Unhas grandes pode causar muita dor aos cães e prejudicar a sua saúde. Mas, saber cortá-las é fundamental. Confira e conheça algumas dicas.

É fundamental cortar as unhas dos cães, para evitar que fiquem presas em pisos, tapetes, entre outros. As unhas grandes também podem prejudicar, porque elas podem começar a se envergar , o que acarreta dor ao cachorro. Além disso, unhas grandes podem causar outros tipos de transtornos.

Dicas de como cortar as unhas do cão

Mas, você deve tomar cuidado ao cortar, porque se a veia que fica dentro da unha for cortada, o seu amigo vai sentir muita dor e sangrar muito. Por isso, a melhor opção é sempre levar a um pet shop de confiança para que a unha seja cortada da maneira certa e sem trazer prejuízo para a saúde do seu cachorro.

Corte as unhas dele bem aos poucos, ou seja, não corte-as em grande quantidade. Assim, tente cortá-las, apenas, semanalmente, mesmo que os passeios a deixem curtas.
Para cortar, você vai precisar de:

– Petiscos
– Alicate para unhas de cães
– Lixa
– Pó hemostático ou amido de milho

Dicas de como cortar as unhas do cão

– Saiba escolher o momento certo para cortar a unha do cão. Logo, não corte-a quando ele estiver agitado. Escolha um ambiente tranquilo e que ele consiga relaxar.

– Ao cortar as unhas dele, não fique brigando ou xingando ele. Pelo contrário, tenha calma, carinho e muita paciência e faça com que ele veja este momento como algo positivo.

– Logo, que você notar que ele está tranquilo dê petiscos para ele. Escolha algo que ele adore, como biscoitos, por exemplo. Assim, toda vez que você cortar uma ou duas unhas recompense-o e diga palavras positivas como “parabéns”.

– A ponta da unha deve ser cortada de forma cuidadosa, para que a veia. Assim, retire apenas um pequeno pedaço com muita cautela. Se as unhas do seu cachorro forem pretas, tenha mais atenção porque as veias são difíceis de serem vistas.

– Se notar que a unha está descamando, pegue a lixa e tente igualar.

– Se começar a sangra, coloque o pó hemostático ou o amido de milho no lugar, até que pare de escorrer sangue.

– Quando terminar de cortar as unhas, dê mais petiscos para ele ficar feliz.

Dicas de como cortar as unhas do cão

Você não precisa exagerar na quantidade de petiscos, dê aos poucos e em pequenas quantidades. Além disso, fale sempre palavras positivas e suaves, para que ele possa associar o momento com coisas boas.

Tenha atenção ao cortar as unhas do seu amigo para não machuca-lo, por isso, escolha um local em que ele possa ficar confortável. E se você não tem o hábito de cortar as unhas do cão ou não sabe como proceder, leve-o ao veterinário.


2 COMENTÁRIOS

  1. olá, bom dia, gostaria de receber orientações qto.cortar unhas, limpas os olhos irritados(colírios), limpar ouvidos, tenho três cães um yokshire, um poodel e uma vira lata, todas femeas lindas, e como não tenho condições de ir ao pet shop, faço eu mesma as higienes delas, me orientem por favor.
    fico no aguardo

    obrigada
    dora

  2. Eu tenho uma pequenininha,e gostaria de saber se a alimentação das pessoas trazem prejuízos ao intestino. Ou ainda posso colocar misturando com ração Pedigree Júnior??

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui