Rottweiler – Características da raça, fotos e vídeos

Esta raça é considerada uma das mais antigas existentes, sendo que sua origem data do início do século I, época em que os cachorros acompanhavam tropas romanas na região dos Alpes, os ajudando a não deixar que os presos fugissem e também exercendo funções de cães pastores. Acredita-se ainda que o imperador Nero contava com alguns exemplares da raça como guardiões.

Algum tempo depois, estes cachorros foram usados como condutores de carroça, e eram conhecidos por proteger de forma eficaz as cargas destes meios de transporte. A raça recebeu o nome em função da cidade de Rottweil.

Características – Padrões da raça Rottweiler

Os cães machos podem medir entre 61 e 66 cm de altura e as fêmeas entre 55 e 61 cm. Os cachorros da raça Rottweiler possuem pelo rijo de comprimento médio e uma camada de sub-pelo. A cor predominante é preta, com marcações na cor caramelo bem demarcadas no focinho e na face, nas patas e no peito.

Uma doença que pode acometer os cães da raça Rottweiler, principalmente em função de seu porte, é a displasia.

Temperamento da raça Rottweiler

Em função da aparência robusta, por muito tempo e até hoje grande parte da população acredita que esta seja uma raça feroz e violenta, o que depende muito da criação que o cão recebe. Quando é criado com disciplina e carinho costuma ser bastante dócil e um excelente companheiro, inclusive para os pequenos, principalmente se os dois tiverem sido criados em conjunto.

Também em função da aparência física os exemplares desta raça são regularmente usados para atuar em conjunto com a polícia.

Quando usados como cães de guarda, o que acontece com frequência, possuem uma característica bem marcante: não atacam de imediato, mas dão sinais claros da intenção, o que de certa forma faz com que o intruso no caso de uma invasão desista a tempo.

Os cães desta raça aprendem rápido e estão entre os dez mais inteligentes. Além disso, em função do vigor físico se mostram ótimos companheiros para a prática de esportes, como o Agility, por exemplo. Por esta mesma razão devem passear com frequência e gastar a energia acumulada, não devendo nunca permanecer em ambientes muito pequenos ou presos à correntes. É recomendável ainda que não fiquem sozinhos por longos períodos, o que pode acarretar em problemas de instabilidade.

Dicas e cuidados com a raça Rottweiler

Por causa do pelo curto, os exemplares desta raça não necessitam de muitos cuidados. Apenas uma escovação diária com uma escova de borracha já garante o brilho e a saúde da pelagem.

Fotos da raça Rottweiler

Vídeos da raça Rottweiler

25 Comentários

Deixe uma resposta