Ao que tudo indica, Numan Ertuğrul Uzunsoy é um grande ator. Pelo menos, ele conseguiu convencer um cachorro de rua de que estava ferido e sofrendo muito, enquanto encenava uma peça teatral. O peludo interrompeu a performance para consolar o artista.
Uzunsoy disse mais tarde à imprensa turca ter ficado muito impressionado com o gesto do cachorro de rua: “Eu fiquei muito emocionado. Era como se um anjo tivesse descido do céu para me ajudar”.
Um cachorro solidário
Durante uma apresentação teatral na Turquia, uma das cenas mais marcantes exigia que o ator mostrasse o personagem em agonia. Uzunsoy precisava se machucar para que a trama pudesse seguir o curso definido pelo ator.
O artista deve ter sido muito convincente em sua atuação – a peça foi montada ao ar livre, em uma rua de Izmit, cidade do noroeste da Turquia, próxima a Istambul. Um cachorro de rua que passava pelos arredores parou para observar e realmente acreditou que Uzunsoy estava ferido ou muito triste.
A convicção levou o cachorro a fazer o possível para reverter a situação. Ele invadiu a cena, sem se importar com o grande movimento da plateia que se amontoava em torno do palco, e resolveu consolar o desconhecido – que, daquele momento em diante, se tornou um grande amigo.
Uzunsoy descreveu a cena: “O personagem que eu estava interpretando estava ferido, sentindo muita dor. Antes de entrar em cena, ela tinha sofrido uma queda do cavalo e estava respirando com dificuldade”.
Mas, enquanto Uzunsoy cumpria o roteiro previsto, esticado no chão e soltando muitos gemidos, um novo personagem se incorporou à peça teatral. O cachorro de rua percebeu que precisava fazer alguma coisa para consolar o homem ferido.
Inicialmente, o ator turco não percebeu o que estava acontecendo. Ele disse ter sentido um hálito quente junto ao rosto, mas pensou que era apenas outro ator se aproximando. Ao abrir os olhos, ele se deparou com o amigo solidário.
Ao perceber a intromissão do cachorro de rua, Uzunsoy teve de interromper a encenação: não seria possível incorporar o “novo elemento” à peça. As emoções presumidas do personagem, no entanto, deram espaço para emoções reais.
O ator turco ficou emocionado com a presença do cachorro na cena. Era como se um anjo estivesse ali, para consolá-lo, para dizer que tudo iria dar certo. Foi um momento importante, já que ninguém estava esperando pela interrupção canina.
O público não sabia se a entrada do cachorro fazia parte ou não da peça teatral. O peludo, por seu lado, não estava interessado em interagir com a plateia e os outros atores. Tudo que ele sabia é que era preciso consolar o homem ferido caído no chão.
Passados alguns minutos, os outros membros da trupe interromperam a apresentação e demonstraram toda a alegria que estavam sentindo com a presença de um cachorro tão amigo e solidário. O público aplaudiu a cena improvisada.
As imagens foram gravadas por um espectador e rapidamente foram postadas nas redes sociais. As cenas do cachorro de rua solidário já deram a volta ao mundo, tendo sido visualizadas por mais de 350 mil internautas.
A interrupção também foi oficialmente apresentada no site da Prefeitura de Izmit. Os vídeos mostram toda a ação do cachorro, desde o momento em que ele invadiu o palco até que ele foi retirado da cena por um membro da equipe.
Mas Uzunsoy ficou impressionado com a atitude do cachorro de rua. No dia seguinte à apresentação, ele voltou ao local, em busca de mais informações sobre o “anjo” que o socorreu quando ele estava ferido e caído no chão.
De acordo com comerciantes da região, o cachorro sempre vagueia pelas ruas em busca de alimento. O ator acionou um abrigo local, para que o peludo fosse recolhido a um local mais adequado, e passou a veicular vídeos do amigo. Uzunsoy está empenhado em encontrar um lar definitivo para o pet abandonado.
No local em que o ator mora atualmente, não são permitidos animais de estimação e, por isso, Uzunsoy não pode adotar o amigo que tentou consolá-lo. De qualquer forma, o artista turco está empenhado em uma verdadeira campanha para tirar o cachorro da rua e encontrar uma família amorosa e responsável.
Cães de rua na Turquia
Os animais abandonados são um sério problema de saúde pública na Turquia. Há quatro anos, as autoridades municipais de Istambul, a principal cidade do país, tentaram capturar o maior número possível de cães e gatos, para soltá-los em regiões rurais.
A resposta da opinião pública foi contundente. Afinal, os animais já estavam acostumados ao ambiente urbano e dificilmente conseguiriam se adaptar a viver nas montanhas e matas, tendo de capturar alimento por conta própria.
A providência foi anulada. Desde 2019, os cachorros e gatos são capturados, castrados, vermifugados e devolvidos às ruas. Não é a melhor solução possível, mas pelo menos impede que novos peludos continuem nascendo sem os cuidados necessários.