amigo ama de paixão e mostre a ele. Em seguida, desça de forma lenta até o chão e, ao mesmo tempo, repita o comando “deita”. Quando ele deitar, entregue a recompensa para ele e faça muitos elogios.

Ficar

Quando o cachorro estiver sentado ao seu lado, coloque a palma da sua mão de frente para ele e diga: “Fique”. Depois, dê alguns passos para trás e caso o cão se mova do lugar, simplesmente, retorne para o lado dele e repita todo o exercício. Continue se movendo para trás até perceber, que ele está ficando parado. Em seguida, dê um biscoito ou um brinquedo a ele como recompensa pelo aprendizado.

Existem diferentes tipos de treinamentos, estes são apenas alguns exemplos, que você pode tentar ensinar ao seu melhor amigo. Mas, é recomendado que cão faça pelo menos um curso básico de obediência com um treinador profissional. Desta forma, o treinamento apresenta diversas vantagens porque estabelece limites e aumenta a confiança entre o cão e seu dono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *