Cachorro leva a cama para o irmão doente para deixá-lo mais confortável

Câmera de segurança flagra o momento em que este cachorro leva a cama para o irmão doente.

Quando há alguém doente em casa, toda a família deve fazer o possível para garantir o conforto e a segurança. Um cachorro chamado Spanky aprendeu muito bem a lição: quando o seu irmão, Roman, ficou enfermo, ele fez questão de cuidar do “paciente”, inclusive preparando a cama

Uma câmera de segurança flagrou o momento em que Spanky arrastou a cama com a boca de um cômodo para outro, para garantir que Roman ficasse mais confortável enquanto estava convalescendo de um acidente doméstico.

cachorro-leva-a-cama-para-o-irmao-doente

Spanky e Roman

A câmera conseguiu registrar um belo momento de camaradagem entre os dois cachorros. Enquanto Spanky move a cama para o quarto em que Roman está descansando, pode-se observar que ele para algumas vezes e olha para o irmão.

É como se ele quisesse dizer: “Isto aqui é para você, não precisa se preocupar com nada”. O vídeo, postado nas redes sociais, naturalmente viralizou na internet: dois milhões de usuários do Instagram se comoveram com a atitude de Spanky.

Tanta lealdade e devoção chamou também a atenção da imprensa. Aos repórteres, a tutora dos dois cães, Jackie Rogers, disse que Spanky faz esses gestos naturalmente e, desde que Roman foi adotado pela família, o cachorro mais antigo assumiu a posição de “irmão mais velho”. Ele sempre protege e procura garantir o conforto de Roman.

cachorro-leva-a-cama-para-o-irmao-doente

Jackie contou ao The Dodo:

“Roman é definitivamente o segurança de Spanky, que não faz nada sem que o irmão esteja ao lado. Ele está sempre por perto e, quando percebe que Spanky se afasta, corre aflito em busca dele. Spanky, por seu lado, faz questão de retribuir as gentilezas.”

Há alguns dias, a tutora percebeu que a orelha de Roman amanheceu inchada e inflamada. Os cachorros são sempre muito curiosos e, por mais vigilantes que sejam os tutores, eles sempre se metem em confusão.

Jackie levou o cachorro ao veterinário. Foi constatado um hematoma na orelha – ele deveria passar por uma pequena cirurgia, mas precisaria descansar um pouco e também tomar anti-inflamatórios antes do procedimento. Spanky provavelmente percebeu o estado delicado do irmão e assumiu os “serviços de enfermagem”.

A medicação demorou para fazer efeito e Roman foi ficando cada vez mais dolorido e desconfortável. Inicialmente, Spanky não notou nada diferente, mas, à medida que a orelha inchou mais e mais, ele percebeu que o irmão doente precisava de cuidados especiais.

A cirurgia foi adiada por algumas semanas, até que Roman finalmente superou a inflamação e pôde ser internado. No dia marcado, no entanto, devido aos protocolos adotados pela clínica veterinária ainda por conta da pandemia, a tutora e Spanky não puderam acompanhar o cachorro.

Os dois tiveram de esperar no carro, dentro do estacionamento, enquanto Roman era submetido ao procedimento cirúrgico. Jackie contou também que Spanky ficou muito agitado e não parou de choramingar até o reencontro com o irmão, ainda sob efeito da anestesia. A cirurgia, porém, foi um sucesso e Roman voltou para casa no mesmo dia.

Durante a convalescença, enquanto os humanos se ocupavam das tarefas do dia a dia, a tutora resolveu instalar uma câmera de segurança com acesso remoto, para vigiar os cachorros sozinhos em casa. Foi numa dessas ocasiões que as imagens de Spanky arrastando a cama para Roman foram capturadas.

É possível observar o enfermeiro improvisado levando a cama para o irmão doente, sinalizando com olhares e latidos para Roman se deitar e, por fim, depois de certificar-se de que está tudo certo, Spanky se acomoda ao lado – todos nós precisamos de aconchego.

cachorro-leva-a-cama-para-o-irmao-doente

As imagens foram registradas por volta das 10h da manhã e, quando Jackie voltou para casa, à noite, os dois cachorros ainda estavam aconchegados. A dedicação de Spanky é ainda maior quando se percebe o tamanho da cama: ele teve de fazer um grande esforço para arrastá-la.

Os cachorros são conhecidos pela sua lealdade. Eles fazem de tudo para garantir a segurança e o bem-estar de todos os membros da família. Casos de cães amigos são comuns, inclusive com outras espécies.

Em ambientes rurais, os cachorros estabelecem novas amizades com cavalos, vacas, porcos, etc. Os animais urbanos são capazes de se relacionar de maneira positiva não apenas com os gatos, os seus “melhores inimigos”, mas também com coelhos, hamsters e até aves, como papagaios e calopsitas.

Spanky quis garantir o conforto do irmão doente. A tutora contou que teve de assistir ao vídeo diversas vezes, porque não conseguia acreditar em tanta dedicação espontânea. O cachorro levou a cama para que Roman não precisasse se deslocar: uma prova de amizade e cooperação com o parente em más condições de saúde.

Você também vai gostar...