Cachorrinha abandonada tem surpreende transformação após seu resgate

Por: em

A cachorra estava doente e sem pelos, mas com os cuidados adequados, surpreendeu com a beleza. 

Mikita vivia em uma reserva florestal na Dakota do Sul (centro-oeste dos EUA) quando um voluntário da Canine Light Shine (brilho da luz canina, em português) a resgatou. O animal estava em péssimas condições: a pele estava em carne viva e a cachorra estava quase completamente careca. 

Seguir Cães Online no Facebook

A Canine Light Shine é uma organização especializada no resgate de animais doentes, atuando tanto na área do bem-estar de cães e gatos, quando na da saúde pública. A apreensão de Mikita era necessária porque alguns tipos de sarna canina são transmissíveis para humanos e outros animais. 

Ao ser encontrada, Mikita estava tão faminta e enfraquecida, que não conseguia se mover. Ela se parecia com um filhotinho de cruz-credo: os pelos que faltavam eram tantos que impediam uma identificação positiva da raça da cachorra. Além disso, a sarna tomava conta do corpo todo, do focinho à ponta da cauda. 

Cachorra abandonada tem surpreende transformação após seu resgate
CRÉDITOS: JESSI SOVA

Uma recuperação surpreendente 

A cachorra foi levada para o abrigo Happy Tails (“rabos felizes”, em português), em Maple Grove (Minnesota, também no centro-oeste americano). O canil é especializado no atendimento a cães e gatos de rua, encontrados com problemas de saúde. 

Cachorra abandonada tem surpreende transformação após seu resgate
CRÉDITOS: JESSI SOVA

A equipe do canil não perdeu tempo em providenciar os cuidados necessários. A cachorra respondeu bem ao tratamento dermatológico e a sarna desapareceu em pouco tempo. Apesar de estar longe de poder ser considerada uma “cadela fofa”, os novos longos tufos de pelos brancos e cinza mostraram que Mikita é um husky siberiano. 

Enquanto Mikita se recuperava, Jessi Sova, em Schaumburg (Illinois), navegava na internet, procurando um companheiro para o seu husky siberiano, também adotado em um abrigo. Ao se deparar com a história da cadela no Facebook, Jessi decidiu que precisava conhecê-la imediatamente. 

Cachorra abandonada tem surpreende transformação após seu resgate
CRÉDITOS: JESSI SOVA

No final de julho de 2021, Jessi disse ao The Dodo:

“Eu fiz a minha inscrição como candidata à adoção diretamente no site e agendei uma reunião com o Happy Tails. Meu filho de dez anos foi comigo para conhecer Mikita. Ela era tão pequena, simplesmente a coisa mais doce. Eu e meu filho nos apaixonamos”. 

Cachorra abandonada tem surpreende transformação após seu resgate
CRÉDITOS: JESSI SOVA

Mas, embora Mikita estivesse em franca recuperação – a pele estava visivelmente saudável e mais bonita – e tivesse encontrado um lar amoroso, ela ainda tinha um desafio a superar. A nova tutora percebeu que havia algo errado no dorso da cachorra, que dificultava os movimentos e comprometia as brincadeiras. 

As suspeitas não eram infundadas. Certa noite, Jessi acordou com gritos e uivos. Mikita não conseguia se firmar sobre as patas traseiras. A tutora contou com a ajuda de um amigo para transportar a cachorra a uma clínica veterinária. O médico diagnosticou um grave problema na coluna vertebral. 

Cachorra abandonada tem surpreende transformação após seu resgate
CRÉDITOS: JESSI SOVA

Mikita sofria de discoespondilite, uma infecção nos discos intervertebrais que também afeta as vértebras adjacentes. Trata-se de uma infecção bacteriana que, no caso da cachorra, era decorrente das feridas da pele, negligenciadas durante muito tempo. 

Os sintomas mais comuns da discoespondilite canina são as dores muito intensas na região afetada pela infecção, que podem levar a alterações neurológicas, paralisia ou dificuldade de locomoção, em função da inflamação e da intensidade da dor. 

Mikita passou dois dias internada na clínica. Depois disso, ela foi medicada com antibióticos e a infecção cedeu. A cadela estava curada, afinal. Nada mais poderia impedi-la de ser feliz, brincalhona e muito divertida. 

Cachorra abandonada tem surpreende transformação após seu resgate
CRÉDITOS: JESSI SOVA

Livre das dores e da sarna, Mikita começou a ficar mais bonita dia a dia. Ela também começou a se desenvolver fisicamente – ao ser resgatada, não se sabia ao certo se ela era um cão de porte pequeno ou se a desnutrição e outras doenças haviam comprometido o crescimento. 

A força e a resistência de Mikita levaram um pouco mais de tempo para serem restabelecidas. Ela ainda não consegue arquear totalmente o dorso, mas a pelagem continua crescendo. De acordo com a tutora, o pelo da cachorra ainda não atingiu o comprimento definitivo. 

“Não consigo imaginar a minha vida sem ela”, completa Jessi. “Ela é a melhor companheira que eu poderia encontrar para mim e para meus filhos – o humano e o canino”. Acompanhar o crescimento e a recuperação da saúde de Mikita foram experiências indescritíveis para a família Sova.

Gostou? Siga o Cães Online no Facebook, Instagram e Google News