Cachorro ator simula paralisia para ganhar atenção dos turistas

Este cachorro foi pego em flagrante: ele simula ser deficiente para ganhar atenção dos turistas.

Um cachorro sem raça definida está fazendo sucesso nas redes sociais. Ele foi flagrado nas ruas de La Antigua, fingindo ser deficiente físico. O peludo se arrasta, aparentando não ter o movimento das patas traseiras, para ganhar alimento e carinho dos turistas.

La Antigua, de 60 mil habitantes, é a antiga capital colonial da Guatemala, uma cidade histórica fundada no século 16. A região, um patrimônio cultural da UNESCO, atrai milhares de turistas todos os anos e o “cachorro ator” parece estar interessado em obter algum lucro com toda a movimentação urbana.

Cachorro ator simula paralisia para ganhar atenção dos turistas

Firulais

O cachorro foi filmado por moradores de La Antigua e as imagens viralizaram rapidamente. Apenas na página da Nueva Era Noticias (canal noticioso da cidade) no Tik Tok, mais de um milhão de internautas acessaram o vídeo.

O animal, que é famoso entre moradores e visitantes, está sendo chamado de Firulais, termo genérico usado na Guatemala para designar cães vira-latas. A palavra é uma mistura de espanhol e inglês.

Cachorro ator simula paralisia para ganhar atenção dos turistas

Trata-se de uma corruptela da expressão inglesa “free of fleas” (livre de pulgas), uma condição imposta pelos EUA para a entrada de migrantes da América Central e do México no país – até o século 19, o fluxo migratório não era proibido, mas os viajantes que buscavam trabalho precisavam declarar que os cachorros que os acompanhavam estavam livres de parasitas.

Firulais é um excelente ator: ele costuma circular pela feira de artesanato de La Antigua e, quando encontra uma “vítima”, deita-se no chão e começa a arrastar-se, como se tivesse algum problema de locomoção.

Os moradores de La Antigua já conhecem os truques de Firulais, mas os turistas que visitam a cidade se encantam com a mansidão e aparente fragilidade do cachorro, que acaba ganhando alguns minutos de atenção e muitos petiscos: enquanto a feira está aberta, ele garante alimento para todas as refeições diárias.

Cachorro ator simula paralisia para ganhar atenção dos turistas

Firulais tem um método conhecido. Depois de circular entre as barracas, ele identifica os turistas desprevenidos, deita-se e procura atrair a atenção com alguns ganidos e choramingos. A performance teatral do peludo é reforçada quando ele percebe olhares comovidos à sua volta.

Mas Firulais não engana ninguém – pelo menos, não por muito tempo. depois de conseguir o que quer, o cachorro simplesmente se levanta normalmente e segue em frente, para surpresa dos turistas.

Ainda de acordo com a linguagem local, o peludo é um verdadeiro “pipirisnais” – outra mistura dos dois idiomas, que surgiu da expressão “people are nice” e se tornou um sinônimo para “gente boa”, usada especialmente entre os guatemaltecos mais velhos.

Cachorro ator simula paralisia para ganhar atenção dos turistas

A repercussão

Muita gente ficou indignada com os happenings de Firulais na feira de artesanato de La Antigua. O cachorro, perfeitamente saudável, finge ser deficiente físico para conseguir o que quer. Mas, provavelmente, ele continuará se arrastando, porque tem atingido o seu objetivo, que é ganhar um pouco de atenção e de alimento.

Alguns internautas mais crédulos chegaram a propor que Firulais deve ter problemas com parasitas intestinais – em casos de infestações mais graves, os cães tendem a arrastar a barriga no chão, na tentativa de obter algum alívio.

Vivendo nas ruas, é muito provável que o cachorro de La Antigua tenha vermes – o abandono gera uma série de problemas e a infestação por parasitas é apenas um deles. Mesmo assim, Firulais apenas criou uma estratégia de sobrevivência.

Os moradores da cidade sabem que Firulais simula a “invalidez” para viver mais um dia e muitos deles levam alimentos para ele na feira. Até mesmo alguns artesãos que expõem os produtos carregam petiscos para satisfazer as vontades e necessidades do peludo.

Muitos seguidores de @nuevaeranoticias se divertiram com a atuação do cachorro de rua. Já são milhares de comentários sobre a tática de sobrevivência de Firulais, que, como já foi dito, nunca engana ninguém por muito tempo.

Entre os comentários à postagem, podemos destacar:

“Firulais queria fazer um experimento social, para ver quem o ajudaria.”

“Não se pode mais confiar nem mesmo nos animais.”

“Existe talento dramático na Guatemala.”

Outros continuam acreditando na “bondade intrínseca” dos cachorros: “Ele não está atuando, está coçando a barriga por causa dos vermes ou a pele por causa de alergias” é o típico comentário que recebe dezenas de curtidas.

O certo é que Firulais está sobrevivendo. Um dia de cada vez, até que um morador de La Antigua mais sensível se disponha a levá-lo para casa e transformá-lo em um membro da família. Ficamos na torcida por isso.

Postagens Relacionadas