Doenças de pele comuns nos cães

As doenças de pele causam muito desconforto e precisam de tratamento imediato. Conheça as mais comuns e seus sintomas.

Os cães precisam de muito amor, carinho e mimos constantes. Eles são leais, sinceros, carinhosos e estão sempre nos acompanhando por todos os lados e lugares. É fundamental que os donos acompanham a saúde do cão, sempre fazendo check-up para prevenir doenças. As doenças de pele, por exemplo, provocam muito desconforto para o animal e pode prejudicar a sua saúde. Conheça algumas que são mais comuns e seus sintomas.

Doenças de pele comuns nos cães

Dermatite Atópica: causada por diversos fatores como alergia a alimentos, picadas de pulga, entre outros. Ela pode ser considerada a doença mais comum, sendo frequente nos cães mais jovens. As áreas mais infectadas pela Dermatite Atópica são a zona do focinho, olhos e queixos, pés, entre outras. Infelizmente, este tipo de alergia não tem cura e vai aparecer sempre que o seu melhor amigo for exposto à causa. Mas, ela pode ser tratada para assegurar uma boa qualidade de vida ao cão e desta forma diminuindo os sintomas.

Há dois tipos de dermatite: seca e úmida. A primeira deixa a pele bem vermelha e acarreta à queda do pelo. A úmida é considerada a mais perigosa para o cachorro, porque forma um pus no local em que a carne fica exposta. Geralmente, a úmida acontece porque os cães têm o hábito de lamber e coçar o local da dermatite.

As formas de tratamento são bem variáveis e incluem banhos com produtos específicos, que devem ser recomendados pelo veterinário. Descobrir a causa da dermatite é uma tarefa difícil e cada caso é distinto do outro.

Sarna

A sarna manifesta-se na pele do cão sobre forma de borbulhas e a região fica bem característica, além de muita vermelha. Existem dois tipos de sarna:

Sarna sarcóptica: é transmissível aos seres humanos e deve ser tratada de forma imediata. Ela aparece na pele em forma de prurido e perda de pelo.

Sarna dermodécica: não é transmissível aos seres humanos, e os cães contraem este tipo de sarna durante o aleitamento, porque ela é transmissível de mãe para os filhos. Ela aparece na região do focinho e depois pode-se espalhar por todo o corpo. Se não for tratada, pode provocar a morte do cachorro.

O tratamento de sarnas deve ser feito por meio de banhos regulares com o uso de produtos específicos, que devem ser recomendados pelo veterinário. Por isso, verifique sempre a aparência da pele do seu melhor amigo e qualquer suspeita leve-o imediatamente ao veterinário.

Você também vai gostar...

3 comentários em “Doenças de pele comuns nos cães”

  1. Adoro esta página dos cães online, traz muitas informações importantes que nos ajudam conhecer e cuidar melhor de nossos amiguinhos. Gostaria de saber como enviar fotos dos meus cãezinhos para ser publicados no face… obrigada.

    Responder

Deixe um comentário