Cachorra abandonada procura veterinário na hora de ter os seus filhotes e o pai fica na porta esperando

Por: em

A cachorra procurou ajuda na hora de ter os bebês e o pai ficou na porta da clínica, esperando. 

Uma cachorra de rua, posteriormente batizada como “Amiga”, procurou ajuda em uma clínica veterinária ao perceber que tinha chegado a hora do parto. O fato ocorreu em Cariacica, na região metropolitana de Vitória (ES). 

Seguir Cães Online no Facebook

Animais de rua são naturalmente desconfiados em relação aos humanos, que muitas vezes são cruéis, violentos ou até mesmo apenas negligentes: é preciso se precaver contra eles. Mas, neste caso, além de a cachorra procurar ajuda veterinária, o parceiro a acompanhou. 

Outro cachorro, provavelmente o pai da ninhada, caminhou ao lado da cachorra até a Clínica Veterinária de Campo Grande e esperou pacientemente na porta, enquanto a mãe entrou e demonstrou a necessidade de ajuda para os funcionários. 

cachorra-de-na-rua-procura-veterinario-na-hora-de-ter-bebes
Créditos: Veterinária Campo Grande

O parto 

Não é possível saber exatamente o que levou o casal de cachorros a procurar ajuda na clínica veterinária, mas o fato é que a mãe precisava ser atendida com urgência. Na recepção, o veterinário João Áureo Rodrigues da Silva imediatamente constatou a emergência médica e imediatamente pegou a cachorra no colo. 

Amiga, como ficou conhecida, foi rapidamente levada à sala de exames e deu à luz sete filhotes, mas um dos cãezinhos não resistiu, por não estar em posição adequada para o nascimento. O parto foi realizado no dia 13.09.21. 

Enquanto a equipe se preparava para receber os filhotes e amparar a mãe, outro cachorro, provavelmente o pai dos cãezinhos, ficou de prontidão na porta de entrada da clínica durante um dia inteiro. De acordo com os funcionários, parecia que o peludo estava esperando notícias sobre o parto. 

Ver o pai esperando ansioso para saber os desdobramentos do parto é uma situação totalmente inédita. Em geral, os cachorros pais não se envolvem com o nascimento e a criação dos filhotes – no máximo, quando moram na mesma casa, eles brincam e entretêm os bebês. 

Este “papai fresco”, no entanto, está de parabéns: ele acompanhou a “esposa” até a clínica e permaneceu um dia inteiro aguardando para saber das novidades. Na manhã de 14.09, o cachorro continuava de plantão na entrada da clínica, quando finalmente também foi resgatado. 

A equipe permitiu que o cachorro entrasse na clínica e na sala em que a cachorra se recuperava, já amamentando os filhotes. O peludo verificou tudo com atenção e parece ter ficado mais tranquilo desde que comprovou o fato de que toda a família estava sendo bem cuidada. 

Cachorra abandonada procura veterinário na hora de ter os seus filhotes e o pai fica na porta esperando
Créditos: Veterinária Campo Grande

A história, como não poderia deixar de ser, logo foi publicada nas redes sociais. O objetivo era apenas identificar os prováveis tutores da cachorra, mas muitas pessoas curtiram e compartilharam as notícias sobre a procura inusitada de ajuda, a espera paciente do pai e a evolução do quadro, até o nascimento dos filhotes. Realmente, é um caso e tanto” 

As únicas notícias objetivas, no entanto, é que parece se tratar de um casal de cachorros de rua que vive no bairro Santa Cecília, vizinho ao Campo Grande. Amiga e o parceiro costumavam ser alimentados por comerciantes da região. 

Muitos internautas se dispuseram a acolher os pais e os filhotes – pelo menos, alguns deles. Por enquanto, a família foi acolhida em um abrigo. Os filhotes receberão vermífugos e vacinas de acordo com o calendário e todos serão esterilizados antes de uma possível adoção, que só poderá ocorrer quando a ninhada completar seis semanas de vida. 

cachorra-de-na-rua-procura-veterinario-na-hora-de-ter-bebes
Créditos: Veterinária Campo Grande

Os cachorros surpreenderam os internautas e também a imprensa, em função da inteligência que demonstraram ao pedir ajuda em um momento de grande urgência. Os animais pareciam saber para onde estavam se dirigindo, pois tiveram de atravessar uma estrada movimentada para chegar ao local. 

As câmeras de segurança registraram o momento em que os cães atravessaram a rodovia BR 262 e se aproximaram da clínica, mas, como as portas estavam fechadas, a futura mãezinha esperou até que fosse notada pelos funcionários. 

A presteza com que o veterinário se dispôs a acolher a mãe também é motivo de comemoração. O Dr. João Áureo realizou todos os procedimentos necessários para um parto tranquilo e seguro. Além disso, a clínica encaminhou a família para um abrigo, em que a cachorra poderá se recuperar, enquanto cuida dos bebês recém-nascidos. 

O caso, contudo, foi excepcional. Clínicas veterinárias não costumam acolher animais de rua, justamente por não terem como encaminhá-los para locais que possam acolhê-los e cuidar deles de forma adequada. 

Gostou? Siga o Cães Online no Facebook, Instagram e Google News