InícioHistórias FelizesCachorro ferido na pata pede ajuda em uma casa e acaba encontrando...

Cachorro ferido na pata pede ajuda em uma casa e acaba encontrando um novo lar

Um cão de rua ferido na perna pediu ajuda em uma casa e acabou encontrando um novo lar.

Um cão de rua ferido na perna pediu ajuda em uma casa e acabou encontrando um novo lar.

Bolt era mais um cachorro de rua, que vivia nas ruas de Cleveland, uma pequena cidade do Texas (sudoeste dos EUA). Ele conhecia algumas pessoas que o ajudavam e costumava fazer a ronda diária em busca de comida. Certo dia, Bolt apareceu na casa de um desses bons samaritanos.

O animal apresentava uma ferida séria na perna. Ele chorava de dor quando pediu ajuda para tratar o ferimento. O homem era praticamente um estranho, alguém que apenas cedia restos de comida para animais vadios. Mas ele decidiu socorrer Bolt.

cachorro-ferido-pede-ajuda-em-uma-casa-estranha

O resgate

O homem acionou o This Is Houston, uma entidade fundada em 2018 que se dedica ao resgate, reabilitação e realocação em lares substitutos para cães da região de Houston, a maior cidade do Texas.

A decisão do cachorro, de procurar ajuda, foi providencial. Felizmente, ele encontrou alguém que percebeu a gravidade do ferimento e prontificou-se a buscar ajuda para o animal. Se Bolt tivesse permanecido nas ruas por mais alguns dias, certamente ele não teria resistido.

Um quase estranho conseguiu avaliar que o animal estava em sério risco e procurou acudi-lo através do This Is Houston. A ação deste homem diz muito sobre a personalidade e o caráter e é um belo exemplo de como nós devemos nos comportar frente aos necessitados.

cachorro-ferido-pede-ajuda-em-uma-casa-estranha

Bolt chegou ao abrigo em maio de 2021. Ele estava bem machucado e foi levado imediatamente à clínica veterinária. Os médicos identificaram uma séria lesão no joelho, inclusive com exposição dos músculos e tendões.

O cachorro foi levado imediatamente do consultório à sala de cirurgia. Os médicos estavam preocupados porque, além da lesão, Bolt dava mostras de desnutrição e estava com o pelo infestado por parasitas.

Apesar dos riscos de infecção, os veterinários compreenderam que um procedimento cirúrgico era o mais adequado para corrigir a lesão, mas não era possível avaliar a extensão de possíveis infecções. Na verdade, não era possível nem ao menos saber se Bolt sobreviveria à anestesia geral.

O peludo tinha um organismo resistente, que conseguiu superar a cirurgia e o período pós-operatório. Bolt ainda permaneceu internado por alguns dias na UTI canina do hospital, mas finalmente recebeu alta e foi levado ao canil do This Is Houston.

Mais problemas

A recuperação da lesão no joelho foi total, o animal foi esterilizado, mas Bolt também foi diagnosticado com dirofilariose, o temido “verme do coração”. Trata-se de uma doença parasitária que afeta o coração e os pulmões de cachorros e animais próximos, como lobos e raposas.

cachorro-ferido-pede-ajuda-em-uma-casa-estranha

A dirofilariose é transmitida por meio da picada de insetos, especialmente em climas quentes. Mosquitos dos gêneros Aedes, Anopheles e Culex, que também são vetores de outros doentes, picam cães infectados e transmitem ovos do nematoide Dirofilaria immitis – quando adultos, esses vermes se instalam na região do tórax.

A doença é bastante comum nas regiões tropicais e subtropicais. Os principais sintomas são tosse crônica, fraqueza e intolerância a exercícios físicos, respiração acelerada, rápida e curta e perda de peso. Caso não seja tratada a tempo, a dirofilariose leva à hipertensão pulmonar crônica e à insuficiência cardíaca congestiva, responsável pela morte de muitos cachorros jovens.

O tratamento é feito com medicamentos que combatem as formas larvais e adultas do D. immitis, mas é preciso muita atenção por parte dos cuidadores. Os vermes mortos podem causar embolias arteriais.

A adoção

cachorro-ferido-pede-ajuda-em-uma-casa-estranha

Em setembro de 2021, Bolt completou com sucesso o tratamento contra o verme do coração. Já no mês seguinte, o cachorro foi colocado para adoção e instalado em um lar temporário, para desambientá-lo do abrigo.

Bolt foi encontrado ao pedir socorro para um ferimento na perna, que se revelou muito mais grave do que aparentava. Por sorte, ele teve o apoio de pessoas estranhas bem-intencionadas, foi resgatado pelo This Is Houston, submeteu-se a tratamentos médicos prolongados – que contaram inclusive com uma cirurgia.

Bolt realmente merecia uma nova chance. Aliás, todos os cães merecem: nenhum deles deveria perambular sem nenhum apoio pelas ruas em busca de alimento e agasalho, expondo-se de forma contínua a uma série de riscos.

Depois do lar provisório, Bolt finalmente encontrou uma família humana para chamar de sua. Ele aprendeu a superar o medo que sentia de gente, deixou de exibir comportamentos agressivos e mostrou que pode ser o melhor amigo de alguém.

A vida de Bolt deu uma guinada de 180 graus – para muito melhor, é claro. Agora, ele está vivendo os primeiros dias com a nova família. Vacinado, vermifugado, bem disposto, saudável e cheio de amor para dar. Todos os cães merecem isso.

Cães Online
Cães Online tem por objetivo trazer informações confiáveis sobre os melhores amigos dos humanos. Nosso contato: [email protected]
RELACIONADOS

Últimas Publicações