InícioHistórias FelizesCachorrinho abandonado se recusa a soltar a jaqueta, confiava que ele voltaria

Cachorrinho abandonado se recusa a soltar a jaqueta, confiava que ele voltaria

O resgate encontrou um cachorro abandonado, mas ele não queria se afastar da jaqueta do tutor.

A lealdade canina nunca deixa de nos impressionar. Um exemplo desta dedicação e do apego que eles desenvolvem em relação aos humanos é a história de hoje: este cachorro foi encontrado sozinho à beira da estrada, mas ele não queria se afastar da jaqueta do tutor de jeito nenhum.

Provavelmente, o animal foi levado até o local em que foi encontrado e deixado lá sozinho, abandonado. O antigo tutor – o irresponsável que acredita poder se desfazer de um cachorro como que joga fora um trapo sujo – deixou uma jaqueta, e o peludo se apegou a ela.

cachorro-abandonado-nao-larga-a-jaqueta-do-tutor

O resgate

Uma equipe da Fundação Paws 4 Hope foi acionada para resgatar um cachorro abandonado em uma estrada canadense. A entidade, fundada em 2011, está sediada em Vitória, capital da Província da Colúmbia Britânica, no sudoeste do país.

O cachorrinho foi encontrado pelos voluntários da fundação, que se depararam com uma cena triste. O peludo estava deitado sobre uma jaqueta deixada pelo antigo tutor. É muito provável que ele se sentisse seguro com a peça de vestuário, que o lembrava da família que havia acabado de perder.

O faro dos cães é notável. Muitos odores imperceptíveis para os humanos são facilmente captados pelos peludos. Honey – este foi o nome dado ao cachorro abandonado – sentia os odores familiares e, assim, ficava confortado.

Honey não queria se afastar da jaqueta. Talvez ele acreditasse que o tutor, que o havia deixado com a vestimenta, fosse voltar a qualquer momento, e ele precisava ficar a postos, para impedir que a peça fosse roubada ou rasgada.

cachorro-abandonado-nao-larga-a-jaqueta-do-tutor

A solução encontrada pelos voluntários foi resgatar o cachorrinho junto com a jaqueta. Honey foi embarcado na caminhonete da Paws 4 Hope e permaneceu deitado sobre a peça de roupa. Era evidente que ele estava muito triste, sem entender o que estava acontecendo naquele momento em que a sua vida estava virando do avesso.

A peça de roupa dava alguma segurança ao peludo e os resgatadores entenderam que retirá-la apenas aumentaria a sensação de desproteção que Honey estava vivenciando. O cãozinho seguiu com a jaqueta, que ficou com ele na gaiola em que foi instalado no abrigo.

A equipe do abrigo percebeu que Honey estava muito estressado. Afastado do lar sem aviso prévio, ele simplesmente não entendia o que estava acontecendo, quem eram aquelas pessoas e animais estranhos à sua volta.

Com certeza, ele não estava acostumado a conviver com tantos cachorros. É possível imaginar a situação: em um momento, ele estava acomodado em casa, junto das pessoas a quem amava, e, no instante seguinte, estava desprovido de tudo, com tantas carências e desilusões.

Por sorte, cachorros são como crianças: eles apresentam uma capacidade incrível de superar dificuldades e adaptar-se a novas condições. Aos poucos, Honey foi se tornando mais e mais sociável – mas nunca se afastava demais da jaqueta, o elo que ele tinha com dias mais felizes.

cachorro-abandonado-nao-larga-a-jaqueta-do-tutor

Os veterinários da Paws 4 Hope tiveram de tratar uma série de lesões na pele de Honey. Ele não foi diagnosticado com nenhuma doença grave, mas era evidente que tinha sofrido negligência e maus tratos.

O corpo do peludo estava coberto por feridas e a pelagem apresentava falhas em vários pontos. Honey também estava desidratado e desnutrido, sinais de que ele não era bem cuidado. Mesmo assim, o cachorro continuava dando mostras de amar incondicionalmente o antigo tutor.

Honey está se recuperando e já começou a ensaiar algumas brincadeiras e explorações no terreno do abrigo. Um voluntário descreveu o cachorro: “Ele é tão lindo, paciente, calmo. Vamos curar o seu corpo e o seu coração. Em breve, ele encontrará uma casa melhor”.

Honey ainda precisa se recuperar das feridas na pele, ganhar peso e perder o medo que ainda sente dos humanos que se aproximam. Não há dúvidas, contudo, de que ele será um excelente companheiro para os novos tutores: este cachorro é dotado de fidelidade a toda prova.

Se ele foi fiel a um tutor indigno, que não viu nenhum problema em abandoná-lo à beira da estrada – inclusive com riscos de atropelamento e morte –, imagine a felicidade que este cachorro é capaz de proporcionar a uma família responsável e amorosa.

Quando um cachorro entra na vida de alguém, é um caso de amor eterno. Assim como Honey, os cães são leais, companheiros, amigos e protetores. Eles pedem muito pouco em troca. O “cachorrinho da jaqueta” é um exemplo de lealdade e merece uma vida melhor.

Amaury Almeida Costa
Amaury de Almeida Costa ([email protected]) é redator publicitário há mais de 30 anos. Escreve para diversos blogs desde 2008. Presente nas redes sociais desde a época do Orkut, foi editor da revista Animanews, sucesso editorial do final dos anos 1990, que trazia informações sobre pets – além de cães, gatos e aves, trazia informações sobre répteis, anfíbios, peixes e invertebrados de estimação.
RELACIONADOS

Últimas Publicações