A misteriosa história por trás do amor da humanidade pelos cães

Melhor amigo do homem é também mais antigo amigo do homem.

Os cães foram os primeiros animais a serem domesticados, com evidências que sugerem que eles foram domesticados cerca de 15.000 anos atrás. Mas a história por trás de como as criaturas de quatro patas passaram de lobos selvagens para animais de estimação mimados permanece obscura, dizem os cientistas.

“É um quebra-cabeça”, disse Greger Larson, professor de genética evolutiva do departamento de arqueologia da Universidade de Oxford, na Inglaterra. “Em vez de pensar nisso como um evento ou uma única incidência, vamos pensar que é uma mudança de várias gerações a longo prazo.”

historia-caes-humanos

Larson faz parte de uma equipe internacional de cientistas trabalhando para pesquisar onde e quantas vezes os cães foram domesticados. Mas até o momento a equipe não chegou a um denominador comum.

“Há muita especulação. Os pesquisadores não entraram em um consenso “, Disse Larson em uma entrevista recente. “Ainda não sabemos. Você precisa de uma grande quantidade de informação de coisas que aconteceram a muitos anos, e é difícil para realmente conseguir isso”.

A última teoria é que a domesticação de lobos antigos pode ter ocorrido na Ásia e na Europa, há cerca de 1.000 a 2.000 anos entre as duas instâncias, de acordo com pesquisa da equipe, que foi publicado na revista Ciência em junho.

Os cientistas envolvidos se debruçaram sobre fósseis caninos e amostras de DNA modernos. Eles encontraram uma profunda diferença entre os cães do leste asiático moderno e os do Oriente Médio e Europa. A diferença pode ter ocorrido entre 6.400 e 14.000 anos atrás. A hipótese é significativa, de acordo com Larson, porque é improvável que a domesticação tenha acontecido aleatoriamente. Isso sugere que fatores externos podem ter forçado lobos agressivos selvagens a forjar uma relação de trabalho com os seres humanos para a sobrevivência.

“Nós estamos, até agora, apenas no início”, disse Larson. “Se isso aconteceu apenas uma vez, esse pensamento é uma casualidade. Se isso aconteceu duas vezes, de forma independente, em dois lados diferentes do velho mundo, então você está olhando para um fenômeno ambiental “.

Entre alguns cenários possíveis: Lobos podem ter sido tentandos a tirar vantagem dos seres humanos e de seus recursos na época, ou os seres humanos podem ter sido introduzidos para junto dos animais em uma área em que eles não viveram anteriormente.

Os cientistas concordam que os lobos começaram a se associar com as pessoas cerca de 15.000 anos atrás. Naquela época, as pessoas estavam enterrando cães, que podem ser considerados como um possível sinal de afeto. Alguns estudos mostram que alguns cachorros foram enterrados ao lado de humanos. Os cães passaram a ser considerados membros importantes na família humana há cerca de 8 mil anos.

Em última análise, essa relação levou à ideia de cães como animais de estimação e de companhia dentro da casa, podendo ser observada a partir de 2.000 anos atrás, entre os romanos, disse Larson.

Agora, quase 78 milhões de cães são considerados animais de estimação nos EUA, de acordo com a American Pet Products Association. Cerca de 44% de todas as casas do país têm um cão, disse que a organização.

“Nós temos um relacionamento de longo prazo com os cães”, disse Larson.“Eles são nossos amigos mais antigos, se não os nossos melhores amigos.”

Você também vai gostar...

Deixe um comentário