InícioHistórias FelizesCachorra de rua é encontrada aquecendo gatinhos órfãos em uma noite muito...

Cachorra de rua é encontrada aquecendo gatinhos órfãos em uma noite muito fria

Uma cadela abandonada foi flagrada com cinco gatinhos em uma estrada do Canadá, numa noite fria. Ela estava deitada ao lado deles para aquecendo-os.

Moradores de Toronto, na Província de Ontário, no Canadá, notificaram um abrigo local sobre uma situação inesperada: um cachorro de rua foi visto na beira de uma estrada local, aquecendo uma ninhada de cinco gatinhos.

Era uma noite fria, mesmo para os padrões canadenses. No outono, as temperaturas médias em Toronto, no início das noites, variam entre 7°C e 8° C, mas podem ficar negativas desde outubro, favorecendo a precipitação de neve. Um oficial do centro de controle de animais da cidade resgatou os animais.

Amor materno

A cachorra – trata-se de uma fêmea – foi encontrada aninhada junto aos gatos, protegendo-os da neve que começava a se precipitar. Os filhotes foram encaminhados a um lar provisório, porque ainda não têm idade para serem adotados.

cao-de-rua-e-encontrado-aquecendo-gatinhos-orfaos

A mãe improvisada, que recebeu o nome de Serenity, foi acolhida no Pet and Wildlife Rescue. Dias depois, o abrigo postou, em suas redes sociais, uma nota “assinada” por Serenity, com direito a belas fotos da cachorra amarela:

“Eu tenho recebido muita atenção nas redes sociais, mas, caso você não saiba, deixe-me contar a minha história. Meu nome é Serenity e eu fui encontrada na semana passada na estrada, mantendo aquecidos cinco gatinhos.

Um bom cidadão acionou o abrigo, um bom oficial do controle dos animais nos acolheu e temos vivido os melhores dias das nossas vidas desde então!

Os gatinhos que consegui guardar em segurança foram colocados em um lar provisório e serão disponibilizados para adoção quando tiverem idade suficiente para ficarem por conta própria.

A minha história foi compartilhada em todo o mundo: na Escócia, na Austrália e no Texas. E eu estou surpresa porque muitas pessoas se candidataram para me adotar, apesar de ainda não conhecerem nada sobre mim: eu devo ser muito fofa!

Deixe-me contar mais um pouco sobre mim, para que o abrigo encontre a casa mais adequada para me acolher. Obviamente, eu sou ótima com gatos – assim, não seria nenhum problema ir para uma casa com bichanos.

Eu tenho mais ou menos dois anos de idade. Sou jovem e tenho a energia de uma criança. Eu adoro correr em círculos, em torno de uma pessoa ou um objeto que coloquem em qualquer lugar. A equipe do abrigo tem trabalhado nisso, porque dizem que eu sou muito ansiosa.

A equipe está preocupada porque pensa que as pessoas não vão querer me separar dos gatinhos. Mas isto não é problema, porque eles estão com uma ama de leite e ainda vão demorar para estar prontos para esperar.

Isto significa que, para irmos todos juntos, eu teria de esperar alguns meses. Mas eu já estou pronta, posso ir para casa agora (só preciso passar pela esterilização, que ocorrerá em alguns dias. Os gatinhos estão bem, em um lar aconchegante e logo divertirão outras famílias.”

cao-de-rua-e-encontrado-aquecendo-gatinhos-orfaos

Amor materno é realmente uma excelente propaganda. Contar a história do resgate na primeira pessoa (do ponto de vista da cachorra que acolheu e aqueceu os gatinhos) aumentou bastante as chances de Serenity encontrar um novo lar.

Além disso, o Pet and Wildlife Rescue está aproveitando para divulgar as características de algumas dezenas de animais, entre cães e gatos, que estão esperando uma chance de adoção. A estratégia está dando certo. Serenity tem bons pretendentes e o abrigo espera encaminhar diversos animais para lares definitivos.

Os gatos

Ainda não se sabe o que aconteceu com os gatinhos. É possível – mas improvável – que a mãe gata tenha abandonado a ninhada por um motivo qualquer. Esta é uma situação rara, já que o instinto materno mantém mães e filhos juntos durante alguns meses.

cao-de-rua-e-encontrado-aquecendo-gatinhos-orfaos

O mais provável é que tutores irresponsáveis tenham deixado a gata acasalar acidentalmente, sem se importar com a castração ou o isolamento da fêmea no cio, e, quando viram o resultado, decidiram se livrar da ninhada.

É relativamente comum o abandono de crias, tanto de cadelas quanto de gatas, por tutores que não querem se responsabilizar por encaminhar os filhotes depois do desmame. A situação é frequente também no Brasil.

cao-de-rua-e-encontrado-aquecendo-gatinhos-orfaos

Os gatinhos ainda precisam ser desmamados. Por enquanto, eles estão sendo mantidos em um lar provisório, com uma gata que havia acabado de encerrar o ciclo de alimentação dos próprios filhotes. O leite materno aumenta as defesas naturais do organismo e aumenta a sobrevida dos filhotes.

Amaury Almeida Costa
Amaury de Almeida Costa ([email protected]) é redator publicitário há mais de 30 anos. Escreve para diversos blogs desde 2008. Presente nas redes sociais desde a época do Orkut, foi editor da revista Animanews, sucesso editorial do final dos anos 1990, que trazia informações sobre pets – além de cães, gatos e aves, trazia informações sobre répteis, anfíbios, peixes e invertebrados de estimação.
RELACIONADOS

Últimas Publicações