08 tipos de tosa para shih tzu

Entre os mais populares no Brasil, o shih tzu merece cuidados especiais. Confira os tipos de tosa para a raça.

Conheça os tipos de toda para a raça shih tzu. A tosa não é apenas um procedimento estético. Ela é fundamental para manter a saúde dos pelos e da pele, além de garantir conforto térmico nos meses mais quentes do ano. No caso do shih tzu, a tosa é ainda mais necessária: ela impede a formação de nós na pelagem, o que pode inclusive prejudicar a mobilidade dos peludinhos.

O shih tzu é um cão de pequeno porte (os adultos pesam no máximo 7 kg) e, como tal, pode se expor a acidentes quando a pelagem, que é lisa e comprida, fica embaraçada. A tosa, portanto, alia questões estéticas, higiênicas e também garante a qualidade de vida dos cães.

tipos de tosa para shih tzu

Os pelos do shih tzu são longos, finos e abundantes. Sem a tosa, eles podem chegar ao chão. Pode até ser bonito observar um shih tzu correndo – ele parece estar flutuando –, mas a pelagem aumenta os riscos de escorregões e quedas.

As diferentes tosas para a raça shi tzu

Não existem regras definidas para a tosa nos padrões oficiais da raça, mas em geral os shih tzus machos têm os pelos do rosto aparados mais curtos, enquanto as fêmeas mantêm a “cabeleira” mais longa, inclusive para facilitar os coques, tranças, fitas e laços.

Os filhotes podem receber a primeira tosa aos cinco meses de idade, quando a pelagem está desenvolvida uniformemente. Até completarem o desenvolvimento físico, recomenda-se a tosa bebê, com os pelos bem aparados, o que facilita a vida dos cãezinhos e mantêm a aparência de bebezinho por mais tempo.

Os tipos de tosas para shi tzu

A pelagem farta dos shih tzus permite que os tutores modifiquem o visual de tempos em tempos, adotando estilos diferentes em cada etapa da vida. O mais importante, contudo, é que a tosa não interfira na funcionalidade anatômica.

01. Tosa higiênica

É a tosa básica. Consiste apenas na retirada do excesso de pelos. O shih tzu tem cortados os pelos das patas, abdômen e região genital. Este corte pode ser feito em qualquer cachorro de pelagem média ou longa.

02. Tosa de verão

Neste estilo, todos os pelos do corpo são encurtados. Geralmente, os fios do rosto são mantidos um pouco mais longos. É o corte indicado para o verão, mas apenas para os cães encalorados: é preciso verificar antes se eles estão ou não se sentindo confortáveis com a combinação cabelo comprido e calor.

tipos de tosa para shih tzu

Os cachorros quase sempre costumam demonstrar o desconforto térmico quando esticam as pernas para trás e apoiam a barriga diretamente no chão (especialmente nos pisos frios).

03. Tosa bebê (puppy cut)

Deixa os pelos mais curtos e leves. É uma das tosas mais populares para o shih tzu no país, adotada principalmente no verão. Este corte é recomendado principalmente para os filhotes, cujos pelos são muito finos e embaraçam-se com ainda mais facilidade, mas pode ser feito em cães adultos, para conferir um aspecto infantil.

A tosa bebê pode ser feita com tesoura ou máquina. Em geral, os fios ficam mais longos na cabeça (especialmente os bigodes e os pelos das orelhas), deixando o pescoço, tronco e pernas mais livres. A cauda deve ser apenas uniformizada.

04. Tosa leão

Em tibetano, “shih” significa “leão”. O nome completo da raça: shih tzu kou, no idioma tradicional, quer dizer “cão leão”, por causa do aspecto fisionômico dos cães da raça. Na tosa leão, os pelos da cabeça são arredondados, para conferir a aparência de juba. Os bigodes, no entanto, são apenas igualados: o shih tzu é um cachorro bigodudo.

tipos de tosa para shih tzu

No restante do corpo, os pelos são aparados e ficam com 3 cm a 5 cm de comprimento. Na ponta da cauda, é feita uma pluma, para lembrar o rabo do leão.

05. Tosa teddy bear

O estilo confere ao shih tzu a aparência de ursinho de pelúcia. Os pelos são aparados de maneira uniforme, inclusive nas orelhas. Os fios da cabeça ficam com 2 cm a 5 cm e, no restante do corpo, com 10 cm de comprimento.

tipos de tosa para shih tzu

O efeito “teddy bear” é menos notado nos cães de pelos ondulados, mas a tosa é ideal para enfeitar o shih tzu com lacinhos e fitas, que ficam bem fixados e destacam ainda mais a beleza da raça.

06. Tosa longa com coque

Da cabeça à cauda, os fios são cortados para ficar à mesma distância do chão, dando a impressão de que o shih tzu está flutuando. O corte é complementado com um coque, que pode ser preso com fitas.

tipos de tosa para shih tzu

O coque demora um pouco para atingir o comprimento ideal: sem nunca terem sido aparados, aos três anos de idade os fios podem formar um rabo-de-cavalo que se prolonga pelas costas. O resultado é muito bonito, mas os tutores precisam escovar a pelagem diariamente, para evitar a formação de nós.

07. Coque prático

Enquanto os pelos estão crescendo na cabeça, o shih tzu pode ser tosado em qualquer estilo no tronco e nas pernas. O tufo no topo do crânio pode ser preso, formando um pequeno coque e um topete.

tipos de tosa para shih tzu

O coque prático é útil também para evitar que os pelos caiam para a frente, atrapalhando a visão e fatalmente mergulhando nos comedouros e bebedouros. O arranjo na cabeça combina perfeitamente com tosas medianas, com os fios do corpo atingindo mais de 5 cm de comprimento.

08. Tosa japonesa

Ela deixa os pelos mais curtos no focinho, reduzindo a sujeira na hora das refeições. A tosa mantém os fios do topo do crânio e das orelhas bem compridos, parecendo que o shih tzu está com a cabeleira repartida ao meio.

tipos de tosa para shih tzu

Os pelos do corpo ficam mais curtos (até 5 cm), para conferir maior destaque às pernas, aparadas em formato de cones. A cauda é franjada, mais estreita na raiz.

Mais alguns cuidados

Seja qual for o estilo adotado para a tosa, o shih tzu exige ainda alguns cuidados especiais. O primeiro deles é a escovação da pelagem, que deve ser feita pelo menos a cada dois dias, para evitar nós, manchas e o acúmulo de sujeira.

Os emaranhados não são apenas desagradáveis visualmente. Eles repuxam a pele e causam irritações, além de facilitarem a instalação de infecções bacterianas e fúngicas. Um shih tzu que passar mais de uma semana sem escovação provavelmente terá de fazer uma tosa radical, cortando todos os pelos à máquina.

Os nós surgem pela própria fricção entre os pelos. A escovação distribui a oleosidade natural da pele ao longo dos fios que, sem isso, ficam ressecados (especialmente nas pontas). Os emaranhados também aparecem quando o shih tzu se molha.

Por isso, se cair uma chuva durante o passeio (ou mesmo depois do banho), é preciso secar o shih tzu muito bem e escovar a pelagem ainda úmida. O ideal é usar um secador para retirar todo o excesso de umidade.

Alguns tutores “pulam” algumas áreas no momento da escovação, mas o shih tzu precisa de pente e rasqueadeira no corpo todo, inclusive axilas, pescoço, orelhas (faces internas e externas) e região da virilha.

Receba notícias e histórias do Cães Online no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/caesonline.

Postagens Relacionadas