InícioHistórias FelizesCachorro jogado pela janela de um caminhão em movimento é adotado por...

Cachorro jogado pela janela de um caminhão em movimento é adotado por homem que viu e lhe socorreu

Um cachorro foi atirado de um caminhão em movimento, mas caiu no lugar certo e foi adotado.

O episódio aconteceu em Monterrey, no México e parece inacreditável. Um cachorrinho foi lançado pela janela de um caminhão em movimento. O veículo aproximou-se em alta velocidade e atirou o animal em um terreno baldio.

Oscar Rangel é um eletricista automotivo e trabalha em uma oficina em frente ao local em que o cachorro foi atirado. Ele e seus colegas haviam acabado de limpar o terreno, para facilitar a entrada e saída dos carros.

cachorro-e-atirado-pela-janela-de-um-caminhao

O salvamento

Oscar e seus amigos ainda chegaram a gritar com o motorista, mas imaginavam que ele tinha jogado lixo para fora da janela. Então, observando melhor, eles perceberam que a sacola jogada do caminhão estava se movimentando.

Oscar correu para o local e encontrou um cachorrinho tremendo de medo. O coração estava batendo descompassado e o animal indefeso chorava e gemia – ele estava muito assustado. Ele não fazia ideia do que tinha acabado de acontecer.

cachorro-e-atirado-pela-janela-de-um-caminhao

Os colegas de Oscar conseguiram identificar o veículo: um caminhão baú branco California Ranger, modelo 1994 a 1998. O motorista não parou nem reduziu a velocidade: apenas descartou o “lixo” pela janela, no terreno.

O cachorrinho teve sorte. Ele acabou “aterrissando” em um arbusto – um dos poucos que havia restado depois da limpeza do terreno baldio. Os galhos apararam o golpe e o peludo escapou ileso, apesar de muito apavorado – ele estava em pânico e todos à volta não conseguiam acreditar no que estavam presenciando.

cachorro-e-atirado-pela-janela-de-um-caminhao

O grupo não sabia se reclamava da atitude irresponsável do motorista ou se comemorava o fato de o cachorrinho estar são e salvo. Oscar e os colegas limparam o peludo e providenciaram comida para ele.

A adoção

O cachorrinho, pouco a pouco, foi se acalmando. Oscar Rangel decidiu adotá-lo – não é sempre que um cão, atirado da janela de um caminhão, escapa com vida bem à nossa frente. O novo tutor já construiu uma casa na oficina para o peludo, que recebeu o nome de Chalán.

cachorro-e-atirado-pela-janela-de-um-caminhao

Chalán, no México, é o termo usado para designar o aprendiz ou auxiliar de um ofício, qualquer, como pedreiro, pintor ou mecânico. A casa do cachorro foi construída rapidamente, com peças não aproveitadas nos reparos da oficina.

O cachorro – ainda um filhote bem pequeno – também recebeu um “colete de segurança”. É uma faixa de reflexo, que o peludo usa enquanto se desloca pela oficina, para evitar que alguém pise nele.

Oscar levou Chalán ao veterinário, para certificar-se de que está tudo bem com o novo animal de estimação. O animal recebeu as vacinas e está tudo em ordem com as vacinas. Durante a noite, o peludo está sendo treinado para vigiar a oficina.

cachorro-e-atirado-pela-janela-de-um-caminhao

Este peludinho conheceu momentos de pânico total. Talvez ele tenha vivenciado outras situações igualmente cruéis. Mas Chalán nem se lembra mais disso. Tudo o que ele quer é esperar o tutor a cada manhã e divertir-se muito com os colegas de trabalho.

Oscar postou fotos de Chalán em sua página no Facebook. Tudo foi documentado: o socorro, a adoção, a construção da casinha, a consulta médica, os passeios do cachorro pelo chão da oficina, com o colete de segurança, para não sofrer acidentes.

cachorro-e-atirado-pela-janela-de-um-caminhao

O tutor confessa que, até o cãozinho ter sido atirado pela janela de um caminhão, ele nunca tinha pensado em ter um animal de estimação, muito menos tirar dezenas de fotos para postar nas redes sociais. Ele também não poderia imaginar que a reação dos internautas fosse tão positiva.

A ideia de publicar as fotos, na verdade, surgiu de um protesto. Oscar queria denunciar a atitude irresponsável e criminosa do motorista, que não se importou em tirar a vida de um cãozinho inocente. Os internautas, no entanto, se interessaram e começaram a pedir informações.

cachorro-e-atirado-pela-janela-de-um-caminhao

Conforme a situação progredia, Oscar começou a mostrar o desenvolvimento do cachorro. Quando percebeu, ele estava se comportando como um “feliz tutor de cachorro”. Ele quer mostrar que ajudar é um gesto fácil, barato e responsável. O tutor resume:

“Nosso trabalho é tedioso e pesado, mas ainda tivemos tempo de adotar aquele pequeno duende peludo que, de uma forma ou de outra, ganha o dia quando chega abanando o rabo para brincar conosco. Sem saber que ele é muito famoso e amado por muitas pessoas de vários países, e ele é um símbolo do exemplo a ser seguido: apoiar a comunidade e amar os animais”.

Amaury Almeida Costa
Amaury de Almeida Costa ([email protected]) é redator publicitário há mais de 30 anos. Escreve para diversos blogs desde 2008. Presente nas redes sociais desde a época do Orkut, foi editor da revista Animanews, sucesso editorial do final dos anos 1990, que trazia informações sobre pets – além de cães, gatos e aves, trazia informações sobre répteis, anfíbios, peixes e invertebrados de estimação.
RELACIONADOS

Últimas Publicações