Lhasa Apso – Características da raça, fotos e vídeos


Acredita-se que a raça Lhasa Apso tenha surgido há mais de 500 anos no Tibete e em seu país de origem os exemplares da mesma eram considerados sagrados, não podendo nunca ser vendidos, apenas dados de presente.  Quanto à origem do nome da raça ainda há controvérsias com relação à palavra “apso”, que para alguns poderia significar ovelha, em função do pelo áspero dos cães, ou ainda sentinela que late, tendo em vista o papel ocupado pelos exemplares da raça nos palácios onde ficavam instalados. Quanto à palavra “lhasa” não há dúvidas, ela remete ao nome da cidade sagrada do país asiático.

Características – Padrões da raça Lhasa Apso

Em função desta característica sagrada atribuída aos Lhasa Apsos demorou muito para que a raça se expandisse. Foi somente por volta de 1930 que ela chegou aos Estados Unidos e só em 1960 que surgiu no Brasil.

A pelagem dos cachorros de raça Lhasa Apso deve ser longa e áspera, sem ser sedosa. Diversas tonalidades são aceitas, como branco, bege, preto, dourado, cinza escuro, entre outras. A altura dos cães machos deve ser de 25 cm a partir da cernelha, enquanto que as fêmeas deverão ser um pouco menores.



Em função da vasta pelagem é bastante comum que os Lhasa Apsos apresentem problemas de pele como dermatites, e também conjuntivite, por causa dos pelos que caem sobre os olhos.

Temperamento da raça Lhasa Apso

Como acontece com a grande maioria das raças de origem oriental, os Lhasa Apsos são cães de um dono só e o escolhem ainda quando filhotes. Uma vez escolhida, será esta pessoa que receberá a maior parte do carinho e atenção do cão.

Cão Obediente

Os cachorros Lhasa Apsos são ideais para pessoas que moram sozinhas e em apartamento, pois são bastante tranquilos, convivem bem com a solidão e não necessitam de muita atividade física. Por mais que sejam calmos e dóceis eles não são indicados para crianças, pois preferem ficar deitados em seus cantos a brincar. Além disso, não gostam muito de ficar no colo.

Os cachorros de raça Lhasa Apso costumam ser bem reservados e desconfiados com pessoas estranhas, mas nem por isso tendem a se mostrar agressivos. Os exemplares da raça aprendem rápido o que lhes é ensinado, contanto que o dono seja firme, uma vez que os Lhasa Apsos são caracterizados pela personalidade forte. Os cachorros aprendem rápido principalmente sobre o local em que devem fazer suas necessidades.

Por mais que os Lhasas sejam considerados excelentes cachorros de companhia eles também podem muito bem servir como cães de guarda, em função de sua audição extremamente aguçada e de seu perfil alerta.

Dicas e cuidados com a raça Lhasa Apso

É extremamente importante que o pelo do cão seja escovado diariamente, de preferência com uma escova metálica, evitando assim a formação de nós. Os banhos devem ser dados uma vez por semana, ou pelo menos quinzenalmente, e deve-se sempre tomar muito cuidado com a secagem dos pelos, visto que se o animal não for bem seco poderão surgir problemas de pele.

Fotos da raça Lhasa Apso

Vídeos da raça Lhasa Apso

Receba atualizações do Cães Online no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Siga-nos no Facebook

43 Comentários

  • Olá, vou ganhar um cão desta raça lhiasa apso, queria receber umas informações de como cuidar certinho hoje ele esta com quatro dias, certamente receberei ele com 40 dias….. bjs espero retorno

    • Olá, bom eu tive um cachorro dessa raça, é bom escovar os pelos todos os dias e levar ao pet shop uma vez ao mês para cuidar dos pelos. Beijo

  • Tenho um Lhasa Apso de 8 anos. Já é um senhor, mas continua sendo meu bebezão. É uma eterna criança. Adora brincar, pede carinho e é muito meigo.

  • gente a minha cachorra é um luxo se vocês virem ela nossa vai amar ela tem seu propio
    site bem que ela tem face book Myspace twitter tudinho feito pelo seu guarda-costa e também temos sua manicure e pede-cure profissional cabeleireira estilista real sapateiro real seu café e totalmente natural com a nossa empregada seu banho e sais minei-erais na banheira tem sua propia sala de banho seu propio shopping sua manicure tudinho e seu propio quarto com televisão se plasma seu guarda roupa e seu banheiro sua baba que escova seus dentes e ela nada na nossa luxuosa piscina pasiamos com sua limozine e de vez enquando vamos em seu carro a ferrari preta porisso eé so palacio dimantino

  • O meu Lhasa tem 10 meses e não é nada obediente.
    é dócil sim,só é bravinho com estranhos mas logo passa!
    E de calmo ele não tem nada…cheio de energia adora brincar,morde tudo dentro de casa.

  • Eu tenho uma fêmea da raça. Ela é linda e super carinhosa, nao tenho dor de cabeça com ela. Eu morava a +- 4 quadras da casa de minha mae, e levava ela em uma bolsa
    grande, iamos de moto e ela adorava.
    Agora qndo pego a moto ela fica em pe latindo pra eu leva-la pra pessear.. ve se pode!
    Um mimo só. Fico conversando com ela,e parece q entende,pois assim q paro ela late e resmunga..hehe quem disse que cachorro nao fala??
    falam sim!

  • olá,estou muito triste pois meu cachorro dessa raça figiu de casa e ñ tenho nenhuma foto dele,estou procurando no goglle algum cachorro parecido com ele pra eu poder imprimir a foto e espalhar pelo meu bairro

  • nossa axo que fui premiada, ganhei um lhasa q num para nem por 2 segndo adora ficar no meu colo e no colo de quem chega , he muito dificil fazer ele ficar quieto rsrsrs Adorooo ele

  • Eu tenho um filhote ( seis meses). Ele é muito esperto,pula sempre para que meu marido ou eu (principalmente) brinque com ele. Quando chego um pouco cansada e não faço carinho, ele puxa o meu cobertor…é uma graça . Ele gosta de brincar com a minha neta de tres anos também. Ele segue-me onde vou dentro de casa, ou seja, é uma companhia deliciosa..

  • eu não preciso comprar eu tenho um todo branco é a coisa mais linda do mundo.
    ele foi roubado ficou um mes nos quase morremos mas o meu pai achou ele pra nossa alegria

  • Comprei um lhasa apso femia o ideal é pegar ela com 60 dias para ficar mais imune e nao sair na rua antes das 3 vacinas e a 4 vacina que é a de raiva

  • tenho uma lhasa apso ela tem quase 2 meses e já e muito danada adora morder os pes das pessoas enquanto estão destraidas tenho um maior cuidado com ela pois e a garotinha da casa

  • meu lhasa-apso e muito carinhoso,,,mas bagunceiro demais ele rasgou o tecido do meu sofá,e brinca de esconde esconde com minha cachorrinha de adoção dentro do sofá,e fas coco en todo lugar na casa.

  • Olá, Estou para ganhar um lhasa e por isto já tenho comprando umas roupinhas e sapatinhos. Algumas lojas são tamanhos P M G tanto para roupa, quanto para calçados.
    Já há algumas em que para o calçado são 1 ,2,3,4,5.
    Favor alguém me informar o tamnanho que devo comprar, tanto para roupas, quanto calçados, para uma lhasa adulta.
    Depois faço a referência para os tamanhos de filhote.
    Fica difícil por que eles pedem algumas medidas, q não temo como fornecer.
    Obrigada !!

  • Oi !! tenho uma lhasa de 2 meses , todo preto , puts … o meu bichinho é tratado como gente em casa , e age como tal , adora brincar , reclama quando brigamos com ele , acorda as 6 da manha e não para de chamar até que eu ou minha esposa acorde , corre a casa toda e mudou completamente a o clima da minha casa …. amo de mais o meu Bob!!

  • Tenho uma lhasa apso comprada de criador oficial, com pedigree. Sua cor é branco com mel. Esta com 7 aninhos, veio ao nosso convivio com 2 meses. É adotada por 3 em casa. Ama a todos. Queriamos cruzá-la, mas ela parece não querer. Tentamos varias e varias vezes. Ela é muito amada. Muito inteligente. Aprende facil. Conversa com os olhos. Qdo. nos procura e nos olha muito significa algo que temos que resolver juntos. Como disse somos 3 (pai, mãe e filho, e a AMY nossa lhasa apso). Ela parece amar a nós tres. Qdo estamos em nossa casa de praia, adora o mar, pois gosta de pular ondinhas.Pega todos os dias o jornal na garagem e nos traz. Sabe andar sem guia na rua e obedece ao comando de parar. Conhece todos os nomes dos brinquedos. Adora jogar bola, na praia e disputa com os humanos. Coloca sua pata sobre a bola e olha para o jogador chamando-o para a contenda. Muito beijoqueira e dócil. Viaja de carro tranquila, não late. Dorme muito. Amiga, cumplice. Enfim ula ladie. Nós a amamos.

Comente

Cães Online no Facebook

Gosta de Cães? Curta Nossa Fanpage.