A reação do padre ao ver cachorros acasalando no altar: “O que é isso, meu Deus”

A reação do padre frente dois cachorros que invadiram a igreja e tentaram acasalar é digna de ser vista.

Esta é uma história improvável. Os protagonistas são dois cachorros e um padre católico. Os peludos – um casal de vira-latas caramelo – entraram na igreja durante a celebração da missa, invadiram o altar e até tentaram acasalar durante a cerimônia. A reação do sacerdote é digna de ser vista.

Uma piada antiga pergunta: “por que o cachorro entra na igreja?”, para responder logo em seguida: “porque ele encontra a porta aberta”. Os nossos melhores amigos não costumam atribuir valor aos nossos costumes e tradições. Os dois vira-latas são mais uma prova desta realidade.

A missa

A celebração ocorreu na Matriz Santa Rita de Cássia, no bairro Bonfim, em Juiz de Fora (MG). Poucos dias antes do Carnaval, a missa noturna da paróquia contou com dois “visitantes ilustres”, que entraram sem-cerimônia e invadiram o altar principal.

O padre Pierre Maurício conduzia o terceiro dia da Quinzena de Santa Rita – de acordo com a tradição católica, a santa exibiu os estigmas da Paixão do Cristo em seu rosto durante 15 anos, fato recordado nas cerimônias de fevereiro.

Cachorros-invadem-igreja-e-tentam-ate-acasalar-no-altar

A chegada dos dois vira-latas foi registrada em vídeo – a celebração da quinzena foi transmitida ao vivo nas redes sociais da paróquia. No momento em que o sacerdote informava sobre o funcionamento da igreja durante o Carnaval, os peludos resolveram conferir a agenda.

As imagens dos cachorros no vídeo demonstram que eles estão familiarizados com a rotina da igreja. Eles chegam a brincar com o padre Pierre, que interrompe os anúncios para afagar os dois peludos, que parecem especialmente interessados nas roupas e paramentos litúrgicos do sacerdote.

Os animais giram em torno do sacerdote, descem os degraus de acesso, mas voltam rapidamente para o altar. O padre Pierre, divertido, comentou: “Estes cachorros não foram batizados ainda, não é possível”: o sacerdote entrou na brincadeira.

Enquanto o sacerdote discorria sobre o cerco de Jericó (passagem bíblica sobre a conquista da Terra Prometida, que é tema de uma celebração tradicional na Igreja Santa Rita), os cachorros se instalaram no altar e até chegaram a tentar acasalar no local. Foi nesse momento que o padre Pierre comentou sobre a “ausência de batizado” dos dois fiéis improvisados:

“Que é isso, meu Deus. Ai, Jesus amado. Acabei de crer que eles ainda não foram batizados. Meus filhos, não podem fazer isso aqui. Vão para o mato”, brincou mais uma vez, antes de alguns fiéis separarem os cães caramelo, que continuaram no altar da igreja.

Cachorros-invadem-igreja-e-tentam-ate-acasalar-no-altar

Os participantes da celebração não conseguiram conter o riso, enquanto o sacerdote fingia tapar os olhos para não ver o “flagrante”. O padre Pierre lidou muito bem com a situação, sem usar nenhum comentário moralista sobre o romance.

A repercussão

O vídeo dos cachorros no altar rapidamente viralizou nas redes sociais. As imagens da celebração e dos anúncios das atividades da paróquia foram postadas na íntegra – inclusive com as cenas de tentativas de acasalamento.

Milhares de internautas acessaram o post da Igreja Santa Rita. O vídeo também foi objeto de reportagens de redes de TV nacionais e republicado em diversos sites da América Latina. Os usuários das redes sociais comentaram positivamente sobre a reação do sacerdote.

No Facebook e no Instagram os internautas parabenizaram o padre pela atitude de acolher “todas as criaturas de Deus”, compreendendo a naturalidade dos gestos dos dois vira-latas. Muitos comentaram agradecendo ao padre pelo tratamento dispensado aos peludos.

A melhor parte desta história foi a intervenção de uma associação de Juiz de Fora que promove o bem-estar de animais abandonados. Voluntários da ONG que acessaram o vídeo procuraram imediatamente os dois cachorros vira-latas.

Os peludos foram resgatados pela associação, receberam os primeiros cuidados, tomaram banho, foram alimentados e colocados para adoção, com direito a fotos no site da ONG. Em poucos dias, dezenas de interessados se manifestaram.

Os “cachorros do altar” foram esterilizados, vermifugados e receberam as primeiras vacinas. Duas famílias de Juiz de Fora foram escolhidas para receber os peludos em casa. O vídeo viral de uma pequena bagunça no altar acabou garantindo a adoção responsável: são dois cães abandonados a menos tentando sobreviver nas ruas da cidade.

Você também vai gostar...