Lhasa Apso – Características da raça, fotos e vídeos

Acredita-se que a raça Lhasa Apso tenha surgido há mais de 500 anos no Tibete e em seu país de origem os exemplares da mesma eram considerados sagrados, não podendo nunca ser vendidos, apenas dados de presente.  Quanto à origem do nome da raça ainda há controvérsias com relação à palavra “apso”, que para alguns poderia significar ovelha, em função do pelo áspero dos cães, ou ainda sentinela que late, tendo em vista o papel ocupado pelos exemplares da raça nos palácios onde ficavam instalados. Quanto à palavra “lhasa” não há dúvidas, ela remete ao nome da cidade sagrada do país asiático.

Características – Padrões da raça Lhasa Apso

Em função desta característica sagrada atribuída aos Lhasa Apsos demorou muito para que a raça se expandisse. Foi somente por volta de 1930 que ela chegou aos Estados Unidos e só em 1960 que surgiu no Brasil.

A pelagem dos cachorros de raça Lhasa Apso deve ser longa e áspera, sem ser sedosa. Diversas tonalidades são aceitas, como branco, bege, preto, dourado, cinza escuro, entre outras. A altura dos cães machos deve ser de 25 cm a partir da cernelha, enquanto que as fêmeas deverão ser um pouco menores.

Em função da vasta pelagem é bastante comum que os Lhasa Apsos apresentem problemas de pele como dermatites, e também conjuntivite, por causa dos pelos que caem sobre os olhos.

Temperamento da raça Lhasa Apso

Como acontece com a grande maioria das raças de origem oriental, os Lhasa Apsos são cães de um dono só e o escolhem ainda quando filhotes. Uma vez escolhida, será esta pessoa que receberá a maior parte do carinho e atenção do cão.

Os cachorros Lhasa Apsos são ideais para pessoas que moram sozinhas e em apartamento, pois são bastante tranquilos, convivem bem com a solidão e não necessitam de muita atividade física. Por mais que sejam calmos e dóceis eles não são indicados para crianças, pois preferem ficar deitados em seus cantos a brincar. Além disso, não gostam muito de ficar no colo.

Os cachorros de raça Lhasa Apso costumam ser bem reservados e desconfiados com pessoas estranhas, mas nem por isso tendem a se mostrar agressivos. Os exemplares da raça aprendem rápido o que lhes é ensinado, contanto que o dono seja firme, uma vez que os Lhasa Apsos são caracterizados pela personalidade forte. Os cachorros aprendem rápido principalmente sobre o local em que devem fazer suas necessidades.

Por mais que os Lhasas sejam considerados excelentes cachorros de companhia eles também podem muito bem servir como cães de guarda, em função de sua audição extremamente aguçada e de seu perfil alerta.

Dicas e cuidados com a raça Lhasa Apso

É extremamente importante que o pelo do cão seja escovado diariamente, de preferência com uma escova metálica, evitando assim a formação de nós. Os banhos devem ser dados uma vez por semana, ou pelo menos quinzenalmente, e deve-se sempre tomar muito cuidado com a secagem dos pelos, visto que se o animal não for bem seco poderão surgir problemas de pele.

Fotos da raça Lhasa Apso

Vídeos da raça Lhasa Apso

40 Comentários

Deixe uma resposta