InícioHistórias FelizesCachorro surpreende as pessoas por utilizar o transporte público para viajar pela...

Cachorro surpreende as pessoas por utilizar o transporte público para viajar pela cidade

Boji, um cachorro turco, adora andar pela cidade usando o transporte público de Istambul.

Ele é um grande fã do metrô de Istambul, mas também pode ser visto em ônibus, bondes e até nas balsas que ligam as zonas europeia e asiática da antiga capital do Império Bizantino. Este cachorro turco adora passear, mas não é um caminhante: ele prefere o transporte público.

Boji se tornou uma espécie de celebridade local em Istambul e nos últimos meses tem despertado a atenção dos responsáveis pelos meios de transporte da cidade. De acordo com agentes públicos, o cachorro age como se soubesse exatamente para onde quer ir.

este-cachorro-e-fa-do-transporte-publico

Os passeios de Boji

Desde o início de agosto de 2021, foi notada a presença do cachorro, especialmente nos trens urbanos do metrô. Em entrevista à emissora CNN, Aylin Erol, gerente de relações públicas do metrô de Istambul, disse:

“Ele sabe para onde vai, sabe quando desembarcar. Nós começamos a segui-lo há dois meses e notamos que o cachorro segue um padrão. É como se ele soubesse para onde ir e tivesse um objetivo qualquer no destino.”

E a funcionária completa: “Ele é um fofo, um verdadeiro cavalheiro, muito esperto e tranquilo. Ele ama pessoas e gosta de estar cercado por elas. E, claro, ele adora andar de trem. O cachorro é a mascote oficial do metrô de Istambul e uma personalidade do município.

este-cachorro-e-fa-do-transporte-publico

O cachorro realmente chamou a atenção. Funcionários do metrô levaram o cachorro ao veterinário, para o implante de um chip que permitisse monitorar a movimentação de Boji. Através do dispositivo, foi possível saber que o peludo percorre entre 30 km e 40 km diários no transporte coletivo.

Ele visita todas as 29 estações do metrô de Istambul – em alguns dias, mais de uma vez – e ainda pega carona em balsas e ônibus que se conectam à malha ferroviária da cidade. Mas os passageiros do transporte urbano não precisam de nenhum equipamento para identificar o vaivém do cachorro.

este-cachorro-e-fa-do-transporte-publico

Não se sabe exatamente o motivo, mas Boji tem preferência pela linha M4 do metrô de Istambul. É um ramal de trânsito rápido (o primeiro do lado asiático da cidade) e é totalmente subterrâneo. É possível que ele goste do ambiente climatizado, já que, nesta cidade turca, ou faz muito frio, ou muito calor. É difícil encontrar o meio termo.

Ele pode ser visto perambulando pelas plataformas de embarque, ou calmamente instalado em um dos bancos dos trens. Boji dá preferência aos horários de menor circulação de passageiros, com quem sempre se mostra gentil e amigável.

Boji assimilou as regras de embarque e desembarque: ele não ultrapassa o limite de segurança nas plataformas e, sempre que um trem abre as portas, o peludo espera que os passageiros saiam, antes de entrar no vagão (ou no ônibus). A esperteza do cachorro naturalmente encanta ainda mais os usuários.

este-cachorro-e-fa-do-transporte-publico

Amigos reais e virtuais

Um usuário dos trens de ônibus de Istambul criou um perfil para Boji no Instagram: @boji_ist, onde o cachorro já é seguido por mais de 52 mil pessoas. No Twitter (@Elbogithedog), são mais de 72 mil seguidores. O cachorro já se tornou um influenciador digital na maior cidade da Turquia e da Europa.

Nas fotos e vídeos, o cachorro pode ser visto nas escadarias, plataformas, bloqueios e, claro, dentro dos trens e ônibus, comodamente instalado nos bancos. Apesar de bastante independente, Boji sempre se revela amistoso.

Boji não demonstra medo dos passageiros. Em muitas fotos, é possível vê-lo sentado ao lado dos usuários, dividindo o banco. O metrô informou que, nestes dois meses em que Boji é avistado no transporte público, não foi registrada nenhuma ocorrência de agressividade por parte do peludo.

Boji não tem uma família humana: ele é um sem-teto. O cachorro passa os dias de estação em estação, cruza a cidade de leste a oeste e provavelmente conhece todas as esquinas de Istambul – nesse sentido, ele é um turista privilegiado.

Os funcionários do metrô colocaram em dia a caderneta de vacinação de Boji, que também foi esterilizado e é vermifugado regularmente, para oferecer segurança aos passageiros. O cachorro recebe lanchinhos e petiscos o dia inteiro.

O nome do cachorro é derivado de “Bogie”, um espaço entre as articulações entre os vagões e locomotivas, na linguagem ferroviária.

No dia 4 de outubro, celebrando o Dia Internacional dos Animais, a prefeitura de Istambul citou Boji na mensagem à população. Para marcar a data, foi registrado que “Istambul é uma família muito grande, formada por gatos, cachorros, gaivotas e humanos. A cidade pertence a todos nós”.

Amaury Almeida Costa
Amaury de Almeida Costa ([email protected]) é redator publicitário há mais de 30 anos. Escreve para diversos blogs desde 2008. Presente nas redes sociais desde a época do Orkut, foi editor da revista Animanews, sucesso editorial do final dos anos 1990, que trazia informações sobre pets – além de cães, gatos e aves, trazia informações sobre répteis, anfíbios, peixes e invertebrados de estimação.
RELACIONADOS

Últimas Publicações