Quando compramos ou adotamos um cão e os levamos para dentro de casa, leva algum tempo até que se acostumem com o modo de vida da família, onde devem fazer suas necessidades, em que lugar devem dormir, entre outras questões. E caso você decida se mudar, o que fazer para garantir que a mudança seja tranquila para seu animal de estimação e como garantir que ele entenda e se acostume com tantas novidades?

Mudança de casa sem estresse para o cão

Uma casa para o cão é entendida como a sede da matilha, e quando este espaço muda é comum que o animal fique completamente desnorteado, sem entender porque o espaço antigo mudou e como tudo deve ser no novo local em que ele viverá.

Caso você antes morasse em um apartamento e agora está se mudando para uma casa com jardim, ou vice versa, é comum acostumar ao cão com esta mudança aos poucos, principalmente se antes ele dormia dentro de casa e agora terá que dormir em um canil, por exemplo. O ideal é não fazer o cachorro dormir no novo espaço de uma vez de supetão, o mais recomendado é acostumar o animal com o espaço aos poucos, primeiro deixando-o sozinho com alguns brinquedos e petiscos no local por alguns minutos e depois ir aumentando este tempo aos poucos, jamais o atendendo caso ele chore ou lata em demasia.

A questão das necessidades fisiológicas também requer muito cuidado, principalmente se antes ele estava acostumado a fazer xixi no quintal e agora precisará aguardar até a hora de passear, por exemplo. O ideal é novamente fazer a transição aos poucos, ensinando-o como se ele fosse um filhote e estivesse começando a aprender as coisas certas e erradas. Caso o cão já seja idoso é recomendável acostumá-lo a fazer as necessidades em um jornal, o que certamente será menos trabalhoso para você e traumático para o cão.

Mudança de casa sem estresse para o cão

Outra questão a ser trabalhada é a dos novos ruídos. Barulhos de elevador, chaves na porta e passos podem ser bem estranhos para cães que antes estavam acostumados a morar em casa, por exemplo. Se você não quer ter problemas com o síndico desde cedo, o ideal é reprimir o quanto antes latidos, rosnados ou uivos emitidos pelo cão sempre que ele escuta um barulho deste tipo.


1 COMENTÁRIO

  1. Olá ….Eu tenho um shitzu chamado Aislan de 7 meses….Vou mudar de uma casa para uma casa também. Estou em duvida a onde fazer o banheiro do meu cão, a casa nova tem uma lavanderia no fundo com porta e o lavabo no meio. A minha intenção é deixa-lo dentro de casa o dia todo. É possivel que ele espere para fazer lá fora como devo fazer??? ou devo mesmo deixar o lavabo como banheiro para ele. Estou tentando leva-lo na rua mas ainda não está sendo possivel.. Me ajudem POR FAVOR…..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui